www.engenharia-brasil.com
HAIMER

HAIMER na EMO 2023 (Hall 4, estande E18)

Gerenciamento de ferramentas simplificado.

HAIMER na EMO 2023 (Hall 4, estande E18)
Na EMO, a HAIMER apresentará uma variedade de novos produtos inovadores na área de tecnologia de fixação de ferramentas: do Micro Collet Chuck ao High Performance Chuck à inovadora Tecnologia de Hybrid Chuck. No futuro, o PSC 40 e o PSC 50 serão adicionados ao programa. Uma outra novidade é que todos os porta-ferramentas da HAIMER serão gravados a laser com um código QR de matriz de dados único no futuro, que também pode ser usado para soluções de gerenciamento de ferramentas.

Na EMO 2023 em Hanover, o Grupo HAIMER apresentará suas inovações líderes na indústria. Além dos comprovados porta-ferramentas de alta qualidade, a digitalização e a automação são o foco central do estande. Novas versões de software para as máquinas de montagem térmica, balanceamento e pré-ajuste da HAIMER permitem uma troca de dados suave entre si, com máquinas-ferramenta e automação. O destaque do estande: uma célula de automação poderosa para preparação de ferramentas, incluindo um sistema de transporte sem operador de/para a máquina de usinagem.

O gerenciamento de ferramentas deve ser o mais simples possível para empresas de manufatura de todos os tamanhos, sejam pequenas ou grandes. A HAIMER acredita que isso é importante. Na EMO 2023, eles apresentam uma gama de produtos direcionados para isso, que vão desde melhorias inovadoras até conceitos orientados para o futuro. Sempre com foco no objetivo global: a possibilidade de integração em sistemas de produção digitalizados e automatizados.

Inovações mundiais na EMO Hanover

"Apresentaremos um conceito global coerente em relação à digitalização e automação do gerenciamento de ferramentas," enfatiza Andreas Haimer, Presidente do Grupo HAIMER. "Isso inclui produtos de fácil implementação e soluções de software que os clientes podem usar plug-and-play e com os quais podem tornar sua produção mais econômica. A HAIMER guiará os clientes passo a passo na digitalização de sua produção e garantirá um processo contínuo. A importância do pré-ajuste de ferramentas aumentará significativamente para muitos clientes," continua Andreas Haimer.

Como estreia mundial, o HAIMER Hybrid Chuck será apresentado exclusivamente na EMO. Essa nova e patenteada tecnologia combina as vantagens de dois sistemas de fixação - as propriedades de amortecimento de vibrações de um mandril hidráulico com as de um mandril térmico de alta precisão e alto desempenho.

O novo Micro Collet Chuck, que também estreará na EMO, é adequado para diâmetros de haste a partir de 1 mm e atende à exigência do cliente de máxima precisão de batimento combinada com a manipulação mais simples possível.

Novo software para máquina de montagem térmica, balanceamento e pré-ajuste

No futuro, todas as máquinas de encaixe, balanceamento e pré-ajuste da HAIMER receberão uma nova versão de software que inclui uma interface bidirecional que pode ser conectada ao novo HAIMER Tool Room Manager (TRM). Este novo software monitora o status online de todos os dispositivos na sala de pré-ajuste de ferramentas, documenta os processos e monitora a conformidade com as tolerâncias especificadas.

Uma interface OPC-UA opcional, cliente ou interface MQTT Connect padroniza o acesso a máquinas, dispositivos e outros sistemas e permite a troca de dados independente do fabricante.

Na máquina de balanceamento Tool Dynamic da HAIMER, o novo software também abre a porta para a indexação automática. Para isso, uma pequena garra é integrada nos novos modelos, que gira a ferramenta a ser balanceada. O software faz o restante sem intervenção adicional do operador.

Para a máquina combinada Tool Dynamic Preset Microset, a função Automatic Drive permite a medição totalmente automática.

Gerenciamento inteligente de ferramentas com HAIMER WinTool

Outro destaque é o novo Sistema de Gerenciamento de Ferramentas HAIMER integrado, incluindo Máquinas dispenser Inteligentes, que será apresentado na EMO. Em um tempo muito curto, de apenas quatro meses, o software WinTool, incluindo o armário dispenser Toolbase com integração total de rede com as máquinas HAIMER, foi introduzido, estendendo funções adicionais e padronizando o processo.

Para oferecer aos seus clientes um gerenciamento ideal de dados de ferramentas e um sistema dispenser de ferramentas, a HAIMER coopera com o Grupo TCM e suas linhas de produtos WinTool e Toolbase. Como solução de software para o gerenciamento de ferramentas e dados, o WinTool permite o gerenciamento de ferramentas, recursos, programas de máquinas, processos e dados mestres.

O Toolbase é um sistema dispenser de ferramentas inteligente que inclui armários de ferramentas configuráveis individualmente e software. Ele permite um gerenciamento eficiente de acesso via código de barras, RFID ou interação manual. No futuro, todos os dispositivos de pré-ajuste Microset da HAIMER poderão ser equipados com o WinTool como padrão. Os visitantes do estande da HAIMER terão uma primeira impressão: uma demonstração mostrará como é fácil criar um gêmeo digital de uma ferramenta completa em apenas alguns minutos se os dados mestres estiverem disponíveis no WinTool. A HAIMER já fez algum trabalho preparatório nesse sentido e preparou todos os parâmetros, passos e dados DXF de acordo com as normas DIN 4000 e ISO 13399. Os dados estão disponíveis para download no site da HAIMER e na plataforma de dados Tooltracer.

Outra nova inovação é que todos os porta-ferramentas da HAIMER serão gravados a laser com um código QR de matriz de dados único no futuro, que também pode ser usado para soluções de gerenciamento de ferramentas. Isso significa que uma variedade de informações pode ser armazenada em um banco de dados para cada porta-ferramentas e recuperada conforme necessário - sem a necessidade de um chip RFID ou um código QR colado. Além disso, os dados digitais já estão armazenados no sistema HAIMER WinTool.

Dados de outros fabricantes também podem ser usados no WinTool. Para isso, o software oferece um plug-in simples para o Tooltracer, um produto baseado em nuvem que gerencia dados mestres de ferramentas de diferentes fontes de forma consistente e sem erros.

Conceito futuro para pré-ajuste de ferramentas

Enquanto todas essas inovações tornam o processo de fabricação mais fácil para cada operador de máquinas e também podem ser usadas por pequenas e médias empresas para aumentar a eficiência, o destaque no estande da HAIMER é voltado mais para empresas com o mais alto grau de automação. Estamos falando do novo HAIMER Automation Cube One, que pode encaixar e retirar uma ferramenta em 60 segundos, medi-la e transferir os dados para a máquina e para bancos de dados.

O Diretor Geral Andreas Haimer explica: "Aprendemos com nosso projeto-piloto 'Automation Cube' nos últimos anos. De acordo com as exigências do cliente, nossa nova célula robótica é construída com a mesma solidez de uma máquina-ferramenta. Para isso, trouxemos diversos parceiros a bordo. A Siemens fornece o mais recente controle CNC Sinumerik One.

Sem o apoio completo, rápido e altamente competente da Siemens, não teríamos sido capazes de realizar essa nova máquina em um tempo recorde" enfatiza Andreas Haimer.

No final, muitos parceiros globais e regionais experientes também trabalharam na realização do projeto. Uma visão detalhada de todas as empresas envolvidas no HAIMER Automation Cube One pode ser encontrada no material informativo disponível no estande da HAIMER durante a EMO.

A nova célula robótica, que lida com a fixação térmica, colocando e tirando ferramentas automaticamente, bem como a medição de conjuntos de ferramentas, é significativamente maior e mais estável. Também em relação à interface do fuso, a nova célula pode gerenciar até três interfaces diferentes simultaneamente, e até onze eixos assumem a manipulação das peças.

Outro destaque é provavelmente a conexão com máquinas-ferramenta demonstrada na feira, que é tratada por AGVs (Veículos Guiados Automaticamente) da DMG MORI. Eles permitem o fornecimento não tripulado das máquinas em uma sala de produção. "No futuro, esses sistemas assumirão funções centrais na produção automatizada," está convencido Andreas Haimer. Especialmente em tempos de escassez crescente de mão-de-obra qualificada, isso cria novas oportunidades e possibilidades para as empresas garantirem sempre o fornecimento de ferramentas.

Você encontrará o estande da HAIMER na EMO 2023 no Hall 4, E18.


HAIMER na EMO 2023 (Hall 4, estande E18)
O Diretor Geral da HAIMER, Andreas Haimer, com o novo HAIMER Hybrid Chuck, apresentado exclusivamente como uma estreia mundial na feira EMO. Essa nova e patenteada tecnologia combina as vantagens de dois mundos de fixação, ou seja, as propriedades de amortecimento de vibrações de um mandril de expansão hidráulico com as de um mandril térmico de alta precisão e alto desempenho.


HAIMER na EMO 2023 (Hall 4, estande E18)
Para oferecer aos seus clientes um gerenciamento ideal de dados de ferramentas e um sistema dispenser de ferramentas, a HAIMER coopera com o Grupo TCM e suas linhas de produtos WinTool e Toolbase. O Toolbase é um sistema dispenser de ferramentas inteligente que inclui armários de ferramentas configuráveis individualmente e software. Ele permite um gerenciamento eficiente de acesso via código de barras, RFID ou interação manual.


HAIMER na EMO 2023 (Hall 4, estande E18)
O novo HAIMER Automation Cube One com controle Siemens Sinumerik One, que pode encolher e desencolher uma ferramenta em 60 segundos, medi-la e transferir os dados para a máquina e bancos de dados, é uma célula robótica maciça para operação 24/7. Acima de tudo, o parceiro do projeto Siemens forneceu apoio completo, rápido e altamente competente, para que o projeto pudesse ser realizado em um tempo recorde de cinco meses. Em relação à interface do fuso, a nova célula pode gerenciar até três interfaces diferentes simultaneamente, e até onze eixos manipulam as peças.


  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP