www.engenharia-brasil.com
KNICK

Transmissor de temperatura isolado para motores de alta tensão

A Knick, especialista em tecnologia de medição, está lançando a série ProLine P 44000 de transmissores com isolação galvânica de tensão extremamente alta para uso como termo-resistências PT-100 em motores de alta tensão (até 11 kV). Os sensores de monitoramento de temperatura isolados estão incorporados em cada fase do rolamento dos motores de alta tensão, que frequentemente são usados durante várias décadas. Porém, a sobretensão transitória, os picos de tensão e também o envelhecimento térmico e mecânico podem causar falhas de isolamento ao longo do tempo que, por sua vez, induzem altas tensões no cabo do sensor.

Transmissor de temperatura isolado para motores de alta tensão

Imagem: Os transmissores de temperatura P 44000 da Knick oferecem proteção de isolamento para motores de alta tensão até 11 kV.

Os transmissores de temperatura convencionais não oferecem qualquer proteção contra essas altas tensões e, apesar de ocorrerem esporadicamente, podem causar danos significativos nos sistemas e ferir pessoas. Além da “proteção sob condições normais”, a norma EN 60034-1 também exige “proteção sob condições de falha única” com uma barreira de isolamento adicional equivalente. Os transmissores de temperatura, que são operacionalmente necessários, podem servir convenientemente como barreiras de backup se estiverem em conformidade com as normas e tiverem sido criados de modo a suportar tensões elevadas na casa dos kilo Volts. Os transmissores de temperatura P 44000 da Knick atendem estes critérios: o sinal de entrada é galvanicamente isolado e convertido em um sinal de saída de 4 a 20 mA. Graças ao seu isolamento especialmente robusto, o isolamento básico suporta permanentemente tensões de trabalho até 6,6 kV CA/CC e, dependendo do tipo de alimentação, pode ser usado para motores de alta tensão com até 11 kV. Desse modo, o novo transmissor de temperatura da Knick consegue evitar, de forma confiável, a propagação de altas tensões potenciais da fase do motor, causadas pelas falhas de isolamento no sensor. O P 44000 é adequado para temperaturas de motor convencionais de 0 a 150 °C, 0 a 200 °C e 0 a 300 °C e dispõe de uma excelente precisão (±0,5 K) e flexibilidade (20 a 253 V CA/CC). Ele permanece totalmente funcional, mesmo em condições com fonte de alimentação instável, e suporta temperaturas ambiente extremas de 40 °C a +85 °C.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP