www.engenharia-brasil.com
Siemens News

SIEMENS & PHYSICSX COLABORAM PARA CRIAR SIMULAÇÃO DE FÍSICA PROFUNDA BASEADA EM IA

O mais recente modelo pré-treinado de física profunda da startup de IA se baseia em dados de alta fidelidade gerados com o software de simulação Simcenter da Siemens.

  www.siemens.com
SIEMENS & PHYSICSX COLABORAM PARA CRIAR SIMULAÇÃO DE FÍSICA PROFUNDA BASEADA EM IA

A Siemens Digital Industries Software anunciou hoje sua colaboração contínua com a PhysicsX, uma startup que utiliza IA generativa para permitir inovações em engenharia em indústrias avançadas. Juntas, elas pretendem criar a próxima geração de simulação de física profunda baseada em IA para acelerar a previsão e a otimização de desempenho. A PhysicsX está desenvolvendo seu mais recente modelo físico profundo pré-treinado para aerodinâmica, utilizando dados de simulação de alta fidelidade gerados com o portfólio Siemens Xcelerator.

"A IA representa uma oportunidade transformadora para a comunidade de simulação, e estamos explorando seu potencial em um ritmo acelerado", disse Jean-Claude Ercolanelli, vice-presidente sênior de Soluções de Simulação e Teste da Siemens Digital Industries Software. "Para expandir a implementação de IA, a colaboração aberta é essencial e a Siemens está feliz com a evolução da PhysicsX, revelando ao mundo no que está trabalhando – juntas, estamos explorando a indústria de simulação aprimorada por IA que pode mudar a forma como os produtos são idealizados e projetados", conclui.

"Estamos felizes em levar nossa colaboração com a Siemens para o próximo nível, trabalhando juntos em tecnologia fundamental para melhorar a forma de praticar engenharia", disse Robin Tuluie, fundador e presidente da PhysicsX. "A base para a implementação de sucesso de IA na engenharia depende de dados sintéticos da mais alta qualidade, integrações robustas entre engenharia assistida por computador (CAE) e engenharia de inteligência artificial (AIE) e expansão da confiança que os clientes têm em nossas respectivas tecnologias. Além disso, é uma honra termos a colaboração da Siemens no lançamento do nosso mais recente LGM-Aero para aerodinâmica, treinado com dados de alta fidelidade gerados com as ferramentas do portfólio Siemens Xcelerator. Também estamos felizes com o lançamento do Ai.rplane, um aplicativo de acesso aberto que mostra o poder do LGM-Aero para projetar estruturas aerodinâmicas inovadoras", finaliza.

Lançamento do LPM
Grande parte da promessa da IA em aplicações industriais se refere à aceleração significativa que a IA pode trazer à simulação. O LGM-Aero é treinado com mais de 25 milhões combinações de simulação e geometria e física associada. O modelo de última geração da PhysicsX é treinado em dezenas de bilhões de elementos de malha e dezenas de milhares de simulações de dinâmica de fluidos computacional (CFD - Computational Fluid Dynamics) e análise de elementos finitos (FEA - Finite Element Analysis) usando o software Simcenter™ STAR-CCM+™ e o software Simcenter™ Nastran de alta qualidade. Ele permite que os usuários ajustem modelos de aprendizado profundo para suas próprias aplicações com apenas algumas dezenas de simulações.

O demonstrador de tecnologia começa a operar
A PhysicsX também lançou o Ai.rplane, um demonstrador de tecnologia de acesso público e gratuito que oferece um conjunto de ferramentas exploratórias focadas em aerodinâmica e estruturas de aeronaves com geração de formas de IA únicas. O Ai.rplane é o primeiro LGM-Aero do mundo para voo, um modelo totalmente treinado e generalizado para um amplo conjunto de aplicações aeroelásticas. O LGM-Aero pode calcular o desempenho aerodinâmico, a estabilidade de voo e o estresse estrutural para qualquer forma de voo, além de ser um verdadeiro modelo zero-shot. Essa tecnologia cria geometria e fornece resultados em menos de um segundo, em comparação com as várias horas necessárias para realizar as simulações numéricas tradicionais.

Começando com um conjunto básico de instruções, os usuários podem explorar todo o espaço de projeto generativo oferecido pelo Ai.rplane e, em seguida, modificar ou otimizar para uma característica de desempenho desejada em segundos. Com o tempo, a PhysicsX pretende adicionar novos recursos, incluindo embalagem de carga, seleção de trens de força comerciais e controles.

O Ai.rplane foi desenvolvido usando um amplo conjunto de tecnologias de simulação da Siemens para automatizar a geração de dados de treinamento de alta qualidade. Tanto o LGM-Aero quanto o Ai.rplane estão disponíveis na plataforma de engenharia de IA PhysicsX.

Veja mais sobre o Ai.rplane no site.

www.siemens.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP