www.engenharia-brasil.com
11
'23
Written on Modified on
Termomecanica News
CENTRO DE PESQUISAS, DESENVOLVIMENTO E ENSAIOS DA TERMOMECANICA (CPDE) COMPLETA DOIS ANOS DE OPERAÇÕES
Laboratório oferece serviços de análises técnicas de 20 tipos diferentes de ensaios de caracterização Mecânica, Elétrica e Química de diversos metais.
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ensaios (CPDE), da Termomecanica, empresa líder nacional na transformação de Cobre e suas ligas, acaba de completar 2 anos de operação de prestação de serviços de análises técnicas. Neste período, o laboratório consolidou-se por meio do reconhecimento da competência para realização de ensaios e análises com qualidade e confiabilidade assegurada.
Uma das razões que contribuíram para o sucesso das operações foi a acreditação do laboratório, realizada em 2020, pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (CGCRE), segundo a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 – Requisitos Gerais para Competência de Laboratório de Ensaio e Calibração, pertencente à Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio e Calibração (RBLE). Além dela, a Termomecanica conta, ainda, com as certificações ISO 9001, 14001, 45001 e 50001, que reforçam a preocupação da companhia com a eficiência e o atendimento.
A norma internacional ISO/IEC 17025:2017 é exclusiva para laboratórios de ensaios e calibração, e estabelece diversos requisitos técnicos e de gestão para avaliar a competência de um laboratório para realizar atividades de ensaios e caracterização de materiais. No Brasil, o INMETRO é o único órgão acreditador e os laboratórios acreditados possuem resultados internacionalmente aceitos. Desta forma, a acreditação e o escopo especificam quais análises e tipos de materiais o laboratório está apto a realizar com garantia da confiabilidade dos resultados, considerando os métodos seguidos conforme as normas oficiais existentes.
Atualmente, o CPDE da Termomecanica oferece 20 tipos diferentes de ensaios relacionadas à área de Metalurgia, divididos entre as categorias Mecânica, Elétrica e Química, com mais de 12 variações de produtos, como as ligas não ferrosas de Cobre, Alumínio, Zinco, Níquel, Chumbo, Estanho e Prata, além do Aço Carbono, Aço Inoxidável, Aço Baixa liga e Ferro Fundido.
De acordo com o Coordenador do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensaios, da Termomecanica, Márcio Rodrigues da Silva, a versatilidade, capacidade técnica e estrutural disponíveis são frutos de muitos anos de história de inovação da Termomecanica. “O Laboratório da Termomecanica sempre foi o ponto de partida para os estudos e desenvolvimentos de nosso Fundador em várias áreas do conhecimento, sendo que todos os materiais metálicos utilizados em nossas máquinas eram analisados internamente, além de nossa reconhecida capacidade de assegurar a qualidade dos produtos da Termomecanica. Agora, temos um sistema de gestão estruturado para elevarmos continuamente a qualidade e confiabilidade de nosso processo em patamares internacionais”, explica.
Processo de acreditação do CDPE da Termomecanica
O projeto de implementação das normas teve início com a capacitação do corpo técnico, reestruturação do espaço físico do laboratório e atendimento aos requisitos técnicos e de gestão.
O coordenador comenta que durante esse processo, foi necessária a realização de uma série de ensaios de proficiência interlaboratorial, cujos resultados devem ser comparados com amostras padrões feitos em diversos outros laboratórios. “De um modo geral, os laboratórios não precisam necessariamente ser internacionais, mas o CPDE fez questão de enviar suas amostras para os mais renomados, localizados no EUA e Europa, com êxito em todos os testes, o que confirma a confiabilidade de suas análises”, acrescenta.
A estrutura da norma e o processo para obtenção da acreditação são abrangentes e de elevado nível técnico, o que contribui para a estratégia de expansão do CPDE, explica o coordenador. “A partir da acreditação, o laboratório pode oferecer toda sua experiência na forma de prestação de serviços de análises técnicas para outras empresas, pesquisadores e universidades. Além disso, fortalece sua atuação no âmbito de pesquisa e desenvolvimento, com importantes parcerias no estudo de novos materiais e ligas”, finaliza Rodrigues.
www.termomecanica.com.br