www.engenharia-brasil.com
Fluke Brazil News

FLUKE LANÇA MULTÍMETRO INÉDITO PARA O MERCADO SOLAR

Indicador de polaridade, alarmes de limite, medição de potência CC, garantia vitalícia, autoverificação e teclado e tela iluminados são alguns dos destaques do equipamento.

FLUKE LANÇA MULTÍMETRO INÉDITO PARA O MERCADO SOLAR

A Fluke Corporation acaba de anunciar ao mercado brasileiro o lançamento do multímetro Fluke 283 FC. Desenvolvido, especialmente, para profissionais que atuam diretamente em sistemas solares fotovoltaicos de grande porte, ele conta com um conjunto de classificação inédito CAT III de 1500 V e CAT IV de 1000 V, aumentando a segurança e a produtividade, por meio de resultados precisos e confiáveis.

De acordo com o Gerente de Produtos da América Latina para o segmento de renováveis da Fluke, Rodrigo Oliveira, o equipamento é um marco para a companhia que tem destinado esforços para atender as necessidades do mercado de energia solar. O Brasil já se posiciona como o 6º maior produtor do mundo, segundo dados da Absolar. "O aumento da demanda tem levado muitos profissionais a investir nesse segmento, a não utilização de equipamentos que possuam a classificação de segurança adequada, frequentemente, os expõe a riscos durante o desempenho de atividades em ambientes de alta tensão", comenta.

O executivo destaca que esse cenário motivou a Fluke a lançar uma solução que garantisse além de garantir a segurança dos profissionais, uma das principais prioridades da companhia, também elevasse a eficiência do trabalho no setor. Levando isto em conta, o novo equipamento incorpora ferramentas de alarmes, comunicação e gerenciamento de dados que tornam o dia a dia mais produtivo. "Além de proporcionar proteção adicional através de uma categoria de segurança superior e a tecnologia sem fio que evita o contato direto, a solução ainda auxilia na localização de falhas das instalações solares", diz.

Modelos
O equipamento chega ao mercado em duas versões: a versão voltada para trabalhos em plantas solares, o kit 283FC/PV, que conta com o alicate sem fio a283FC para medições de corrente até 60A e cabos para conexão do multímetro com conectores MC4. O outro kit o Fluke 283 FC traz o multímetro sem os acessórios para trabalhos solares.

Ambas as versões contam com estojo semi rígido para transporte adequado do equipamento, bem como com alças magnéticas que facilitam a utilização e favorecem a segurança.

Segundo Oliveira, os acessórios conferem maior confiança e segurança ao trabalho em ambientes de alta tensão. "Os cabos de teste MC4 proporcionam conexões seguras do, confiáveis e rápidas entre módulos e o equipamento. As pontas de prova TL175-HV são flexíveis e complementam o equipamento também contando com categoria de segurança superior, permitindo assim testar tensões de até 1500 V CC. É um equipamento versátil que oferece a capacidade de testar tensão, militensão, resistência, continuidade ou capacidade em conversores, caixas combinadoras, arranjos fotovoltaicos ou módulos individuais", afirma.

Praticidade e produtividade
Além de ser compatível com um alicate sem fio que permite medições até 60A, o equipamento aumenta a eficiência auxiliando na localização de falhas e no fluxo correto de trabalho em atividades repetitivas através de funções como: indicação de polaridade visual e sonoro; alarme de limites definido pelo usuário, autodiagnóstico; comunicação com a plataforma Fluke Connect; tela LCD e teclado iluminados, que habilitam o equipamento para o trabalho tanto em condições de luz direta, ou inexistente.

Oliveira destaca ainda o grau de proteção IP52, adequado para uso em ambientes externos, a garantia vitalícia para defeitos de fábrica, a medição de potência CC e a resistência a quedas de até 2 metros. "Estas características promovem a versatilidade e protegem o investimento do profissional que mantém nosso mundo", isso contribui para um trabalho completo, seguro e com o melhor custo-benefício, para que os profissionais possam manter o mundo funcionando por meio da energia solar", avalia.

Além do uso em usinas fotovoltaicas de grande porte, o equipamento também pode ser utilizado em outros ambientes que demandam medição de maiores tensões, como parques eólicos, ferrovias elétricas e data centers. "Para estes mercados, o equipamento se torna estratégico aos que buscam robustez e versatilidade associada a segurança" até, finaliza Oliveira.

www.fluke.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP