www.engenharia-brasil.com
Steute

steute Meditec na Medica 2016

Interfaces de usuário para Centro Cirúrgico integrado

steute Meditec na Medica 2016
Nos modernos Centros Cirúrgicos, os cirurgiões são confrontados com a tarefa de operar um número crescente de dispositivos médicos por pedal. Isto requer concentração, especialmente se as funções estão dispostas de forma diferente para cada dispositivo. Além disso, os usuários dificilmente serão capazes de colocar todos os diferentes pedais em posições ergonomicamente confortáveis.

Num futuro próximo será possível operar vários dispositivos médicos usando uma única interface de usuário. Na Medica 2016, a unidade de negócios da steute Meditec estará mostrando a implementação desse conceito na prática: através de uma tela touchscreen os cirurgiões podem selecionar a função desejada do dispositivo em questão, a qual eles então operam utilizando um pedal a partir do alcance padrão steute Meditec (Figura 1). Se eles desejam trocar de, por exemplo, raios-X para ultrassom, ou de navegação para altura da mesa, o uso intuitivo da tela touchscreen é suficiente e o controle do pedal assumirá as diferentes funções necessárias. Os ajustes atualizados do pedal são exibidos para os cirurgiões em todos os momentos.

Os sistemas de controle em Centros Cirúrgicos, assim, tornam-se "interoperáveis". Isso só pode trabalhar com padrões comuns de comunicação, atualmente sendo elaborados com a colaboração de Meditec steute. Sequências muito complexas, por exemplo, para microscópios cirúrgicos, também pode ser controladas dessa maneira – com o resultado de que os cirurgiões podem se concentrar mais plenamente na cirurgia real, porque não tem que manter o ajuste a diferentes interfaces de usuário.

Do ponto de vista da steute Meditec, a interoperabilidade dos dispositivos médicos é uma tendência chave para equipamentos médicos, e uma das que vai se estabelecer nos próximos anos. Além da integração de dispositivos em Centros Cirúrgicos através de interfaces de usuário centrais, um papel importante também será interpretado pela integração no nível de TI, ou seja, a inclusão de dispositivos nas redes superiores do sistema de informação hospitalar (SIH).
A steute Meditec está desempenhando um papel ativo nesse desenvolvimento, inclusive no conselho da OR.NET e.V., a associação que dá prosseguimento às atividades do projeto de pesquisa da OR.NET. Vários fabricantes de renome de dispositivos médicos já estão incorporando as interfaces de usuário da steute em projetos e demonstrações correspondentes para a interoperabilidade nos Centros Cirúrgicos.

steute Meditec na Medica: Corredor 11, Estande J39

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP