www.engenharia-brasil.com
Rohde & Schwarz

A Cubtek Inc. está utilizando analisadores de rede da Rohde & Schwarz no desenvolvimento de radar de imagem 4D para medições de RF na banda E. Os osciloscópios da Rohde & Schwarz e seus circuitos integrados desenvolvidos de forma independente, do tipo (AS

.

A Cubtek Inc. está utilizando analisadores de rede da Rohde & Schwarz no desenvolvimento de radar de imagem 4D para medições de RF na banda E. Os osciloscópios da Rohde & Schwarz e seus circuitos integrados desenvolvidos de forma independente, do tipo (AS
A Cubtek Inc. está utilizando o analisador de rede R&S ZVA40 e o conversor de ondas milimétricas R&S ZVA-Z90.

Os módulos de sensores de radar de imagem 4D na faixa de 77 GHz serão indispensáveis para os futuros veículos autônomos, que enfrentarão cenários rodoviários complexos. Comparado com o LiDAR, o radar de imagem 4D é menos suscetível a condições climáticas adversas e está mais alinhado com os requisitos de segurança para veículos autônomos.
O radar de imagem 4D determina distância, velocidade e ângulos verticais e horizontais. A maioria dos atuais sistemas de radares convencionais não suportam detecções de ângulo vertical ou possuem recursos muito limitados de sensor para ângulos verticais. Em relação aos sistemas convencionais, o radar de imagem 4D revolucionou a resolução angular horizontal e vertical, resultando em uma resolução angular de aproximadamente 1 grau e 0,1 grau de precisão angular.

O radar de imagem 4D oferece uma quantidade superior de canais de antenas, em comparação aos sistemas convencionais, resultando em uma melhora significativa no desempenho. Os sistemas de radar tradicionais geralmente possuem uma arquitetura composta por 3 antenas transmissoras e 4 antenas receptoras, ao passo que os radares de imagem 4D suportam um volume de transceptores várias vezes maior. O projeto da antena, adaptador IC e a validação de testes em ondas milimétricas desempenham um papel extremamente crítico dado que os sistemas de radar de imagem 4D exigem mais antenas de ondas milimétricas em 77 GHz e integrações de chip transceptor.

A Cubtek Inc., fabricante de radar automotivo de ondas milimétricas em 77 GHz, estabeleceu uma parceria com a NXP Semiconductors, líder mundial na fabricação de chips de radar automotivo, para lançar uma plataforma de radar de imagem 4D na CES, no último mês de janeiro. A solução de chipset de radar de imagem NXP utiliza o radar principal MPU S32R45 e a segunda geração de transceptor de radar RFCMOS de alto desempenho TEF82XX, para 12 canais de transmissão e 16 canais de recepção, na frequência de 77 GHz, podendo ser expandida para 192 arranjos de antenas virtuais a partir da tecnologia MIMO. O desempenho do radar de imagem 4D é aprimorado por meio da otimização dos algoritmos de alta resolução com resolução angular inferior à 1 grau.

Ao desenvolver o radar de imagem 4D, a Cubtek escolheu o analisador vetorial de rede R&S ZVA40 e o conversor de ondas milimétricas R&S ZVA-Z90 da Rohde & Schwarz para fazer medições de RF na banda E. Os instrumentos fornecem resultados de medição de alto desempenho e elevada precisão em ambientes sensíveis em alta frequência.

Os osciloscópios digitais da Rohde & Schwarz incluem a série portátil R&S RTH, a série R&S MXO4 de classe intermediária e a série R&S RTO6 ou R&S RTP de alta performance. Este último pode analisar a largura de banda de demodulação dos sinais FMCW. A empresa desenvolveu o próprio ASIC para baixo ruído e alto desempenho, criando a melhor ferramenta de medição para pesquisa e desenvolvimento de radar automotivo.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP