www.engenharia-brasil.com
06
'25
Written on Modified on
ROCKWELL AUTOMATION INVESTE PARA FORTALECER PRESENÇA NO MERCADO DE OEMS NA AMÉRICA LATINA
Companhia aposta em capacitação e tecnologias avançadas para impulsionar a eficiência industrial na região.
www.rockwellautomation.com

A Rockwell Automation está fortalecendo sua atuação no mercado de OEMs (Fabricantes de Equipamentos Originais) na América Latina. A companhia planeja expandir entre 10% e 20% ao ano as equipes dedicadas ao atendimento de OEMs em cada um dos países onde opera na região. Atualmente, a empresa está presente em 19 países latino-americanos, incluindo Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia e Peru.
Esse movimento acompanha o aquecimento do setor industrial na região. Segundo a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), o investimento estrangeiro direto (IED) na América Latina avançou mais de 7% em 2024, totalizando quase US$189 bilhões.
De acordo com Gerente do Programa OEM para a América Latina na Rockwell Automation, Rafael Pezzella Chiea, a companhia conta com uma estrutura regional robusta e preparada para apoiar os fabricantes de máquinas de cada país, composta por um diretor de fabricantes de máquinas de OEMs, gerente e equipes locais de vendas, além de suporte técnico especializado.
"Trata-se de um segmento estratégico, pois o OEM é peça-chave em qualquer operação industrial. Costumo dizer que, após a aquisição do terreno para a construção de uma nova planta, o passo seguinte é o investimento em maquinário. É nesse momento que nós, como fornecedores de tecnologia, temos o papel essencial de apoiar os fabricantes de máquinas na entrega de soluções de alto valor para os clientes finais," destaca Pezzella.
Tecnologia avançada para OEMs
A Rockwell Automation possui um portfólio abrangente voltado ao setor de OEMs, desenvolvido para atender tanto aos fabricantes quanto às demandas dos clientes finais. A companhia é capaz de fornecer todo o sistema de movimentação da máquina, o controle de processos (incluindo skids de processo), o controle de robôs e de linhas de produção, além de toda a estrutura de visualização, análise e diagnóstico da operação. Além disso, a Rockwell entrega soluções já preparadas para operarem em um ecossistema digital. Isso inclui integração com sistemas em nuvem, análise de dados e soluções de inteligência artificial voltadas à otimização da produção.
"A Rockwell promove não apenas a longevidade dos equipamentos, mas, acima de tudo, sua disponibilidade contínua. Em uma linha de produção, o pior cenário possível é a parada não planejada de uma máquina. Com os recursos de inteligência artificial embarcados, as máquinas conseguem antecipar falhas e acionar alertas antes que o problema ocorra, garantindo mais previsibilidade e continuidade operacional," pondera Pezzella.
Esse nível de inteligência e conectividade assegura não apenas a disponibilidade do equipamento, mas também a confiança de que a operação continuará fluindo com eficiência, previsibilidade e segurança.
Desafios na região latino-americana
Pezzella ressalta que temas como otimização, Indústria 4.0 e sistemas autônomos já são realidade no cenário atual. "Vivemos em um mundo altamente conectado, no qual a produção latino-americana abastece não apenas os mercados locais, mas também Estados Unidos, Europa, Ásia e outras regiões. Por isso, a Rockwell garante que as mesmas tecnologias desenvolvidas para os mercados mais avançados também sejam aplicadas aqui, com o mesmo padrão de excelência," destaca o executivo.
Como parte de sua estratégia de apoio ao ecossistema OEM, a Rockwell investe fortemente na capacitação dos fabricantes de máquinas que utilizam suas tecnologias. Ao incorporar as soluções da empresa em seus equipamentos, os OEMs têm acesso a treinamentos especializados que otimizam o uso de cada recurso.
"Esse investimento é viabilizado por meio da Rockwell Automation University, universidade corporativa da companhia, que oferece uma grade abrangente de cursos voltados à formação técnica. Entre os temas estão: operação de Interfaces Homem-Máquina (IHM), controle de robôs, movimentação de máquinas, visualização, data ready e outros conteúdos essenciais para a eficiência e inovação na manufatura," finaliza Pezzella.
www.rockwellautomation.com