COMAU FIRMA UM ACORDO VINCULANTE PARA ADQUIRIR A AUTOMHA
O investimento estratégico da Comau é um passo adicional na construção de um Hub de automação italiano voltado para o futuro e aproveitará as fortes sinergias entre as duas marcas para criar valor para clientes e acionistas em diferentes mercados ao redor do mundo.
www.comau.com

A Comau assinou um acordo vinculante para a aquisição da Automha, uma empresa italiana que atua na indústria de automação logística e intralogística, pertencente à Trasma. A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento das condições precedentes habituais em transações desse tipo, incluindo aprovações regulatórias necessárias, e é esperada para ocorrer no segundo trimestre de 2025. Nos termos do acordo, a Comau adquirirá 100% das ações da Automha, abrindo caminho para novas oportunidades no setor de armazenagem e logística em rápida expansão e estabelecer um passo adicional na criação de um hub de automação industrial italiano voltado para o futuro, capaz de inovar e competir em múltiplos mercados.
Para garantir a continuidade dos negócios, a Automha continuará operando com a mesma estrutura, gestão e visão estratégica, mantendo pessoas, qualidade e inovação nas suas principais atividades. Franco Togni manterá seu cargo como CEO enquanto Gianni Togni e Roberta Togni, além de continuarem em seus papéis atuais, se juntarão ao Comitê Executivo da Comau para contribuir com o desenvolvimento contínuo de ambas as empresas.
Este acordo vinculante é coerente com a estratégia por trás da recente mudança na estrutura acionária da Comau - cuja participação majoritária agora é detida pela One Equity Partners, uma empresa internacional de private equity - o que permitiu que a Comau se tornasse uma empresa independente. Com esta aquisição, a Comau reconfirma e fortalece suas raízes e operações italianas, enquanto aprimora sua atividade global e presença internacional. Paralelamente, a Automha poderá crescer e desenvolver ainda mais seus negócios, aproveitando sua presença geográfica expandida e competências tecnológicas internas. Ademais, dado que a Comau e a Automha são totalmente complementares, o relacionamento fortalecerá o mútuo portfólio de projetos.
“Expandir nosso alcance, conhecimento e portfólio de tecnologia por meio da aquisição de empresas inovadoras como a Automha, é um passo crucial na estratégia de crescimento da Comau, conforme definido quando nos tornamos uma empresa independente, sendo implementado imediatamente após a período de fechamento da operação”, disse Pietro Gorlier, CEO da Comau. “Além de capitalizar o forte potencial de crescimento dos mercados de armazenagem e intralogística, a integração da Automha a Comau nos permitirá aproveitar nossa expertise e recursos combinados, para acelerar a inovação e o crescimento em uma ampla gama de setores industriais globais”.
“Quando investimos na Comau, vimos um caminho claro para impulsionar a empresa na expansão estratégica e ganho de escala. Fusões e aquisições são um dos principais fatores para isso, e identificamos os sistemas de automação de armazéns, logística e movimentação de materiais como uma oportunidade significativa para o negócio”, disse Ante Kusurin, Sócio da One Equity Partners. “A aquisição da Automha é um passo em direção à diversificação das operações da Comau e ainda insere a empresa nas tendências de automação industrial, na melhora da produtividade em diversos setores. Estamos entusiasmados com a oportunidade que temos pela frente, enquanto essas duas empresas complementares unem forças”.
“Na Comau encontramos um parceiro que compartilha nossos valores de qualidade, inovação e compromisso com o sucesso do cliente”, acrescentou Franco Togni, Fundador da Automha. “Este novo capítulo representa não apenas um momento de crescimento para a Automha, mas também a continuação da jornada que começou em 1979. Estou ansioso pelo futuro que nos espera, sabendo que, junto com a Comau, continuaremos a construir excelência, expandir nosso impacto global e alcançar um tamanho adequado para manter uma posição de liderança em um mercado que aumenta a competitividade e as dimensões dos projetos”.
www.comau.com