Análise anual revela crescimento constante no mercado de redes industriais – Quotas de mercado das redes industriais em 2024, de acordo com a HMS Networks
Todos os anos, a HMS Networks realiza uma análise abrangente do mercado de redes industriais, com o objetivo de estimar a distribuição de novos nós ligados por tipo e protocolo dentro da automatização de fábricas.
www.hms-networks.com
Quotas de mercado de 2024 de acordo com a HMS Networks – bus de campo, Ethernet industrial e sem fios.
O último estudo indica que o mercado de redes industriais continua a expandir-se, com um crescimento previsto de 7% em 2024. Nomeadamente, a Ethernet Industrial continua a ser o operador dominante, representando uns substanciais 71% de todos os nós recentemente instalados (comparativamente aos 68% do ano passado). Entretanto, os bus de campo baixaram para 22% (de 24%) e as tecnologias sem fios registaram uma ligeira queda de 8% para 7%. Entre os principais concorrentes, o PROFINET representa 23% dos nós recentemente instalados, seguido de perto pelo EtherNet/IP, com 21%, e o EtherCAT representa agora 16%.
No estudo de 2024, a HMS conclui que o mercado de redes industriais continua a crescer, prevendo-se que o crescimento total do mercado em 2024 seja de +7%, o que confirma a importância contínua da conectividade em rede nas fábricas.
A Ethernet Industrial mostra um crescimento constante
Tendo registado um crescimento de 12%, a Ethernet Industrial acelera o seu crescimento e continua a conquistar quota de mercado. A Ethernet Industrial representa agora 71% do mercado global de nós recentemente instalados na automatização de fábricas (comparativamente aos 68% registados no ano passado). O PROFINET é o maior protocolo, com uma quota de mercado de 23%, ultrapassando o EtherNet/IP, que representa 21% dos novos nós. A popularidade do EtherCAT continua acentuada e ocupa agora um estável terceiro lugar, com uma quota de mercado de 16%.
Os bus de campo registam uma queda esperada
As instalações tradicionais de bus de campo de série continuam a perder dinamismo. Embora as instalações de bus de campo ainda constituam uma proporção significativa dos novos nós adicionados, espera-se que o crescimento anual caia -2% em 2024. O PROFIBUS lidera as classificações de bus de campo, com uma quota de mercado de 7%, seguido por uma distribuição uniforme de outros protocolos de bus de campo conhecidos.
Juntos, os bus de campo representam 22% do mercado em 2024. Apesar da redução de novos nós de bus de campo, muitos dispositivos, máquinas e fábricas continuarão a confiar nestes bus de campo comprovados e eficazes nos próximos anos.
As tecnologias sem fios mantêm uma presença constante
As tecnologias sem fios registaram um crescimento constante nos últimos anos, embora o ritmo de crescimento tenha diminuído ligeiramente. As soluções sem fios ainda representam uns robustos 7% da quota total por tipo. O mercado continua a introduzir mais produtos com suporte de redes sem fios industriais e a aceitação de soluções sem fios nos ambientes fabris está a aumentar. Os casos de utilização típicos incluem aplicações de substituição de cabos, acesso sem fios a máquinas e conectividade a equipamentos industriais móveis.
A ligação em rede industrial é fundamental para a produtividade e a sustentabilidade na indústria transformadora
«Hoje em dia, a conectividade é comum na automatização de fábricas, com a Ethernet Industrial a assumir a liderança. No entanto, olhando para o futuro, prevemos um cenário dinâmico com tendências e tecnologias emergentes. Embora a Ethernet Industrial domine atualmente, iremos testemunhar mudanças e inovações emocionantes que moldarão o futuro da ligação em rede industrial.» - Magnus Jansson, Diretor de Marketing de Produto na HMS Networks, Unidade de Negócio Anybus.
Âmbito:
O estudo inclui a estimativa da HMS para 2024 com base no número de novos nós instalados na Automatização de Fábricas. Um nó é definido como uma máquina ou dispositivo ligado a uma rede de campo industrial. Os números apresentados representam a visão consolidada da HMS, considerando perspetivas de colegas do setor, as nossas próprias estatísticas de vendas e a perceção geral do mercado.
www.hms-networks.com