www.engenharia-brasil.com
Seco Tools

Por que a Seco Tools quer empregar mais engenheiras

A engenharia tem sido uma área predominantemente masculina há muito tempo, mas a Seco Tools está trabalhando para incentivar mais diversidade de gênero. "Esta é uma grande oportunidade de carreira, independentemente de gênero", afirma Zoe Wood, Gerente de RH da Seco Tools UK.


Não há mulheres suficientes na área de engenharia. Engenharia é frequentemente vista como um trabalho sujo, mais adequado para os homens, e até as mulheres interessadas na área sentem que teriam que lutar contra os preconceitos para obterem êxito.

Mas a Seco Tools está determinada a desafiar esses preconceitos.

Embora a área de engenharia seja predominantemente masculina, uma mudança está acontecendo aos poucos. Com a digitalização, grande parte do trabalho agora acontece on-line, por meio de software de projeto e fabricação auxiliados por computador. E, à medida que as atitudes sociais se desenvolvem, mais mulheres estão ocupando cargos de engenharia.

"Sabemos que essa é uma grande oportunidade de carreira para todos, independentemente do gênero", afirma Zoe Wood, Gerente de RH da Seco Tools UK. Zoe está trabalhando para incentivar mais diversidade de gênero na empresa junto com colegas de RH no Reino Unido e em todo o mundo.

"Estamos tentando, e devemos, tentar encorajar mais jovens mulheres a entrar no setor porque precisamos de perspectivas mais diversificadas. As mulheres muitas vezes têm uma forma diferente de analisar um problema e de encontrar soluções alternativas", explica ela.

Compromisso da Seco com a diversidade de gênero
O compromisso concreto da Seco com a diversidade de gênero na área de engenharia inclui seu Programa de Talentos Femininos global. A empresa também é signatária dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. O objetivo número cinco procura "Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas".

"Tenho orgulho da Seco ter aderido à meta de igualdade de gênero. É importante cumprirmos com esse compromisso e dizer em alto e bom som que ele é importante para nós", afirma Zoe.

E, nos últimos anos, a Seco Tools UK vem trabalhando com escolas locais, incluindo uma escola local só para meninas perto de sua sede em Alcester, Inglaterra.

"Por meio de nossas oportunidades de experiência profissional, professores começaram a enxergar essa como uma opção interessante para as meninas", explica Zoe. "E os nossos engenheiros habituaram-se a ver mais meninas querendo participar de experiências de trabalho e convidando suas amigas e familiares a participarem também."

Durante seus dez anos trabalhando na Seco Tools, Zoe observou um aumento gradual de mulheres na área de engenharia. Duas delas são Aisha Mustafa e Georgia McInerney. Estas são as suas histórias:

A história de Aisha
Aisha Mustafa, aprendiz de engenharia, faz um trajeto de mais de uma hora de ida e volta até a Seco com muita satisfação, por seu emprego dos sonhos. Nem mesmo os atrasos em sua aprendizagem causados pela pandemia de Covid-19 a desencorajaram.

"Eu gostava de arquitetura, mas não queria ir para a universidade. Acho que engenharia é bem parecida com arquitetura, mas ela significa seguir a rota de aprendiz. Não deixo o fato de ser uma garota em uma indústria predominantemente masculina me incomodar. Isso me dá mais motivação para provar que sou tão boa quanto eles e que posso fazer exatamente o que eles fazem, quer seja colocando a mão na massa ou ficando no escritório", afirma Aisha.

"Posso me ver fazendo parte da Seco por um bom tempo devido a tudo o que a empresa tem a oferecer. Por seu apoio, como ela desenvolve as pessoas. Quando fui entrevistada, não senti que seria escolhida por ser uma garota ou pela minha aparência ou por como me visto. Todos me acolheram e me trataram do mesmo jeito desde o primeiro dia."

A história de Georgia
Georgia McInerney passou pelo esquema de aprendiz da Seco Tools UK entre 2017 e 2021. Desde então, ela trabalha como Técnica de Engenharia e agora é Engenheira de Desenvolvimento. Mas se ela tivesse ouvido o conselho que recebeu na escola, Georgia talvez não tivesse se juntado à Seco.

"Minha coordenadora tentou me fazer desistir de fazer engenharia como uma qualificação GCSE porque eu seria a única garota no curso. Ela me disse que eu não ia quer estar em um ambiente dominado por homens", explica ela. No entanto, tendo um pai que foi engenheiro a vida toda, Georgia não seria dissuadida.

"Meus pais sempre me apoiaram e eu estava determinada a seguir o meu sonho", afirma ela.

Georgia acabou sendo a única garota no curso, e então, a única garota em sua faculdade, Midlands Group Training Services. Mas ela acredita que isso a preparou bem para exercer sua futura carreira.

"É um fato que atualmente a engenharia é uma área predominantemente masculina, então quanto mais cedo eu percebesse e me sentisse confortável nesse ambiente, seria melhor para mim. Não me arrependo de minha escolha nem por um minuto. Eu realmente gosto do que faço.”

"Seja corajosa e siga em frente"
Como mãe de uma adolescente, Zoe Wood defende oportunidades iguais de carreira. Ela abraça as mudanças que acontecem na Seco e na sociedade em geral, embora sinta que as coisas poderiam progredir mais rapidamente.

"Agora recebemos muito mais currículos de meninas e fico feliz em dizer que recebemos quase tantos currículos de mulheres quanto de homens. Tivemos três aprendizes do sexo masculino e três do sexo feminino participando do programa nos últimos anos", afirma ela.

"Mas as coisas estão progredindo com mais lentidão do que gostaríamos. É uma dessas situações que você sabe que será uma estratégia de longo prazo. Nos conectamos com alunas do nono ano (cerca de 13 anos de idade), então sabemos que elas não vão nos procurar até que tenham pelo menos 16 ou 17 anos de idade. Mas a semente está sendo plantada em suas mentes, nas mentes dos pais e dos colegas, para que não fiquem desanimadas."

E a mensagem de Zoe para jovens meninas e pessoas com outras identidades de gênero que estão interessadas em trabalhar para a Seco Tools é a seguinte:

"Seja corajosa e siga em frente. Não nos importa se você usa saia ou calças, cabelo comprido, moicano ou raspado. Se você é apaixonada por engenharia, queremos que você faça parte do nosso futuro. Venha e inspire a próxima geração de engenheiros a pensar de forma diferente."


Por que a Seco Tools quer empregar mais engenheiras
Da esquerda para a direita: Zoe Wood, Georgia McInerney e Aisha Mustafa, funcionárias da Seco.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP