www.engenharia-brasil.com
Mitsubishi Electric Brasil Info

A IMPORTÂNCIA DO RETROFIT NA INDÚSTRIA 4.0

Por Braulio Molinari, coordenador de vendas da Mitsubishi Electric.

A IMPORTÂNCIA DO RETROFIT NA INDÚSTRIA 4.0

Novas tecnologias estão surgindo e remodelando a maneira como trabalhamos todos os dias. No setor industrial, o uso da automação está crescendo e ganhando força. O principal objetivo da automação é ter máquinas ou sistemas que executem tarefas e processos com maior eficiência, entreguem produtos de melhor qualidade e maior satisfação do cliente.

Interconexão de máquinas e até plantas, sistemas em nuvem, realidade aumentada e simulação, IoT e robótica, que facilitam a transformação do processo de fabricação em um processo inteligente são algumas das tecnologias da Indústria 4.0.

Processos de produção complexos e sistemas de fabricação flexíveis representam desafios cada vez maiores para o setor de manufatura. Além da engenharia mecânica e elétrica, software e tecnologia de controle eficazes e confiáveis ​​são fundamentais, incluindo sempre novas funcionalidades e prolongando a vida útil dos componentes e também da própria máquina.

Para garantir que as máquinas funcionem sem problemas e que elas possam se comunicar umas com as outras, é fundamental realizar processos de upgrades, atualizações de softwares e inserções de opcionais, otimizando a sua funcionalidade.

Upgrade garante maior disponibilidade
A compra de equipamentos industriais geralmente exige um alto investimento e gestores estão sempre em busca de melhores práticas para ampliar o seu ciclo de vida. Um eficiente programa de manutenção é a primeira etapa, mas, em determinado momento, é preciso ir além e pensar na opção de efetuar upgrades, atualizando sistemas e componentes para, assim, otimizar as suas funcionalidades e ganhar maior flexibilidade.

Um processo de retrofit em uma extrusora de plástico, por exemplo, com mais de 10 anos de uso e que já apresentava um funcionamento de forma intermitente, fez com que esta máquina seja atualmente a que apresenta maior disponibilidade na planta, com maior qualidade e menor desperdício na linha de produção. E com um custo final muito inferior ao da compra de um novo equipamento.

Máquinas ganham autonomia
Analistas da McKinsey destacam que os mecanismos tradicionais usados para controlar a variabilidade das máquinas antes dependiam de processos rigorosos para identificar desvios na produção e da intervenção de operadores qualificados para compensá-los.

No entanto, à medida que as máquinas se tornam mais inteligentes e adaptáveis, elas podem conduzir cada vez mais essa atividade automaticamente, usando sistemas de controle de malha fechada para garantir consistência à medida que as condições internas e externas mudam.

Mesmo assim, a presença humana continua sendo indispensável. Um grande fator para avaliar e melhorar o desempenho das máquinas é o poder de observação dos operadores. Os funcionários que interagem constantemente com os equipamentos estão na melhor posição para monitorar as suas condições.

Ao final, o objetivo de investir na atualização de softwares e na otimização das máquinas é aumentar a produtividade dentro da fábrica, proporcionar mais qualidade aos produtos fabricados, aumentar o ciclo de vida dos equipamentos e reduzir custos, o cenário ideal tanto para o responsável pela linha de produção quanto pelo setor financeiro.

www.mitsubishielectric.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP