www.engenharia-brasil.com
Petrobras News

PETROBRAS, FINDES E GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO ASSINAM PROTOCOLO PARA CCUS E PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO DE BAIXO CARBONO

A captura, uso e armazenamento geológico de CO2 (CCUS) e o hidrogênio de baixo carbono contribuem para reduzir emissões de gases de efeito estufa.

  petrobras.com.br
PETROBRAS, FINDES E GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO ASSINAM PROTOCOLO PARA CCUS E PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO DE BAIXO CARBONO

A Petrobras assinou um protocolo de intenções com o Governo do Estado e a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), para estudos de projetos de CCUS e hidrogênio de baixo carbono. Um dos objetivos é avaliar a viabilidade para implantação de um HUB de CCUS e facilidades para produção de hidrogênio de baixo carbono para descarbonização das indústrias do estado.

O Espírito Santo detém setores industriais importantes e a Petrobras possui infraestrutura instalada no estado que pode ser aproveitada para projetos de CCUS, além de deter amplo conhecimento geológico sobre a bacia da região. Existe um planejamento inicial para instalação dos equipamentos de movimentação de CO2 em áreas próximas ao litoral capixaba, bem como na porção marítima para se chegar aos reservatórios de armazenamento. A Petrobras será responsável pelos investimentos em dutos, estações de compressão e poços para armazenamento do CO2, e futuramente pela operação deste Hub.

O estado tem a meta de ser Net Zero em emissões até o ano de 2050, detalhada no Plano de Descarbonização lançado em 2024. A solução de CCUS está entre as diretrizes que o ES buscará para atingir tal meta. A Petrobras também já conta com parcerias com empresas locais na busca da viabilização dos projetos de CCUS. A discussão entre o setor privado e o poder público faz parte dos esforços na busca pelas soluções de descarbonização, algo essencial na busca pela transição energética justa.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, o protocolo assinado com a Petrobras representa um marco estratégico importantíssimo para o desenvolvimento sustentável e para a transição energética mais limpa para o Espírito Santo, além de alavancar projetos e estudos que possibilitem consolidar o Estado como um polo industrial verde.

petrobras.com.br

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP