www.engenharia-brasil.com
HMS Industrial Networks AB

Sensores de M-Bus conectados em 10 minutos!

A Processcomponent na Suécia descobriu uma maneira de conectar rapidamente os sensores M-Bus ao Sistema de monitoramento de energia OptoEMU. Ao utilizar o Anybus M-Bus para o gateway Modbus-TCP, eles podem fornecer dados em tempo real aos proprietários de edifícios a partir de seus edifícios para que possam fazer o acompanhamento, registro e faturamento.

Sensores de M-Bus conectados em 10 minutos!
Um edifício moderno não é feito somente de concreto, madeira ou aço, é também uma intrincada rede digital interligando os sistemas de refrigeração, aquecimento, água, eletricidade, etc. Um problema comum para os proprietários de edifícios e integradores de sistemas é que nem todos os equipamentos e máquinas podem se comunicar uns com os outros.

Um exemplo são os sensores de calor, água, temperatura, energia, etc. Os sensores e medidores muitas vezes usam o protocolo M-Bus, que não pode ser compreendido por controladores de sistema centrais em redes, como o Modbus-TCP.

Este problema exato é o que a integradora de sistemas sueca ProcessComponent AB enfrentou quando fizeram a instalação de um sistema de monitoramento em um prédio de apartamentos em Gotemburgo. O sistema reúne dados de 72 apartamentos, de um supermercado e do sistema de climatização central. Ao redor de todo o edifício, existem sensores para temperatura, energia e água. O problema era que os sensores se comunicam através do M-Bus e do sistema de monitoramento de energia — o OptoEMU da Opto22 — usa o Modbus-TCP.

Para solucionar este problema de comunicação, a ProcessComponent encontrou o Anybus M-Bus para o gateway Modbus da HMS Industrial Networks. O gateway decodifica telegramas M-Bus e os mapeia diretamente aos registros do Modbus. Desta forma, os sensores podem ser compreendidos pelo OptoEMU e os seus valores são exibidos diretamente.

Acesso rápido e fácil aos dados do M-Bus
"O que realmente gosto no gateway Anybus M-Bus é que é muito fácil de usar e rápido de instalar", diz Jonas Karlsson, Gerente de vendas da ProcessComponent. "Todos os sensores M-Bus são detectados automaticamente pelo gateway sem que tenha que fazer qualquer configuração. Isso economiza muito tempo, pois não é necessário configurar individualmente cada medidor — todos eles aparecem automaticamente, completos com número de série, nome e todos os valores atuais. Na verdade, não é preciso nem estar no local, desde que haja alguém para ligar a fiação do sensor no gateway. Antes, poderia levar várias horas para configurar um único medidor que executasse o M-Bus. Com o gateway Anybus podemos configurar tudo em 10 minutos!"

Como funciona
"O processo atual é muito fácil", continua Jonas Karlsson. "Você faz uma busca por sensores M-Bus disponíveis ligados ao gateway, e obtém os registros do Modbus dos sensores. Eles podem ser interpretados pelo OptoEMU e fornecer os dados em tempo real dos sensores ao cliente."

A configuração é feita em uma ferramenta de configuração baseada na Web que permite aos usuários configurar o gateway em uma interface da Web. Nenhuma programação é necessária – os valores dos medidores aparecem automaticamente no OptoEMU conforme o Modbus registra o que pode compreender e processar.

OptoEMU — uma solução para o monitoramento de energia
A Processcomponent tem tido grande êxito na instalação do OptoEMU – um Sistema de monitoramento de energia (Energy Monitoring System, UEM), que coleta dados de energia de edifícios, subpainéis elétricos e equipamentos individuais, como refrigeradores e compressores. O OptoEMU fornece os dados para que os usuários possam visualizá-los on-line e usá-los em uma aplicação comercial e fazer o faturamento, por exemplo. Os usuários também podem obter alarmes sempre que são alcançados determinados níveis.

Os resultados
O edifício em Gotemburgo agora está equipado com gateways Anybus conectados a dois OptoEMU-DR2, um para os 72 apartamentos e um para o supermercado. Os valores medidos podem ser registrados em um arquivo de Excel que pode ser baixado por FTP. As leituras também podem ser enviadas diretamente para um banco de dados SQL ou para sistemas HMI/SCADA através de um servidor OPC.

Como os proprietários de edifícios têm agora acesso a valores em tempo real de diferentes apartamentos no edifício, eles podem estar no topo de consumo e obter alarmes quando certos limites são alcançados. O acesso aos valores dos medidores também permitem o faturamento rápido e automatizado para os proprietários de apartamentos.

"Os gateways Anybus certamente facilitaram a vida para nós e para os nossos clientes" conclui Jonas Karlsson pelo ProcessComponent. "Ao receber valores do M-Bus no OptoEMU de maneira rápida e fácil, podemos instalar e colocar em funcionamento o nosso sistema de monitoramento, que é benéfico para nós e para nossos clientes."

Sensores de M-Bus conectados em 10 minutos!
O Anybus M-bus - Gateways Modbus-TCP
Sensores de M-Bus conectados em 10 minutos!
Jonas Karlsson, Gerente de vendas, Processcomponent
Sensores de M-Bus conectados em 10 minutos!
O OptoEMU conectado ao gateway M-Bus
Sensores de M-Bus conectados em 10 minutos!
O mapeamento dos registros do Modbus é altamente automatizado. A configuração é feita em uma interface baseada na web.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP