www.engenharia-brasil.com
Smart Acqua News

WEBINAR DEBATE A ESTRATÉGIA E OS BENEFÍCIOS DOS CONTRATOS DE PERFORMANCE PARA O SANEAMENTO

Há boas razões para as concessionárias e empresas de saneamento firmarem contratos de performance com as prestadoras de serviços.

WEBINAR DEBATE A ESTRATÉGIA E OS BENEFÍCIOS DOS CONTRATOS DE PERFORMANCE PARA O SANEAMENTO

Uma delas é o fato de a contratada se responsabilizar por todo investimento relativo ao projeto, incluindo os custos de materiais, equipamentos, tecnologia e mão de obra. Outra boa razão é que a remuneração da contratada é feita com base no seu desempenho, ou seja, no volume de água recuperado e no consequente aumento do faturamento da contratante. Para abordar esse tema com mais detalhes e mostrar como está sendo a experiência da Companhia Águas de Joinville (CAJ) com essa modalidade de contratação, será realizado no dia 07 de dezembro, às 16h00, o webinar SmartAcqua aplicado a contratos de performance – como a Inteligência Artificial pode ajudar a conduzir um projeto exitoso de combate às perdas de água. O evento é gratuito, mas os interessados em participar devem se inscrever pelo link: https://bit.ly/ContratosdePerformance

Promovido pela SmartAcqua Solutions, o webinar será moderado pelo CEO da empresa, Hélio Samora, e terá como palestrantes o CTO Enéas Ripoli e o Engenheiro Sanitarista Fabrizio Campos, além da convidada especial Clarissa Campos de Sá, gerente de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da Companhia Águas de Joinville (CAJ).

De acordo com Enéas Ripoli, a importância dos contratos de performance é dar às empresas de saneamento, que não dispõem de tecnologia, equipes ou de recursos, a oportunidade de recuperar as perdas de água. “Essas companhias sabem que precisam recuperar essas perdas de água, mas ao mesmo tempo têm que lidar com os desafios do dia a dia, com os problemas de produção e abastecimento, desafios sociais e políticos, com as agências reguladoras, entre outros e em geral não dispõem de tempo e/ou recursos para investir em novas tecnologias, e às vezes não conhecem essa modalidade de contratação”, explica Ripoli. O CTO complementa destacando que com os contratos de performance é o prestador de serviços que fará isso por elas, possibilitando atingir os objetivos pretendidos no contrato.

O combate às perdas de água deve ser olhado como um conjunto de ações que se complementam para fechar o gap das mais variadas formas de perdas da água. “Por isso é fundamental utilizar uma ferramenta como o SmartAcqua, que permite olhar o processo de redução de perdas como um todo, analisando cada elo da operação, para fazer o enfrentamento de forma estratégica e cirúrgica no campo, colocando foco e recursos no lugar certo e de forma adequada”, explica Ripoli.

Por meio da integração com o sistema comercial e das informações operacionais disponíveis na concessionária, a SmartAcqua faz o diagnóstico e prognóstico das perdas de água, projeta qual é o custo-benefício de cada ação, ou seja, verifica cada medidor que tem que ser trocado, cada rede ou ramal que precisa ser substituído ou que demanda manutenção. “A solução vai enxergar o campo e fazer com que essa visão do campo se transforme numa referência executiva e operacional para o projeto com seus respectivos procedimentos, e do ponto de vista econômico-financeiro”.

O CTO destaca ainda que muitas companhias não sabem medir os benefícios de investir em soluções inovadoras e às vezes adiam esse investimento necessário. “Com os contratos de performance, em que soluções como a SmartAcqua estejam presentes, elas não correm esses riscos e podem passar a contar com ferramentas de última geração e que contribuem para solucionar definitivamente o problema das perdas de água no Brasil, que hoje poderiam abastecer 40 milhões de brasileiros e obter R$ 12 bilhões por ano em recursos de uma água atualmente produzida e perdida no processo de abastecimento, respeitando somente o que legisla o Novo Marco Regulatório”, conclui Ripoli.

www.smartacqua.com

 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP