www.engenharia-brasil.com
23
'24
Written on Modified on
Siemens News
LABORATÓRIO TEUTO ENTRA NA ERA “SEM PAPEL” COM TECNOLOGIA DE AUTOMAÇÃO DA SIEMENS
Tecnologia elimina papel da operação e contribui para práticas sustentáveis e descarbonização.
Laboratório Teuto usa solução Opcenter Execution Pharma Siemens que oferece fabricação sem papel e registro eletrônico de lote (eBR) de medicamentos. Foto: Divulgação SiemensO Laboratório Teuto, referência no mercado farmacêutico global e pioneiro na produção de medicamentos genéricos no Brasil, acaba de entrar na era paperless, ou seja, operação sem papel, com a tecnologia de automação da Siemens. A solução compreende a implementação do software Opcenter Execution Pharma, sistema de execução de fabricação (MES) que oferece produção sem papel e registro eletrônico de lote (eBR) dos medicamentos. O projeto terá diversas fases, incluindo o setor de sólidos (comprimidos, cápsulas), líquidos (xaropes, ampolas) e antibióticos, e o treinamento de mais de uma centena de operadores de produção.
“Cerca de 90% da indústria farmacêutica utiliza a receita de fabricação do medicamento no papel e todas as informações necessárias para o registro de cada lote produzido. Isso gera um documento com centenas de páginas e serve de consulta para órgãos regulatórios. A solução da Siemens digitaliza o processo e otimiza as etapas de fabricação, eliminando preenchimentos manuais e verificações de documentos físicos. Também abre oportunidades para que os profissionais envolvidos naveguem por novas tecnologias”, diz Rodrigo Alvarez, Head de Negócios de Soluções da Siemens para Indústria Farmacêutica.
Para o Laboratório Teuto, o novo sistema aumentará o controle da rastreabilidade do produto e as informações na ficha de processo, contribuindo para Boas Práticas de Fabricação (BPF). A atualização tecnológica será uma ótima oportunidade de aprendizagem e qualificação profissional.
“A solução da Siemens vai garantir maior controle de emissão e circulação de documentação, diminuindo a movimentação de papel em todas as áreas produtivas. Além disso, conseguirá comunicar e utilizar os dados gerados por outros sistemas e equipamentos existentes de forma automática”, afirma Carlos Andrade, Diretor Industrial do Laboratório Teuto.
O Brasil responde aproximadamente por 40% do mercado de medicamentos da América Latina, sendo o 7º em faturamento no ranking das 20 principais economias globais com projeção de 5º para os anos seguintes.
www.siemens.com