www.engenharia-brasil.com
MAP Intelligence News

MAP INTELLIGENCE LANÇA ASSISTENTE VIRTUAL INTELIGENTE PARA OTIMIZAR A INDÚSTRIA 4.0

Solução, que aplica Inteligência Artificial para realizar a gestão da produção e aprimorar a fabricação de peças, foi apresentada ao público na última Feira Internacional do Plástico.

MAP INTELLIGENCE LANÇA ASSISTENTE VIRTUAL INTELIGENTE PARA OTIMIZAR A INDÚSTRIA 4.0

A MAP Intelligence, empresa de inovação tecnológica que oferece soluções de automação, tecnologias assistivas e Inteligência Artificial para a manufatura industrial, anuncia o lançamento do assistente virtual inteligente WM (Wisdom Maker), que aplica Inteligência Artificial (IA) como um i-DMSS (Intelligence Decision Maker Support System), para auxiliar na gestão da produção e nos parâmetros do processo produtivo, otimizando a fabricação de peças plásticas.

Apresentada durante a última Feira Internacional do Plástico, maior evento do setor na América Latina, a novidade utiliza IA para monitorar em tempo real as operações produtivas das máquinas injetoras e seus parâmetros de processo, como temperatura e pressão, em tempo real, identificando a ocorrência de perdas e suas possíveis causas.

Segundo o Diretor Executivo da MAP Intelligente, Prof. Dr. Sc. Manuel Cardoso, a solução oferece a visibilidade e transparência necessárias para obter ganhos de produtividade e melhorar a rentabilidade da operação de manufatura.

“Os resultados são a eliminação de perdas operacionais e redução do ciclo produtivo. A Inteligência Artificial ajuda a expandir nosso conhecimento e a percepção sobre o comportamento da operação produtiva, para melhorar seu desempenho, reduzindo a utilização de recursos e custos de forma mais inteligente”, declara Cardoso, que também é professor doutor em engenharia de produção pela COPPE-UFRJ, com experiência em projetos de automação no Brasil e exterior.

A empresa, que já tem uma trajetória de 30 anos, recebeu importantes incentivos da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), bem como um aporte de capital recente da gestora de fundos de investimento Bertha Capital que, segundo Cardoso, significou uma grande virada de chave para o negócio. “Durante a minha trajetória, pude perceber a diferença que faz a atuação de fundos de investimento como os da Bertha, com foco no desenvolvimento da alta tecnologia no país. Mais do que o recurso financeiro, o fundo dá o suporte necessário para aplicar a solução de maneira estratégica, escalonando assim os benefícios da tecnologia desenvolvida e gerando impacto no modus operandi de toda aquela cadeia produtiva. A integração dos atores que desenvolvem tecnologia com os atores financeiros que possibilitam a sustentabilidade econômica e financeira para se obter a escalabilidade de aplicação é a receita certa do sucesso”, ressalta o fundador da MAP.i.

Manuel Cardoso ainda atua como sócio em duas startups: Valm Tech, sistema de monitoramento de máquinas e equipamentos através de sensores que utiliza algoritmos de Inteligência Artificial, e Stas, sistema inteligente de análises termográficas que desenvolve soluções de visão computacional, machine learning e Inteligência Artificial para monitoramento de processos e controle de qualidade de produtos - ambas também beneficiadas por recursos da Bertha Capital.

Uma longa jornada
Criada em 1993, em Manaus, a MAP Intelligence é fruto de quase quatro décadas de experiência pessoal de Manuel Cardoso, que vivenciou os problemas de manufatura nas mais diversas indústrias do Norte, Sul e Sudeste do país, obtendo soluções para diferentes tipos de processos produtivos. Segundo o executivo, todos esses recursos foram reunidos em um sistema de informação chamado Injet, que atualmente é classificado como um sistema MES (Manufacturing Execution System), para que fossem sistematizados e integrados com a obtenção de dados de monitoramento das operações produtivas em tempo real.

“É raro para uma empresa de tecnologia como essa sobreviver e crescer ao longo de 30 anos, ainda mais quando sua origem se encontra no meio da Amazônia. A explicação que enxergamos é a nossa estratégia de inovação com entrega de valor tangível e de fácil percepção para os clientes, ou seja, o desvelamento contínuo de novos conhecimentos eficazes obtidos e acumulados nesse período, sendo integrados ao sistema Injet”, revela Cardoso.

Hoje, a MAP Intelligence está presente em mais de 200 companhias líderes da indústria brasileira, como Honda Motocicletas, Whirlpool, WEG, MOR, Mondial, Philco/Britânia, Semp TCL, Tigre e outras. Além disso, a empresa possui parceiros entre os principais produtores de equipamentos, que elevam o patamar da cadeia produtiva aliando produtos confiáveis com Inteligência Artificial e capacidade preditiva das aplicações, assim como clientes no exterior.

Incentivos e competitividade internacional
Responsável por conectar grandes corporações, como Positivo, Grupo Multi e outras, a negócios promissores, a Bertha Capital enxergou a capacidade da MAP Intelligence em produzir tecnologia de ponta e tornar empresas brasileiras competitivas no mercado internacional, como conta o CEO Rafael Moreira.

“Com a concorrência no mercado nacional e internacional cada vez mais acirrada, a indústria 4.0 é o que vai garantir que muitas empresas tenham vantagem competitiva, melhores margens, maiores taxas de ocupação, retorno do investimento e, sem sombra de dúvidas, melhor performance produtiva. Foi isso que percebemos na MAP, um modelo de negócio que acompanha a indústria em todas as etapas do processo produtivo e tem como premissa a identificação da maturidade tecnológica, o acompanhamento individualizado dos clientes e a implantação de soluções aderentes a tudo isso. A gente considera que, investindo na MAP, estamos investindo no potencial industrial do país”, comenta Moreira.

www.mapintelligence.com.br
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP