www.engenharia-brasil.com
Comau News

COMAU APRESENTA ROBÔ INDUSTRIAL CLASSIFICADO PARA AMBIENTES SENSÍVEIS

O Racer-5 SENSITIVE ENVIRONMENTS foi desenvolvido exclusivamente para ser utilizado em ambientes com alto risco de desenvolvimento de contaminação o, em aplicações de setores industriais como Farmacêutico, Cosméticos, Eletrônicos, e Alimentos e Bebidas.

COMAU APRESENTA ROBÔ INDUSTRIAL CLASSIFICADO PARA AMBIENTES SENSÍVEIS

A Comau apresenta o novo RACER-5 SENSITIVE ENVIRONMENTS (Racer-5 SE), um robô industrial de alta velocidade desenvolvido para ambientes especiais e sensíveis, característicos de setores como alimentos e bebidas, eletrônico, farmacêutico, saúde e beleza. Equipado com um revestimento de proteção resistente à água, calor, graxa e óleo, este robô articulado de 6 eixos atende a todos os requisitos de certificação IP67 e classificação de alto grau ISO 5 sala limpa (ISO 14644-1), que assegura a proteção contra os agentes químicos e a redução dos riscos de contaminação. Também tem lubrificação de grau alimentício NSF H1. Entre outras vantagens específicas deste robô, estão a redução do risco para o operador ao trabalhar com produtos químicos e substâncias potencialmente perigosas, assim como o aumento da produtividade, da rastreabilidade e da qualidade.

O Racer-5 SE atende às necessidades específicas de velocidade, precisão e repetibilidade em salas limpas e outros ambientes sensíveis/controlados. É o resultado de um intenso projeto de design, baseado no estudo de formas e muita atenção aos detalhes. O robô tem dimensões compactas, carga útil de 5 kg, alcance máximo de 809 mm, proteção de alto brilho, estrutura robusta e resistente. O Racer-5 SE pode ser usado sobre uma bancada, inclinado, montado na parede ou no teto, habilitando a automação de aplicações em ambientes restritos, como o manuseio e fabricação de produtos farmacêuticos em salas estéreis ou a montagem certificada em salas limpas de microeletrônica, reduzindo ao mesmo tempo e custos operacionais. Além de tudo isso, o Racer-5 SE é perfeitamente adequado à indústria de alimentos e bebidas, pois sua superfície pintada de branco foi aprovada para o contato direto com todos os tipos de alimentos (Reg. UE1935/2004, Reg. UE 10 /2011 e Reg. UE 1895 /2005) e o grau IP67 o protege contra peróxidos, cloro, álcool e outros agentes de limpeza agressivos.

Equipado com parafusos e tampas em aço inoxidável, o Racer-5 SE pode ser limpo e descontaminado facilmente, sempre que necessário, ajudando a aumentar a qualidade da produção e reduzir riscos potenciais relacionados a erros humanos ou a contaminação. Também é um dos robôs mais rápidos da sua categoria. E como as conexões de ar e energia estão localizadas fora da zona de produção, o robô traz ainda mais agilidade, minimizando o risco de danos. Graças a todas essas características, o Racer-5 SE pode oferecer maior qualidade de produção, melhor desempenho, tempos de ciclo mais rápidos e investimento de capital reduzido.

“Nosso novo Racer-5 SE combina eficiência e excelência técnica com as características e funcionalidades requeridas para uma aplicação eficaz em instalações sensíveis,” explica Nicole Clement, Diretora de Marketing da Comau. “Esperamos que a adoção da Robótica em Ambientes Sensíveis cresça significativamente nos próximos anos, amplamente estimulada pelo crescimento da automação nas indústrias em ascensão, como alimentos e bebidas, farmacêutica, plástica, química e eletrônica".

Produzido na Comau em Turim (Itália), o Racer-5 SE tem uma construção robusta para assegurar o mais alto nível de precisão e repetibilidade. Foi testado e certificado pela Associação Fraunhofer para aplicação em salas limpas e está disponível em duas configurações, com carga útil de 5 kg e alcance de 630 mm ou 809 mm.

www.comau.com
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP