www.engenharia-brasil.com
20
'25
Written on Modified on
TETRA PAK LANÇA ROBÔ DE INSPEÇÃO DE INTEGRIDADE EM ESPAÇOS CONFINADOS
A Tetra Pak lança Robô de Inspeção para espaços confinados, solução segura, eficiente e sustentável para tanques e torres, reforçando compromisso com segurança e sustentabilidade.

A Tetra Pak apresenta seu novo Robô de Inspeção para espaços confinados, uma alternativa tecnológica mais eficiente, segura e sustentável para a inspeção interna de tanques e torres de secagem, refletindo o compromisso da Tetra Pak como parceira de ponta a ponta da indústria, cujo objetivo é manter os elevados padrões de segurança, desempenho operacional e sustentabilidade ao longo de toda a cadeia produtiva.
“O Robô de Inspeção é uma materialização do compromisso da Tetra Pak com a inovação, desempenho operacional e o cuidado com a segurança das pessoas. Como parceiros da indústria, nosso objetivo é reduzir o tempo de parada de produção, com soluções eficientes, higiênicas e com grande foco em qualidade,” afirma Renzo Perazzolo, Diretor de Serviços da Tetra Pak Brasil.
Diferente dos métodos tradicionais, que exigem até 8 horas de preparação e expõem operadores a riscos e produtos químicos, a solução da Tetra Pak realiza a inspeção em menos tempo, sem pessoas dentro dos tanques ou uso de substâncias químicas. Todo o processo começa com os técnicos da Tetra Pak posicionando o robô dentro do tanque, seguindo rigorosamente os protocolos de segurança e qualidade. Em cerca de 20 minutos, a configuração é concluída e a inspeção pode ser iniciada.
Já com o robô dentro do tanque, por meio de uma câmera de alta resolução e mais precisa que os olhos humanos, os técnicos, à distância, podem identificar rachaduras, fissuras, furos, restos de produtos e outros possíveis defeitos. Esse processo leva em torno de 8 horas, enquanto o tempo da inspeção convencional pode chegar a 72 horas. Após o levantamento dessas informações, a Tetra Pak fornece um relatório completo e detalhado das condições dos tanques ou torres de secagem. Dessa forma, os parceiros podem basear suas decisões para o processo de manutenção dos equipamentos em fatos e dados.
Ao eliminar a entrada de pessoas em espaços confinados, o Robô melhora os índices de saúde e segurança e ainda reduz o tempo de parada de produção, diminuindo o custo operacional e gerando economia e ganhos de produtividade.
www.tetrapak.com