www.engenharia-brasil.com
19
'16
Written on Modified on
MAYR
Os acoplamentos garantem resultados de medição exatos
Acoplamentos de eixo ROBA®-DS torcionalmente rígidos e sem folga para a medição de flanges em dinamômetros
Fig. 1: os acoplamentos do conjunto de discos ROBA®-DS torcionalmente rígidos e sem folga compensam o desalinhamento radial, axial e angular de eixos. Desse modo, os acoplamentos não só garantem resultados de medição exatos, como também protegem os rolamentos instalados na transmissão contra o desgaste.Os acoplamentos de eixo, que compensam todos os desalinhamentos de eixos de forma confiável, são componentes essenciais para os flanges de medição de binário em bancadas de teste. Eles conseguem garantir resultados de medição exatos e também protegem os rolamentos instalados na transmissão contra o desgaste. Com base na série de construção ROBA®-DS torcionalmente rígida e sem folga testada e comprovada, a mayr® power transmission oferece acoplamentos de compensação especialmente criados para atender os requisitos elevados exigidos para flanges de medição.
Tempos de desenvolvimento reduzidos, maior nível de eficácia ou maior potencial de economia energética – as exigências relativas a bancadas de teste são cada vez mais significativas. Por isso, as exigências de desempenho estão aumentando em relação aos flanges de medição de binário como elemento central de bancadas de teste modernas, sendo que elas também têm que garantir dados precisos e confiáveis até em aplicações de máximo desempenho e de alta velocidade. Porém, como os acoplamentos de eixo têm uma importância decisiva na redução das variáveis de perturbação que afetam o flange de medição, a qualidade do resultado da medição depende sempre do acoplamento de compensação do desalinhamento do eixo. Essas variáveis de perturbação ocorrem frequentemente devido a erros de alinhamento na transmissão. Assim, os desalinhamentos radiais, angulares e axiais de eixos ocorrem em quase todas as aplicações, entre os lados de entrada e de saída. O próprio alinhamento de alta precisão da transmissão com os mais recentes dispositivos de alinhamento a laser apenas funcionará até um certo ponto. Além disso, os desalinhamentos não podem ser totalmente eliminados devido às tolerâncias existentes nas medições dos componentes usados e às influências externas, como a temperatura. Logo, os acoplamentos de compensação do desalinhamento de eixos torcionalmente rígidos são usados em conjunto com o flange de medição. A mayr® power transmission oferece acoplamentos de compensação ROBA®-DS especialmente criados para atender os requisitos exigidos pelos flanges de medição modernos.
Densidade de elevado desempenho e sem folga
Os acoplamentos do conjunto de discos ROBA®-DS compensam os desalinhamentos radiais, axiais e angulares de eixos. Desse modo, os acoplamentos não só garantem resultados de medição exatos, como também protegem os rolamentos instalados na transmissão contra cargas desnecessárias e, consequentemente, contra períodos de inatividade e custos também desnecessários. Nos acoplamentos ROBA®-DS, os binários nominais referidos no catálogo podem ser usados sem restrições. Não é necessária uma redução do binário nominal devido a requisitos de desvios, cargas ou equilíbrio. Os acoplamentos são compactos e aliam simultaneamente densidade de elevado desempenho e funcionamento totalmente sem folga. Transferem os binários até o binário nominal totalmente sem folga e com uma rigidez torcional consistentemente elevada. Os desalinhamentos de eixos indicados podem ser usados no total a 100% sem afetar o binário transmissível.
Fig. 2: no acoplamento do conjunto de discos ROBA®-DS, os binários nominais referidos no catálogo podem ser usados sem restrições. Transferem os binários até o binário nominal totalmente sem folga e com uma rigidez torcional consistentemente elevada.
Desenvolvidos de acordo com os requisitos relativos a bancadas de teste
Os acoplamentos são especialmente robustos e resistentes e, além das suas propriedades de funcionamento silencioso e momento de inércia de massa reduzido, também garantem um equilíbrio de elevada qualidade. Dessa forma, dependendo do tamanho da construção, os projetos de construção padrão dos acoplamentos ROBA®-DS abrangem um intervalo de velocidade de 8.000 a 18.000 rpm e apresentam um equilíbrio de qualidade G 2.5 (velocidade de referência de 3.000 rpm). No caso de um projeto de construção de elevada velocidade, em que as peças individuais são produzidas com uma precisão extremamente elevada (qualidade IT5) e tolerâncias axiais e de deslocamento de eixo reduzidas, são permitidos valores de velocidade até 30.000 rpm. A qualidade do equilíbrio do acoplamento com uma velocidade de referência de 5.000 rpm é G 2.5.
Normalmente, a conexão dos acoplamentos ROBA®-DS e dos flanges de medição na transmissão é realizada sem folga por meio de cubos de disco de contração de elevada qualidade. Projetos de construção de acoplamentos diferentes especialmente criados para os diferentes requisitos de bancadas de teste e opções de combinação flexíveis também permitem a integração de flanges de medição em quase todas as bancadas de teste e conjuntos de acionamento.