www.engenharia-brasil.com
07
'22
Written on Modified on
ProConcept News
PARCERIA VISA ATENDER ÀS NOVAS DEMANDAS DE SOLUÇÕES DE TI PARA MONITORAMENTO DE OBRAS E PROJETOS DE DIVERSOS SEGMENTOS
ProConcept e SensorEng unem forças para oferecer soluções customizadas de Inteligência Artificial e Visão Computacional visando atender inicialmente ao setor de construção civil, mas que se aplicam também a outros segmentos como os de mineração, logística e indústria.
Entender a forma de trabalhar do cliente e suas principais necessidades para disponibilizar soluções sob medida, viáveis economicamente e com o melhor custo-benefício. Com esse propósito em comum formalizaram uma parceria a ProConcept, especializada no desenvolvimento e implementação de sistemas digitais de TI, e a SensorEng, especialista em soluções inteligentes com forte presença na área de monitoramento, registro e controle de obras e empreendimentos. “A estimativa é que essa união de expertises deverá nos propiciar um aumento de 10% a 15% no volume de negócios, num primeiro momento, especialmente no segmento de construção civil em que ainda não trabalhamos e em que a SensorEng já possui uma atuação consolidada e reconhecida no mercado”, destaca Elcio Pereira Diniz, CEO da ProConcept.
Criada em 2008 e com uma base de mais de 1.600 câmeras instaladas em aproximadamente 120 locais no Brasil e em Portugal, a SensorEng fechou cerca de 200 contratos no primeiro semestre de 2022, e segundo Ana Paula Zenóbio, diretora comercial da empresa, a ideia é dinamizar a prestação de serviços aos clientes com a oferta de soluções capazes de atender às suas novas demandas cada vez mais técnicas, extensas e específicas. “Nossa forte atuação em projetos de grande porte, especialmente no setor de construção civil, gerou nos clientes grande confiança de forma que grande parte deles nos solicita soluções para atender a outras necessidades e, com isso, obter maior controle sobre seus projetos e processos”, explica Ana Paula. Por conta disso, a empresa constatou que precisava unir forças com parceiros que tivessem sólida experiência em desenvolvimento de soluções tecnológicas, como é o caso da ProConcept.
“A sinergia entre as empresas veio do fato de que nós temos a tecnologia de visão computacional e capacidade para o desenvolvimento de soluções específicas, e eles são reconhecidos no mercado pela prestação de serviços, fornecimento de soluções inteligentes de monitoramento, controle, registro e entrega de dados para qualquer tipo de projeto”, detalha Roberto Rocha, diretor comercial da ProConcept.
O trabalho da SensorEng inicia-se com a avaliação das necessidades do cliente através de uma visita técnica especializada inloco, para diagnóstico e entrega da melhor solução, otimizando os recursos existentes do cliente e o budget para o projeto. A próxima etapa consiste no processo de instalação da tecnologia em campo com mão de obra altamente qualificada, entregando uma solução customizada de hardware e software. As imagens captadas são armazenadas num portal na nuvem e transformadas em informações por algoritmos de IA, com acesso em tempo real pelo cliente e pela SensorEng.
Como exemplo, o executivo da ProConcept explica que a mesma plataforma usada para fazer o monitoramento da construção de um prédio, poderá servir para também identificar se os trabalhadores estão utilizando ou não os equipamentos de proteção individual (EPI), ou ainda para fazer o reconhecimento facial, ou para monitorar a presença de pessoas em locais inadequados ou restritos, disparar um alarme e enviar uma mensagem por whatsapp ou e-mail para avisar o responsável, entre tantas outras possibilidades. “São novas demandas que começaram a surgir e a nossa tarefa será a de desenvolver a tecnologia para suportar a SensorEng para atendê-las. Vamos criar uma interface mais amigável para o cliente final e incluir no portal mais recursos de administração para a SensorEng”, destaca Rocha.
Segundo Ana Paula Zenóbio, o ideal é que as informações fiquem na nuvem, mas também podem ser armazenadas na plataforma do cliente. “Conseguimos disponibilizar os dados de diversas formas e o que faz a diferença é justamente essa flexibilidade de acesso do cliente aos seus dados. Na nuvem tudo é possível e seguro”, explica a executiva.
Os produtos
A SensorEng se destacou inicialmente no mercado tecnológico pelo desenvolvimento de equipamento com solução inteligente de controle através das Câmeras Timelapse, que utilizam Inteligência Artificial e Machine Learning, permitindo monitorar em tempo real, por exemplo, o andamento do começo ao fim da construção de um edifício ou de um conjunto de prédios. São câmeras sem fios, alimentadas por energia solar e com acesso à internet 4G e wi-fi. Elas fazem fotos em intervalos de tempo programados de acordo com a necessidade do cliente (de 10 em 10 minutos, por exemplo), que são salvas e armazenadas na plataforma da SensorEng na nuvem, além de possibilitar que o cliente visualize em tempo real todas as suas atividades. Podem ser utilizadas também para registrar a entrada e saída de veículos, para segurança de pessoas e patrimônio, controle de atividades em locais de alto risco (mineradoras, indústrias), acompanhamento remoto de atividades de alta precisão por equipe técnica situada em outros países, além de fiscalização e monitoramento da produtividade de pessoas e máquinas.
“No início da nossa atuação começamos a disponibilizar soluções para as empresas da construção civil, mas hoje atendemos qualquer setor de atividade que precise de monitoramento, como mineradoras, galpões logísticos, parques eólicos e solares, petrolíferas, portos marítimos, empresas do setor agrícola e indústrias de diferentes segmentos de atuação”, explica Ana Paula.
Além das Timelapse, que podem ser instaladas em pontos específicos e inclusive em tripé móvel para acompanhamento de obras lineares, principalmente em locais remotos sem infraestrutura, são oferecidas também outros tipos de câmeras, como as Livecam, munidas com bateria e internet móvel para monitoramento de obras; câmeras com sistema de alarme ativo para detectar pessoas, veículos e para controle perimetral; câmeras para leitura e identificação de placas de veículos que entram e saem de uma obra ou empresa; e câmeras ao Vivo e Timelapse acopladas em veículos, navios e em capacetes de proteção para obras e indústrias. Todas são autônomas e sem fio, funcionam com energia solar e internet 4G e wi-fi, dispensando a necessidade de infraestrutura.
De acordo com Ana Paula, esses equipamentos são adequados para uso em áreas de risco e ambientes hostis. “Assim como o cliente controla seu empreendimento em tempo real, a SensorEng monitora tanto a obra, ou local, quanto o funcionamento das câmeras, realizando a manutenção preventiva sempre que necessário. Além da nossa equipe interna, contamos com profissionais que fazem o trabalho de campo para manutenção e vistoria das obras”, explica a executiva. Com sede em Minas Gerais, a empresa possui escritórios em São Paulo e em Portugal, e atende ao país como um todo, além da Argentina e Ruanda.
“Estamos muito confiantes com essa parceria porque, além de nos proporcionar a oportunidade de trabalhar para um novo segmento, como o da construção civil, poderá também nos abrir portas para atuação no mercado internacional, principalmente em Portugal”, destaca Elcio Pereira Diniz. Atualmente a ProConcept possui a matriz em Belo Horizonte (MG), e conta com uma unidade de desenvolvimento em Curitiba e um apoio comercial em São Paulo.
“De nossa parte também estamos extremamente otimistas com a oportunidade de união com a ProConcept que nos apresentou elevada competência técnica, com uma equipe de alto nível, além da visão avançada para alavancarmos nossas atuações em conjunto, conforme as inúmeras possibilidades que o mercado nos tem solicitado”, completa Ana Paula Zenóbio.
www.proconcept.com