www.engenharia-brasil.com
ABB News

ABB ROBÓTICA APRESENTA A PRÓXIMA GERAÇÃO DE AUTOMAÇÃO FLEXÍVEL NA AUTOMATICA 2022

ABB revela a nova marca OmniVance, de células de aplicações padronizadas e prontas para implantação que oferecem a próxima geração de produção modular, programação e configuração simples.

ABB ROBÓTICA APRESENTA A PRÓXIMA GERAÇÃO DE AUTOMAÇÃO FLEXÍVEL NA AUTOMATICA 2022

Lançando a base para a fábrica do futuro, a ABB apresentou dois produtos transformadores sob a nova marca OmniVance™ na Automatica 2022, em Munique, na Alemanha: a célula compacta OmniVance™ FlexArc® e a célula e software de usinagem OmniVance™ Machining Cell.

“Estamos enfrentando uma escassez sem precedentes de mão de obra qualificada, juntamente com a incerteza global e as mudanças nas demandas dos consumidores”, disse Marc Segura, presidente da divisão de Robótica da ABB. “As soluções de software e robótica da ABB estão respondendo a essas tendências globais à medida que entregamos tecnologia mais inteligente, mais adaptável, mais móvel e mais fácil de usar para preparar os clientes para o futuro.”

Construídas com robôs, controladores, software e outros componentes periféricos, as células de aplicação OmniVance são soluções modulares prontas para implantação que podem ser facilmente integradas nas linhas de produção. Com a capacidade de suportar lotes menores, eles atendem à crescente demanda por soluções de produção de baixo volume e alto mix, ao mesmo tempo em que respondem prontamente às mudanças nas necessidades de fabricação. Ambos os produtos fazem parte da estratégia da ABB de fornecer células de produção e software flexíveis que podem alternar rapidamente entre diferentes tipos de produtos e integrar-se facilmente aos Robôs Móveis Autônomos (AMR).

O estande da ABB na Automatica, exposição que aconteceu de 21 a 24 de junho, apresentou o OnmniVance FlexArc Compact e a célula e o software de usinagem OmniVance Maching Cell por meio de vídeos e tours virtuais interativos, além de demonstrações ao vivo com o OmniVance FlexArc M, emparelhado com um robô móvel autônomo (AMR). Foram feitas também demonstrações de sua linha de cobots - o robô colaborativo CRB 15000 GoFa™ e o robô industrial colaborativo CRB 1100 SWIFTI™, bem como as mais recentes inovações de software, incluindo o RobotStudio® com novos recursos de Realidade Aumentada e Realidade Virtual.

“A marca OmniVance da ABB reúne todas as células de aplicação padronizadas. Apoiadas em mais de 50 anos de experiência em automação robótica, as células OmniVance vêm equipadas com um novo software que acelera a integração ao mesmo tempo em que permite maior flexibilidade e eficiência”, acrescentou Segura.

O OmniVance FlexArc Compact economiza espaço e traz maior flexibilidade para aplicações de soldagem com o menor espaço ocupado em sua classe. A célula também pode ser facilmente integrada com Robôs Móveis Autônomos, enquanto até quatro robôs fixos podem ser adicionados para aumentar a capacidade de produção sem a necessidade de alterar sua estrutura.

Já o OmniVanceMachining Cell and Software traz maior flexibilidade e simplicidade para uma variedade de aplicações, incluindo lixamento, polimento, corte e acabamento de superfície. Capaz de realizar até oito aplicações diferentes em uma única célula, a nova tecnologia pode funcionar até 20.000 horas em condições adversas sem precisar de manutenção. Reduzindo o tempo de configuração em 92%, o novo software de usinagem é o primeiro do mercado a oferecer calibração automática e ajuste de caminho em uma única ferramenta, reduzindo o tempo de calibração para 10 minutos.

OmniVance FlexLoader™ M
O destaque no estande da ABB na Automatica foi o OmniVance FlexLoader™ M, que é integrado a uma solução de manutenção de máquinas com AMR. Dentro da célula, as peças detectadas usando visão habilitada para IA são selecionadas e manipuladas por um robô IRB 2600. A tela mostra como a robótica móvel autônoma apresenta novas possibilidades para maior velocidade, flexibilidade e produtividade nos processos de produção, permitindo que as peças sejam transportadas onde e quando forem necessárias.

GoFa™
Os visitantes do estande tiveram a oportunidade de experimentar o GoFa - o cobot simples e versátil da ABB para automatizar uma ampla gama de aplicações com cargas úteis de até 5kg, desde a montagem até a manutenção e embalagem da máquina. Oferecendo a simplicidade da programação direta de dois botões e do software Wizard Easy Programming da ABB, o GoFa pode ser programado por qualquer pessoa em qualquer nível de especialização, incluindo usuários iniciantes.

O estande trouxe uma demonstração de como a função pode ser usada para configurar e posicionar uma garra, além de uma aplicação de soldagem a arco onde os visitantes conseguiam usar a programação de passagem para criar seus próprios caminhos de soldagem. O controle de força do GoFa e a coleta e colocação usando o AsyCube Function Package da ABB - uma solução de alimentação flexível baseada em robótica - também foram demonstrados.

SWIFTI™
O robô industrial colaborativo CRB 1100 SWIFTI™ da ABB esteve em exibição e trabalhando ao lado de um robô industrial IRB 1300 em uma aplicação de montagem de relógio, lidando com tarefas de montagem e parafusamento. Trabalhando juntos, os dois robôs demonstraram como automatizar tarefas repetitivas e mundanas pode transformar a produtividade do trabalhador. Usando o software de segurança colaborativa SafeMove da ABB, o SWIFTI combina a alta velocidade e precisão de um robô industrial com os benefícios da instalação sem cercas e compartilhamento do espaço de trabalho com operadores humanos.

RobotStudio®
Uma área dedicada no estande para demonstrações de VR e AR no aplicativo visualizador RobotStudio/AR da ABB destacou como os desenvolvimentos em software estão ajudando a simplificar a programação e a operação de robôs. Foi demonstrado como as ferramentas podem ser usadas para projetar, testar e refinar células de produção inteiras em um mundo virtual, para economizar tempo e interrupções.

Os visitantes também puderam descobrir mais sobre o portfólio completo de soluções robóticas da ABB, no ABB Robotics Virtual Showroom, por meio de cinco telas de toque interativas localizadas ao redor do estande.

www.abb.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP