www.engenharia-brasil.com
Steute

Os pedais de segurança wireless da steute foram escolhidos por uma fundição de metal Thalmann Maschinenbau AG

Para evitar falhas durante trabalhos de rotina devido a salpicos de metal quente que danificam os cabos de alimentação ou de sinal, foi escolhido um pedal de segurança wireless usando a tecnologia "sWave 2.4 GHZ-safe" da steute. Aumenta bastante a confiabilidade, enquanto é fácil de instalar e flexível.

Os pedais de segurança wireless da steute foram escolhidos por uma fundição de metal Thalmann Maschinenbau AG
Fig. 1: A Thalmann Maschinenbau AG se beneficia de uma vida útil mais longa dos pedais, porque já não existem quaisquer cabos que possam ser danificados por salpicos de metal quente.

Os pedias são elementos de controle padrão em muitas empresas metalúrgicas. Os operadores têm ambas as mãos livres para iniciar ou parar uma máquina ou para conduzir. Porque os pedias podem ser colocados em qualquer lugar no chão, eles oferecem também um elevado grau de conforto ergonômico.

Vantagens do pedal

São exatamente essas vantagens que uma fundição de metais leves na Suíça está explorando atualmente. Ela fabrica peças de alumínio fundido de elevada qualidade, entre outras coisas, para eletrotécnica, engenharia ferroviária e construção de máquinas. O maquinário na fundição inclui máquinas de fundição por gravidade inclináveis que anteriormente eram operadas através de pedais de segurança cabeados. Essas máquinas executam movimentos perigosos (de inclinação) durante a fundição.

A procura de uma alternativa

Os comandos falhavam repetidamente durante os trabalhos de rotina porque os salpicos de metal quente danificavam os cabos de alimentação ou de sinal. Em busca de uma alternativa, o gerenciamento técnico da fundição se deparou com um pedal de segurança wireless pronto para entrar no mercado e que se comunicava com a unidade de controle no painel elétrico através de um protocolo wireless seguro.

Novo: protocolo wireless para aplicações de segurança

Essa série de comutadores é a primeira a trabalhar com o protocolo wireless seguro "sWave® 2.4 GHz-safe" desenvolvido pela steute. Esse sistema wireless usa a camada física da norma IEEE 802.15.1. Devido ao elevado nível de confiabilidade que é garantido, entre outras coisas, pelo procedimento FHSS ("Frequency Hopping Spread Spectrum" - espectro de extensão de mudança de frequência) em 79 canais e pelo procedimento adaptativo de mudança de frequência, assim como a uma excelente coexistência com outros sistemas wireless, é especialmente adequado para uso em ambientes industriais adversos. O sistema transmissor/receptor, como é de esperar em aplicações de segurança, foi criado fundamentalmente como um sistema de duplo canais.

Vários pedais de segurança podem trabalhar em paralelo dentro de um mesmo alcance. A fonte de alimentação é baseada em bateria, criando as condições necessárias para uma conexão de rádio bidirecional altamente acessível. O sistema, que consiste no pedal wireless e na unidade receptora, foi testado pelos padrões CE e no nível de desempenho (PL) d de acordo com a norma ISO EN 13849-1, assim como no nível integrado de segurança (SIL) 2 de acordo com a norma IEC 62061.

"Apropriação indevida" para nova tecnologia

Os comandos de segurança wireless foram desenvolvidos originalmente para operações especiais, tais como o "modo de configuração" ou o "modo de monitoramento do processo". Aqui, as máquinas ainda podem ser operadas em conformidade com as normas, com portas de proteção abertas e velocidade reduzida, enquanto o usuário aciona o pedal e o mantém pressionado na posição central.

No entanto, um teste na fundição mostrou rapidamente que o pedal de segurança poderia ser usado com o mesmo nível de eficácia nessa aplicação. Suprimindo a conexão por cabo, a vida útil do pedal nesse ambiente aumenta significativamente. O conforto ergonômico também melhorou porque não existe nenhum cabo interferindo.

Todos os pedais da steute são reconhecidos pelo seu design ergonômico. Eles são também extremamente estáveis uma vez posicionados, o que, para esse tipo de comando, é um critério importante para uma operação ergonômica e intuitiva. A cobertura de metal pode suportar um elevado grau de desgaste mecânico e, tal como as comutações de elevada qualidade, contribui para uma vida útil longa, mesmo em condições ambientais adversas, em fundições e noutros lugares.
 
Os pedais de segurança wireless da steute foram escolhidos por uma fundição de metal Thalmann Maschinenbau AG
 
Fig. 2: "Segurança wireless" um requisito cumprido pelos pedais de segurança wireless que usam tecnologia "sWave 2.4 GHZ-safe"

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP