www.engenharia-brasil.com
Forum de Manufatura News

8º FÓRUM DE MANUFATURA APRESENTARÁ RESPOSTAS ÀS DEMANDAS DO MERCADO ATUAL

Entre os temas para debates figuram as novas tecnologias alavancando processos de Melhoria Contínua, e como a gestão empresarial pode se beneficiar da Gestão da Qualidade para otimizar processos.

  forumdemanufatura.com.br
8º FÓRUM DE MANUFATURA APRESENTARÁ RESPOSTAS ÀS DEMANDAS DO MERCADO ATUAL

Na era da manufatura inteligente, os padrões de eficiência estão atrelados à qualidade de produtos, de processos e até mesmo nas relações entre os colaboradores. Nesse sentido, no 8º Fórum de Manufatura serão discutidos assuntos, tais como a necessidade de as indústrias adotarem estratégias de digitalização que permitam uma transição suave para a Indústria 4.0, como também saber se os clientes estão dispostos a pagar pela tecnologia ou se as demandas justificarão o investimento em desenvolvimento. Sob o tema central: “IA, modelos preditivos e analíticos e pessoas no centro da digitalização, impulsionando a indústria brasileira”, o fórum é o principal evento do setor do País que acontecerá em São Paulo, entre os dias 26 e 27 de agosto próximo, no Novotel São Paulo Center Norte.

Marcos Giorjiani, diretor responsável pela Beckhoff Automação, abordará soluções para melhor atender os conceitos da Industria 4.0, reduzindo os custos de hardware e de engenharia, impulsionando a produtividade e lucratividade, com um sistema de controle rápido e versátil que redefine os padrões de eficiência na era da manufatura inteligente.

“Na palestra que irei ministrar sobre estratégias para digitalizar e traçar um caminho para a Indústria 4.0, ressaltarei como as indústrias precisarão adotar estratégias de digitalização que permitam uma transição suave para a Indústria 4.0 “, informa Giorjiani.

Com vasta experiência na Área de Qualidade, Cristina Moraes, diretora de Qualidade da Constanta, indústria de soluções de manufatura de eletroeletrônicos, não só detém o conhecimento técnico, como também possui uma posição estratégica na alta direção das empresas. Segundo ela, a qualidade não está presente apenas na produção, mas também, nas guias de boas práticas de Gestão de Pessoas e de relacionamento com clientes, contribuindo para o engajamento dos colaboradores e o alcance de objetivos das empresas, desde o aumento de faturamento até o acréscimo de percepção de valor da empresa, assegurando parcerias futuras com clientes estratégicos.

No 8° Fórum de Manufatura, Cristina irá explorar o case de sucesso da Constanta, desenvolvedora de uma cultura de qualidade em todos os níveis, desde o chão de fábrica, até a tomada de decisões de C-levels – o verdadeiro significado de vestir a camisa da empresa para gerar resultados estratégicos nos negócios. “Vamos apresentar como a qualidade pode contribuir para o alcance dos resultados da organização. Um olhar profundo, abrangente e sistêmico sobre a evolução da qualidade ao longo das décadas até a era atual da Gestão da Qualidade Total, um foco em todas as partes interessadas e não apenas no cliente”, acrescenta.

“Atualmente as mulheres vêm ocupando cargos de liderança na indústria. Movimento ainda tímido, porém o trabalho que vem sendo feito tem contribuído na conscientização e na mudança cultural de um segmento, até então dominado pelos homens. Há cases sobre mulheres em cargos de alta gestão, conferindo novo formato, um novo olhar com mais sensibilidade a pessoas”, acrescenta Giordania Tavares, CEO da Rayflex.

Giordania enxerga a IA na indústria como excelente opção para a melhoria de processos, porém não acredita que possa substituir o capital humano como um todo. “Os profissionais terão que se inovar e estar antenados as novas tendências de uma forma contínua. Temos, ainda, outros desafios: será que os fornecedores estão preparados para trabalhar com IA? Os equipamentos respondem a esta nova tecnologia? Temos clientes que estão dispostos a pagar por esta tecnologia, ou teremos poucas demandas que não irão justificar o investimento em desenvolvimento de equipamentos?”, questionará a CEO da Rayflex durante sua exposição.

“A importância da tecnologia na evolução do Sistema de Operações de Manufatura da 3M” será a palestra ministrada por Luciano Reyes, Head de Tecnologia de Manufatura para América Latina. Com uma forte reputação por ser uma empresa manufatureira (um dos 3 "M"s é Manufatura), há décadas, a 3M adota ferramentas e métodos de Melhoria Contínua em seus processos, como o Lean e o Six Sigma.

A subsidiária brasileira, a primeira 3M fora dos EUA e uma das pioneiras a adotar o Lean Manufacturing em suas fábricas, criou um Sistema de Produção próprio, composto por ferramentas de excelência operacional, cultura de inovação, sendo alavancado nos últimos anos por tecnologias de processos e digitais. Na edição do 8º Fórum de Manufatura, Reyes irá compartilhar um pouco dessa jornada e seus principais resultados, uma vez que esteve à frente do time de Excelência Operacional da empresais por 7 anos e há 4 anos lidera o time de Tecnologia de Manufatura LATAM.

O 8º Fórum de Manufatura reunirá os principais executivos do segmento e áreas afins, tais como: bens de consumo, aeroespacial, automobilísticas, alimentos, bebidas, farmacêuticas, têxteis, máquinas, peças e equipamentos, papel, indústrias de transformação e de processos. Contará, ainda, com a presença das empresas patrocinadoras: Beckhoff, Tetra Pak, Tivit, Dassault Systemes, Compass Uol, Porsche Consulting, Veolia, Westcon, Sick, Cogtive, Efeso, Venturus, Vockan, St-One, Iniciativa Aplicativos, Comprint, Labsoft e Vesuvius. Entre os apoiadores, figuram importantes entidades: Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais (ABIMEI), Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (ABIVIDRO), Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais (ABRAFILTROS) e Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). Apoiadores de mídia: Revista Petro & Química, Revista C&I – Controle & Instrumentação, Centro de Informação Metal Mecânico (CIMM), Pacto de Promoção da Equidade Racial, Visite São Paulo, Berthas e Associação Brasileira da Indústria Materiais de Construção (ABRAMAT).

www.forumdemanufatura.com.br

 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP