Para baixas temperaturas, até -60ºC
Proteção contra explosão, robusto e resistente ao frio: nova série de chaves fim de curso
Ex para indústria offshore já conhecida por exigências de pelo menos quatro fatores extremos em dispositivos. Existe o risco de explosões; as chaves fim de curso são expostas a altos níveis de desgaste e deterioração mecânica; o ambiente é corrosivo; e pode ser muito frio.
A unidade de negócios "Extreme" da steute desenvolveu as chaves fim de curso em sua série Ex 97 para precisamente este perfil de exigência - e os apresentou na SPS IPC Drives.
Estas chaves fim de curso, com dimensões para DIN EN 50047, foram testados e aprovados conforme as normas ATEX e IECEx para uso em zonas Ex 1 e 2 para gás, bem como para zonas Ex 21 e 22 para poeira. Elas podem ser utilizados em temperaturas tão baixas quanto -60°C, o que é muito requisitado na construção da caixa e vedação. Por exemplo, deve ser garantido que a classe de alta proteção (IP 66) do dispositivo será mantida nestas condições abaixo de zero em todos os momentos, mesmo após um teste de impacto de 7-Joule.
Por esta razão, a caixa estável é fabricada a partir de plástico reforçado com fibra de vidro de alta qualidade. A vedação da tampa da caixa é completamente vulcanizada, enquanto que a vedação do êmbolo apresenta um sistema de proteção redundante, compreendendo uma bainha externa capaz de suportar baixas temperaturas e um anel de vedação interno de Teflon.
Os materiais de vedação foram liberados pelos seus fabricantes para temperaturas até -95°C, e os lubrificantes até -75°C. Existe, portanto, uma "tolerância" suficiente para a temperatura aprovada pela steute de -60 ° C. Isto dá aos usuários a certeza de que os novos fins de curso funcionarão de forma confiável mesmo em condições ambientais verdadeiramente extremas.
Devido a uma gama completa de atuadores (êmbolo, êmbolo de rolo, alavanca de rolo, alavanca paralela, alavanca de giro, alavanca de giro ajustável, botão de pressão...) e as suas dimensões compactas, os fins de curso da norma Ex são muito versáteis e fáceis de integrar à plantas existentes. Eles estão disponíveis com ação lenta ou rápida e, como um bônus, aterramento e equalização de potencial são supérfluos por causa do plástico com proteção isolada.
Este conjunto de características na série Ex 97 torna-o um bom exemplo do dispositivo "Extreme" desenvolvido pela steute. É adequado não só para aplicações na indústria de produtos químicos e tecnologia de energia, mas também, por exemplo, para monitoramento de posição de aleta e de válvulas nas plantas da indústria de óleo e gás (offshore e onshore), bem como em navios que atravessam o Ártico.