www.engenharia-brasil.com
22
'23
Written on Modified on
FPT Industrial
FPT INDUSTRIAL E EDISON NEXT CRIAM A PRIMEIRA ESTAÇÃO DE BIOMONITORAMENTO COM ABELHAS NAS INSTALAÇÕES DE TURIM STURA
A FPT Industrial, marca do Iveco Group dedicada ao design e fabricação de soluções de mobilidade de baixo impacto ambiental, e a Edison Next, empresa do Edison Group que orienta empresas e regiões no processo de descarbonização, anunciaram a criação da primeira estação de biomonitoramento usando abelhas, nas instalações da FPT Industrial, em Turim Stura.
A FPT Industrial continua seu compromisso com a sustentabilidade, que se traduz em uma redução constante do impacto de seus produtos e processos no meio ambiente, bem como com numerosos projetos de apoio às comunidades locais. A Edison Next está constantemente envolvida no desenvolvimento de caminhos para transição energética, que protejam o meio ambiente, bem como por meio do uso eficiente de recursos, incluindo a proteção de ecossistemas e da biodiversidade.
As abelhas são consideradas “sentinelas da qualidade do ar”, porque representam um indicador biológico confiável do estado de saúde do meio ambiente em geral e desempenham um papel estratégico na proteção da biodiversidade. São, de fato, criaturas altamente sensíveis às alterações ambientais causadas por poluentes e, juntamente com seus produtos (mel, cera, pólen, própolis, geleia real), atuam como um biossensor completo, capaz de fornecer uma quantidade significativa de informações sobre o estado de saúde do meio ambiente. As abelhas também desempenham um papel importante na preservação da flora através da polinização.
A estação de biomonitoramento em Stura abriga seis colmeias de abelhas italianas, Apis mellifera ligustica, uma subespécie da abelha melífera ocidental. O mel de tília, de flores silvestres e de acácia produzido nessas colmeias é de excelente qualidade, tanto que recentemente recebeu o reconhecimento de qualidade, no 15º concurso regional “Ferrere Miele”.
A Edison Next gerencia os serviços de energia e meio ambiente para a FPT Industrial, e em particular nestas instalações: desde a produção e distribuição de energia térmica e eletricidade e a produção de vapor e água para aquecimento e resfriamento, até a produção de resíduos e gestão de águas residuais.
No local, a Edison Next contribuiu para a criação da nova planta de ePowertrain usando soluções energéticas inovadoras; inaugurada em outubro passado, a fábrica dedica-se inteiramente à produção da gama elétrica da FPT Industrial. A nova fábrica representa mais um passo importante no caminho da descarbonização da marca e na sua estratégia para alcançar emissões net-zero de CO2 para os seus produtos e para todas as suas atividades industriais.
A nova fábrica é a primeira planta totalmente neutra em carbono do Iveco Group, e gera energia renovável por meio de painéis solares instalados na fachada, bem como de tecnologias inovadoras, como a “mini Wind Tower” e a “Smartflower”, instaladas pela Edison Next. No local, você também encontrará o novo Jardim da Sustentabilidade do Iveco Group, uma área de 6.000 m² plantada com mais de 100 espécies nativas, resistentes à seca e todas com excelentes propriedades de absorção de CO2.
A FPT Industrial também monitora o impacto ambiental de seus locais de produção por meio da aplicação da metodologia BRE – Biodiversity Risk Evaluation. Desenvolvido em 2018, fornece informações sobre a biodiversidade ao redor da planta, mede os riscos associados às atividades industriais e define um quadro de intervenções para limitar os fatores que podem influenciar negativamente na manutenção dessa biodiversidade. Nas instalações da FPT Industrial em Turim, o BRE é aplicado, desde 2021, por meio da observação das áreas naturais protegidas do entorno, como a área do Parco del Meisino, na confluência do rio Po e seu afluente Stura di Lanzo.
As estações de biomonitoramento são um dos muitos elementos da estratégia da FPT Industrial destinada a implementar ações concretas para combater a poluição, proteger o meio ambiente e os recursos naturais, com produtos e processos cada vez mais sustentáveis.