www.engenharia-brasil.com
IMI

IMI CCI TEM A ENERGIA NO CHILE

Dois grandes projetos empreendidos pela IMI Critical Engineering estão ajudando a otimizar o desempenho e a potência em uma das maiores usinas de energia da América do Sul. A planta de Mejillones, localizada na costa chilena na região de Antofagasta, produziu energia a partir de uma combinação de carvão, óleo diesel e gás natural, desde a sua criação em 1995, com uma produção anual de cerca de 3 milhões de megawatts. Um de seus principais papéis está no fornecimento de energia para muitas das plantas de mineração na região, onde interrupções não programadas são altamente indesejáveis.

IMI CCI TEM A ENERGIA NO CHILE
No entanto, algumas das válvulas originais dos concorrentes no projeto estavam sofrendo com o resultado da erosão, cavitação, vaporização e desligamentos imprevistos. Este foi especialmente o caso com válvulas críticas, em particular seis válvulas de recirculação de fluxo mínimo, duas válvulas de controle de água de alimentação de partida e duas válvulas de controle principais de água de alimentação. O papel de cada uma das válvulas é fundamental para controlar o fluxo em torno do sistema e proteger as bombas e os tambores.

Um problema específico foi o nível de vazamento a partir das válvulas de recirculação de fluxo mínimo, com o efeito de que o cliente teve de fazer a bomba funcionar a uma taxa mais elevada para manter o nível no tambor. O resultado disso foi um aumento indesejável na corrente e um número inaceitavelmente elevado de paralisações imprevistas. Um problema semelhante existia com as válvulas de controle de nível de água de alimentação, resultando em um controle inconsistente que impactou tanto no tambor quanto no desempenho geral da planta.

O proprietário da planta E-CL, uma companhia importante no setor de energia chilena, procurou a IMI CCI da IMI Critical Engenharia para uma solução. Depois de avaliar os requisitos da aplicação, a IMI CCI recomendou a substituição completa da válvula, em vez do corpo somente, como havia sido considerado anteriormente.

A solução recomendada foi a tecnologia DRAG® patenteada da IMI CCI, que é comprovada em controlar efetivamente a velocidade de fluidos, evitando vazamentos, cavitação e vaporização, melhorando o controle de nível do tambor, protegendo a bomba e otimizando a eficiência da planta. O cliente adotou essa solução com base nessas vantagens e no fato de que a IMI CCI já tinha uma significativa base instalada de válvulas em Mejillones, cujo desempenho foi comprovado.

Desde a instalação, os desligamentos imprevistos, resultantes de válvulas, têm sido zero, enquanto o nível de controle durante a partida excedeu as expectativas do cliente.

Juan Pablo Villamil da IMI CCI comentou: "Esta é uma grande instalação, onde as válvulas em aplicações-chave estavam sofrendo os efeitos da idade e das condições de operação improdutivas, resultando em altos níveis de tempo de inatividade, ou seja, foi necessária uma nova abordagem. A incorporação de válvulas de recirculação e controle, com a tecnologia patenteada DRAG®, era a solução óbvia e se provou altamente eficaz contra esses problemas, assegurando o processo ininterrupto”.

Um porta-voz da E-CL acrescentou: "Nossa direção é otimizar o desempenho operacional, o que significa ter a melhor solução possível para controlar o fluxo dentro dos sistemas de processo. As válvulas IMI CCI estão permitindo o controle preciso tanto durante a partida quanto no processo normal, reduzindo drasticamente a probabilidade de paradas e minimizando a possibilidade de danos às bombas, tambores e outros componentes dos sistemas”.

Para mais informações visite www.imi-critical.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP