www.engenharia-brasil.com
Smart Acqua News

IA no saneamento será um dos temas em debate no Smart City Business Congress 2022

O CEO da SmartAcqua Solutions focalizará os benefícios que podem ser obtidos com o uso da Inteligência Artificial na gestão e combate às perdas de água.

IA no saneamento será um dos temas em debate no Smart City Business Congress 2022

O futuro começa no presente. É com essa certeza que prefeitos, empresários, gestores e agentes governamentais e da iniciativa privada irão se reunir durante a 9ª edição do Smart City Business Brazil Congress 2022 “SCB-Br” que será realizado no período de 24 a 26 de maio, no Centro de Eventos PRO MAGNO, em São Paulo. O objetivo do Instituto Smart City Business America, organizador desse encontro, é o de possibilitar aos participantes pensar e planejar em conjunto como criar as bases para a concretização de cidades inteligentes no país, por meio do emprego das tecnologias inovadoras e disruptivas. Otimizar o saneamento básico é uma parte importante dessas ações e é com essa convicção que a SmartAcqua Solutions participará ativamente do evento, do qual é uma das patrocinadoras.

Durante a solenidade de abertura, o CEO da empresa, Hélio Samora, entregará às prefeituras vencedoras do prêmio InovaCidade um estudo mostrando o índice de perdas de água em seus respectivos municípios e os benefícios que poderiam ser obtidos se essas perdas fossem reduzidas em 50%. Ele também irá ministrar duas palestras e a solução SmartAcqua será demonstrada no estande da empresa na exposição que será realizada em paralelo ao congresso.

“Já há um entendimento que é na troca de ideias entre os diferentes setores públicos e privados e na colaboração mútua que será possível implementar soluções e tecnologias que realmente permitam transformar e melhorar a infraestrutura das cidades brasileiras e criar o futuro que desejamos. E o SCB-Br representa um grande passo nesse sentido por proporcionar a oportunidade de debater assuntos tão relevantes para a sociedade como um todo”, destaca Samora.

E dentre as questões que precisam ser discutidas com seriedade, na visão do CEO da SmartAcqua Solutions, inclui-se o combate às perdas de água tratada, que segundo os estudos realizados pelo Banco Mundial e pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) chegam a 50% em média no mundo todo e que acontecem por diversas razões como vazamentos, erros de leitura, hidrômetros defeituosos, ligações clandestinas, entre outros. “É um problema que pode ser minimizado nas cidades com o uso da IA e dos dispositivos de IoT que contribuem para reduzir significativamente o volume das perdas de água, gerando ao mesmo tempo uma redução de custos para as companhias de saneamento e aumento da receita, entre outros benefícios”, destaca Samora. Esse será o tema que o CEO irá debater durante a palestra que será realizada no dia 25.05, às 14h00 (Reunião Estratégica 11) e que contará também com a mediação de Márcio Schiavo, presidente da Comunicarte.

Como garantir o abastecimento e aumentar a receita no saneamento através da redução de perdas será o assunto da palestra que Samora fará no dia 26.05, às 14h00 (Painel 11 - na Arena 2). Na opinião do CEO, acabar com os rodízios, levar a água potável a maior número de pessoas e ainda obter os recursos financeiros para melhor atender às necessidades da população, bem como às das indústrias, comércio e prestadores de serviços são pautas que devem estar no radar dos prefeitos de todas as cidades do país e a tecnologia é uma grande aliada nesse sentido. “Reduzir as perdas de água permitirá a esses gestores fazer a diferença, melhorando os serviços prestados e contribuindo para a utilização inteligente dos recursos hídricos e, consequentemente, para a preservação do meio ambiente”, ressalta Samora.

Exposição
Na exposição que acontecerá em paralelo ao congresso, a SmartAcqua Solutions apresentará em seu estande a solução de IA para gestão de perdas de água, que possui a capacidade de reunir numa única plataforma todas as informações que permitem analisar e gerenciar os itens relacionados ao combate das perdas de água potável. Com seu emprego é possível identificar, por meio de relatórios, mapas de calor e outras funcionalidades geradas pelos algoritmos de inteligência artificial, onde, como, quanto e por que essas perdas estão ocorrendo e ainda possibilita estabelecer um planejamento das ações que devem ser tomadas para minimizar substancialmente o problema. A plataforma foi desenvolvida por Enéas Ripoli, CTO da empresa, com base nos mais de 40 anos de experiência no desenvolvimento e implementação de tecnologias para otimização e gestão de processos industriais e serviços de infraestrutura, e como consultor especializado no combate e gestão de perdas de água, e por Hélio Samora, que possui mais de 30 anos de experiência em distribuição e implementação de soluções de TI para diversos segmentos industriais.

A plataforma SmartAcqua foi premiada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) na categoria Eficiência Operacional e Inovação no Saneamento e qualificada para financiamento pelo BID. A solução está sendo utilizada com sucesso em projetos no interior de São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais.

www.scbamerica.com
www.smartacqua.com
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 15 mil seguidores do IMP