www.engenharia-brasil.com
Rohde & Schwarz

ECOI contrata a Rohde & Schwarz para avaliar a qualidade da rede móvel islandesa com a metodologia ETSI

A Agência de Comunicações Eletrônicas da Islândia (ECOI) selecionou os testes de rede móvel da Rohde & Schwarz para avaliar e comparar o desempenho, a cobertura e a capacidade das três operadoras de rede móvel do país. A campanha pretende, em última análise, melhorar a qualidade do serviço (QoS) e a qualidade da experiência (QoE) para os usuários finais na Islândia, dada a geografia e o clima desafiantes da ilha.

ECOI contrata a Rohde & Schwarz para avaliar a qualidade da rede móvel islandesa com a metodologia ETSI
Testes de rede em larga escala sob as condições mais rigorosas com a solução de benchmarking R&S Freerider 4.

A ECOI contratou os serviços de análise de rede da Rohde & Schwarz para lançar uma campanha de benchmarking baseada em um processo transparente e padronizado internacionalmente, baseado no European Telecommunications Standards Institute (ETSI).

A autoridade reguladora nacional Fjarskiptastofa (FST) – internacionalmente conhecida como Agência de Comunicações Eletrônicas da Islândia (ECOI) – contratou a Rohde & Schwarz para conduzir uma campanha de benchmarking de qualidade de rede móvel em larga escala na Islândia. Os especialistas em testes de redes móveis da Rohde & Schwarz planejaram e implementaram a campanha de benchmarking como um serviço para ECOI. Os dados coletados foram processados utilizando o Network Performance Score (NPS) 2.0. O NPS é uma metodologia de teste totalmente transparente, alinhada com ETSI TR 103 559, que compara KPIs padronizados para redes móveis usando testes ativos de condução e caminhada.

A ECOI é uma das primeiras autoridades reguladoras na Europa a confiar no NPS para uma campanha de benchmarking de rede em larga escala. O NPS é baseado em uma metodologia descrita pela organização europeia de padronização ETSI no ETSI TR 103 559. Ele fornece um padrão comprovado pela indústria e avaliações de qualidade de serviço e experiência do usuário internacionalmente comparáveis para redes móveis.

A campanha foi realizada durante cinco semanas, em setembro e outubro de 2023. Cerca de 9 000 km foram percorridos em grandes cidades como Reykjavik, pequenas cidades e em estradas remotas por toda a ilha. A qualidade da rede nos shoppings também foi avaliada. Aproximadamente 90% da população da Islândia estava coberta. A campanha incluiu mais de 17.000 chamadas e a avaliação de mais de 160.000 testes de dados, incluindo testes de nível de aplicação para chamadas de voz de 90 segundos, aplicações de eGaming, reuniões online e chats de vídeo para avaliar a experiência típica dos assinantes atuais. A versão 2.0 do NPS aplica limiares mais desafiantes e ponderações complexas, especialmente para redes desenvolvidas dominadas pela tecnologia 5G, como é o caso da Islândia.

As medições de benchmark confirmaram que todas as três redes móveis na Islândia, Síminn, Nova e Vodafone, obtiveram mais de 700 pontos (em 1000), colocando-as no mesmo nível de outras redes móveis na Europa. Todas as três redes têm uma cobertura 5G muito boa em cidades e vilas e uma excelente cobertura 4G em todo o país. Os serviços de voz e de dados são confiáveis, mas ainda há espaço para melhorias. Graças ao método NPS aplicado em testes de condução reais, foram detectados problemas de QoE, especialmente ao longo das rodovias, que passam despercebidos com outros métodos de teste.

A ECOI pretende estimular o desenvolvimento das redes de telecomunicações da Islândia e fornecer serviços para todos, não importa onde vivam na ilha escassamente povoada. Ao promover uma concorrência saudável entre os três operadores de rede islandeses através de benchmarking, os operadores são incentivados a investir na infraestrutura que, em última análise, beneficia os utilizadores finais e as empresas. Þorleifur Jónasson, Diretor da Divisão de Infraestruturas do Agência de Comunicações Eletrônicas da Islândia, afirma: “A ECOI acredita que apenas uma metodologia profundamente enraizada em padrões internacionalmente reconhecidos permite uma avaliação justa e imparcial da qualidade da rede móvel. É por isso que fizemos uma parceria com a Rohde & Schwarz para nos fornecer seus serviços de benchmarking de qualidade de rede móvel. A metodologia Network Performance Score definida pelo ETSI nos convenceu”.

Maja Mitic, Diretora de testes de rede móvel de serviços de análise de rede na Rohde & Schwarz, afirma: “A Islândia tem vastas paisagens abertas e um clima difícil que pode tornar um desafio para as operadoras fornecerem a melhor cobertura de rede possível, especialmente com 5G no jogo. A ECOI está entre as primeiras autoridades reguladoras na Europa a confiar à Rohde & Schwarz uma campanha de benchmarking em grande escala, transparente e imparcial, para avaliar a qualidade da rede e a experiência do usuário de um país. É um passo crucial para garantir mais investimento, inovação e proteção do consumidor através de maior concorrência entre os operadores de rede islandeses”.

Para obter mais informações sobre os serviços de análise de rede dos testes de rede móvel da Rohde & Schwarz, acesse: https://www.rohde-schwarz.com/mnt/network-analytics-services

www.rohde-schwarz.com


  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP