www.engenharia-brasil.com
ABB News

PESQUISA DA ABB REVELA REINDUSTRIALIZAÇÃO EM RISCO DEVIDO À “LACUNA DE EDUCAÇÃO” GLOBAL EM AUTOMAÇÃO

80% dos profissionais de educação dizem que robôs e automação moldarão o futuro do emprego nos próximos dez anos.

PESQUISA DA ABB REVELA REINDUSTRIALIZAÇÃO EM RISCO DEVIDO À “LACUNA DE EDUCAÇÃO” GLOBAL EM AUTOMAÇÃO

Uma pesquisa global da ABB revela uma tendência crescente nas empresas dos EUA e da Europa de operações de “reshoring” ou “nearshoring” para construir resiliência diante dos desafios globais – mas, ao mesmo tempo, mostra uma lacuna significativa de educação nas habilidades necessárias para que essas estratégias sejam bem-sucedidas.

“O mundo está em constante evolução - as empresas estão mudando as estruturas existentes e adotando novas tecnologias à prova de futuro visando preparar suas operações para uma variedade de desafios e incertezas, com a automação robótica desempenhando um papel fundamental”, disse Sami Atiya, presidente da área de negócios de Robotics & Discrete Automation da ABB. “Precisamos de um investimento significativo em educação contínua para preparar nossa força de trabalho existente e futura para progredir em uma era de robótica e automação, importante não apenas para se preparar para as mudanças generalizadas que estamos vendo, mas para criar sociedades prósperas daqui para frente.”

A pesquisa de 2022 da ABB com líderes empresariais dos EUA e da Europa revelou que 74% das empresas europeias e 70% das norte-americanas estão planejando "re-" ou "nearshore" para aumentar a resiliência de sua cadeia de suprimentos em resposta à escassez de mão de obra, à necessidade de uma pegada global mais sustentável e à incerteza global.

A maioria dessas empresas vê a automação como o facilitador dessas mudanças. Segundo a pesquisa, 75% das empresas europeias e 62% das norte-americanas planejam investir em robótica e automação nos próximos três anos para facilitar essa mudança nas operações.

Apesar desse apetite por automação, a pesquisa global de educação da ABB em 2022 encontrou uma lacuna significativa no ensino e no treinamento necessários para garantir as habilidades para trabalhar em locais cada vez mais conectados e automatizados do futuro. Dos profissionais de educação global pesquisados, 80% acreditam que a robótica e a automação moldarão o futuro do emprego nos próximos dez anos, enquanto apenas uma em cada quatro instituições atualmente usa robôs como parte de seus programas de ensino.

Para ajudar a preencher a lacuna de habilidades, a ABB reforçou seu programa global de educação em Robótica e Automação com novos centros de capacitação, incluindo seu campus global de inovação e treinamento de 100 milhões de euros na Áustria. O campus, juntamente com outros novos centros regionais no Reino Unido, Berlim e Brasil, expande as instalações de treinamento da ABB para mais de 40 locais em todo o mundo, educando mais de 30.000 alunos de escolas, faculdades e universidades, bem como aprendizes e trabalhadores a cada ano.

As unidades se somam à oferta educacional existente da ABB, que consiste em pacotes de software, incluindo o Wizard Easy Programming da ABB, RobotStudio® e RobotStudio® AR Viewer App, bem como hardware na forma de células robóticas colaborativas e pacotes de aplicativos. Por meio de mais de 100 parcerias globais com escolas e universidades, a ABB gera materiais curriculares com provedores de educação para ajudar a educar as gerações futuras e prepará-las para os empregos de amanhã.

“A mudança precisa acontecer agora”, acrescentou Atiya. “À medida que as empresas recorrem à automação robótica para compensar a escassez de mão de obra, melhorar a eficiência e aumentar a resiliência, os trabalhadores precisam dos conjuntos de habilidades para usar a automação para realizar seus trabalhos e aumentar suas próprias funções. As empresas precisam unir forças, cooperando com instituições de ensino e governos para garantir que a sociedade esteja preparada para os empregos do futuro. Somente através disso podemos utilizar totalmente a automação flexível e liberar valor da reindustrialização em andamento.”

A pesquisa da ABB destaca a necessidade crítica de promover o ensino de robótica e habilidades de automação. Para obter mais informações, incluindo a oferta da ABB para educação, exemplos de projetos educacionais envolvendo a empresa e seus robôs e software e um white paper explicando como a automação do ensino pode ajudar a moldar a força de trabalho de amanhã, visite a página do portal de educação da ABB.

www.new.abb.com/br

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 15 mil seguidores do IMP