www.engenharia-brasil.com
15
'25
Written on Modified on
Petrobras Entrega primeiro lote ARLA 32 da Ansa
A Petrobras entregou seu primeiro lote de ARLA 32 da fábrica da Ansa, retomando a produção em parceria com a Yara para reduzir a dependência do Brasil de fertilizantes importados.
petrobras.com.br

A Petrobras realizou na última semana a entrega do primeiro lote de ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo), na Araucária Nitrogenados S.A. – Ansa, subsidiária integral da companhia, em Araucária (PR). O ARLA 32 está sendo produzido por meio de um contrato de industrialização por encomenda da Yara, líder global em nitrogenados, que é responsável pelo fornecimento da ureia e pela comercialização do produto final, conforme acordo assinado pelas duas companhias e comunicado ao mercado em novembro de 2024. Os testes e o início da produção começaram em junho deste ano, conforme divulgado pela Petrobras na ocasião.
O marco representa a retomada da produção nacional do ARLA 32 pela Petrobras e é a primeira entrega de um produto da Ansa ao mercado após a hibernação da planta, em 2020. Depois da aprovação do retorno das atividades operacionais, em junho de 2024, a fábrica passou por um conjunto de intervenções de manutenção, visando assegurar a integridade dos equipamentos e a adequação da planta para a retomada da produção. A partida da planta de ureia está prevista para os próximos dias.
“O setor de fertilizantes tem importância estratégica para a Petrobras. Estamos retomando os investimentos nesse segmento, a partir de estudos de viabilidade técnica e econômica, com o objetivo de ampliar nosso mercado de gás e contribuir para a redução da dependência da importação de fertilizantes no Brasil. Além disso, com a produção de ARLA 32, mais do que diversificar nosso portfólio, estamos contribuindo com um produto essencial para redução de emissões veiculares e preservação ambiental”, afirma o diretor de Processos Industriais da Petrobras, William França.
A expectativa é alcançar uma produção mensal de 3 milhões de litros, com as primeiras entregas destinadas aos estados do Paraná e Santa Catarina.
www.petrobras.com.br