www.engenharia-brasil.com
HMS Industrial Networks AB

Participações no mercado das redes industriais de acordo com a HMS

A PROFIBUS continua sendo a rede industrial mais usada a nível global mas várias redes estão se aproximando. A PROFINET e a EtherNet/IP competem pelo primeiro lugar no ramo da Ethernet industrial e não parece que estejamos próximos de uma consolidação de redes. Estas são algumas das conclusões da HMS Industrial Networks na apresentação de sua análise do mercado de redes industriais em 2015.

Participações no mercado das redes industriais de acordo com a HMS
A HMS Industrial Networks é um fornecedor independente de produtos e serviços para comunicação industrial. Seus produtos permitem que os dispositivos industriais se conectem a várias redes industriais e, dessa forma, a HMS possui uma visão privilegiada sobre o mercado de redes industriais. Em seguida, apresentamos algumas das tendências atuais verificadas pela HMS no setor da comunicação industrial.

Tanto as redes fieldbus como Ethernet industrial estão em crescimento, mas a Ethernet está crescendo mais rápido
Analisando a instalação de novos nós em fábricas de automação a nível global, as redes fieldbus continuam sendo o tipo mais utilizado com 66% do mercado. Um fato interessante é que a HMS verificou que as redes fieldbus continuam crescendo cerca de 7% por ano. As principais razões para o crescimento das redes fieldbus são a simplicidade, tradição e confiabilidade. A rede fieldbus dominante é a PROFIBUS (18% do total do mercado mundial incluindo a Ethernet industrial) seguida pela Modbus (7%), DeviceNet (6%) e CC-Link (6%).

As redes Ethernet industriais representam 34% do mercado e estão crescendo mais rápido que as redes fieldbus (17% por ano), mas a HMS prevê que ainda vai demorar algum tempo até que a Ethernet industrial passe a rede fieldbus. As principais razões para o crescimento da Ethernet são o desempenho mais elevado e a integração com a rede de escritório. A PROFINET e a EtherNet/IP são as duas maiores redes de Ethernet cada uma com 8% do mercado das redes industriais. As seguintes são a EtherCAT, Modbus-TCP e POWERLINK.

Variações regionais
Na Europa e no Oriente Médio (EMEA), a PROFIBUS é a rede dominante, enquanto a PROFINET registra a taxa de crescimento mais rápido. As seguintes são a Modbus e EtherCAT.

O mercado dos EUA é dominado pelas redes CIP onde a EtherNet/IP está ultrapassando a DeviceNet em termos de participação no mercado. As seguintes são a PROFIBUS e EtherCAT. Além disso, a PROFINET está conquistando mercado e a Modbus continua popular.

Na Ásia, nenhuma rede se destaca como a verdadeira líder de mercado, mas a PROFIBUS, DeviceNet e Modbus são muito usadas. A CC-Link é a rede dominante no Japão e a EtherCAT também está conquistando o seu lugar.

Cada vez estão se conectando mais dispositivos
"Com mais de 25 anos de experiência na comunicação industrial, possuímos uma visão muito boa sobre o mercado das redes industriais," afirma Anders Hansson, Diretor de Marketing da HMS Industrial Networks. "Os resultados que apresentamos são baseados em análises de colegas desse setor industrial, em nossas próprias estatísticas de vendas e na percepção geral do mercado. A nível geral, estamos verificando uma mudança em direção à Ethernet industrial mas a migração para a Ethernet industrial está demorando mais do que era esperado no início. Ainda recebemos muitos pedidos de conexões tanto para fieldbus como para Ethernet industrial."

Acrescenta o Sr. Hansson: "No entanto, o que é completamente evidente é que o mercado das redes industriais continua fragmentado e que os dispositivos industriais estão cada vez mais conectados. Isso é acentuado por tendências como a Internet das Coisas Industrial e Indústria 4.0. Com o nosso lema de longa data "Conectando Dispositivos", a HMS está bem adaptada para crescer com essas tendências."
Participações no mercado das redes industriais de acordo com a HMS

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP