www.engenharia-brasil.com
HAIMER

Onde as aparas voam...

... Porta-ferramentas desempenham um papel importante no processo de confiabilidade

Onde as aparas voam...
B01_HAIMER_Pilatus_PC-12 NG_1557
O bem sucedido Pilatus Turboprop aeronave multi-função PC12: como todos os outros aviões Pilatus, que consiste principalmente de componentes estruturais de alumínio.
Imagen: Pilatus Aircraft

Em 2016 Pilatus Aircraft Ltd instalou um novo sistema de manufatura para usinagem de peças estruturais feitas em alumínio. Com o objetivo de obter a desejada qualidade e precisão da superfície durante a operação de fresagem em alta velocidade, o fabricante da aeronave confia continuamente nas soluções oferecidas pela HAIMER: uma grande variedade de porta-ferramentas e suas respectivas máquinas de Indução Térmica e de Balanceamento.

Sempre que alguém na indústria de usinagem de precisão fala sobre voar, uma coisa é normalmente levantada: aparas. Isto também se aplica ao Pilatus Aircraft Ltd, o único fabricante suíço de aeronaves. Na sede, em Stans, na Suíça, tudo gira em torno do tema "voar", mas a usinagem de peças estruturais também desempenha um papel importante. Em 2016, a Pilatus investiu em um sistema de usinagem de volume completamente modernizado a fim de melhorar ainda mais a qualidade e a eficiência da produção. Os principais elementos da produção melhorada são dois novos sistemas de fabricação flexíveis que são executados com total automação e garantem maior qualidade e um processo estável.

Walter Duss, Diretor de Fresagem, ressalta que as ferramentas bem balanceadas são absolutamente necessárias: "Somente o alto grau de balanceamento do conjunto completo de ferramentas em uma máquina de balanceamento HAIMER - juntamente com as porta-ferramentas HAIMER garantem usinagem e superfícies sem vibrações. Além disso, a alta precisão de saída aumenta significativamente a vida útil do fuso e das ferramentas.

De acordo com a experiência de Patrik Odermatt, líder de equipe de processamento mecânico e responsável pela divisão interna de ferramentas na Pilatus, o porta-ferramentas de alta qualidade, que oferecem estabilidade a longo prazo e precisão no acabamento definitivamente compensam. É por esta razão que ele tem trabalhado com a HAIMER em Igenhausen por muitos anos. Ele usa os porta-ferramentas de ajuste HAIMER Shrink Fit e os porta-ferramentas de alta precisão, juntamente com as correspondentes máquinas de pré-ajuste, indução térmica e balanceamento que estão disponíveis na oficina de ferramentas Pilatus e que serve como centro de serviço interno de gerenciamento de ferramentas. "Em relação a temas como qualidade, relação/preço, desempenho, consulta e suporte, nossa experiência com a HAIMER é muito positiva", explica Patrik Odermatt. "É por isso que tomamos a decisão de confiar continuamente e exclusivamente na tecnologia de manutenção de ferramentas da HAIMER quando se trata de nosso novo sistema de fabricação. Usamos exclusivamente ferramentas que estão presentes na HAIMER e são padrão como Shrink Fit Chucks, Power Shrink Chucks ulta curto e longo bem como o Power Mini Shrink Chucks, e o especial Face Mill Arbors."

Uma vez que a Pilatus está trabalhando com muitas peças diferentes que são extremamente finas com espessuras de parede ≤ 1,2 mm e bolsas profundas, a vasta gama de porta-ferramentas HAIMER foi considerada importante. Além disso, a HAIMER demonstrou flexibilidade em relação à interface do fuso: para os novos sistemas de fabricação era necessário um porta-ferramentas especial HSK-A 63/80. Após uma estreita cooperação com a Pilatus, a HAIMER desenvolveu um programa para esta interface e adicionou-o à sua cartela de entrega padrão.

A HAIMER também se mostra inovadora com o sistema patenteado de bloqueio mecânico de dados, que fixa o suporte de dados RIFD no porta-ferramentas. A Pilatus utiliza esta solução para garantir que, mesmo com as rotações mais altas, os suportes de dados estejam firmemente fixados e não possam separar-se do porta-ferramentas.
De acordo com o especialista em ferramentas Odermatt, uma das maiores vantagens de trabalhar com a HAIMER é o fato de que você pode obter toda a tecnologia de manutenção de ferramentas de uma única fonte. "Para cada HAIMER Shrink Fit Chuck, os parâmetros necessários já estão integrados nas máquinas de indução", afirma Odermatt. "O desempenho e o tempo de aquecimento são ideais e garantem um processo confiável ao pressionar um botão. E o balanceamento também é fácil de realizar ".

Nossos Contatos:
Pilatus Flugzeugwerke AG
Postfach 992
6371 Stans, Suiça
Telefon: +41 41 619 61 11
Fax: +41 41 610 92 30
http://www.pilatus-aircraft.com
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Material em video:
No canal da HAIMER no YouTube você também pode achar o exitoso video com o relatório das aplicações do Pilatus.
Você pode usar o vídeo para sua edição on-line ou seu website.
https://www.youtube.com/watch?v=PM7FmJp4tIg

Onde as aparas voam...
B02_HAIMER_Pilatus_B7A0098
Os novos sistemas de produção flexíveis da Pilatus em Stans são regularmente equipados com porta-ferramentas HAIMER (na figura: mandril de encaixe com interface HSK-A 63/80).

Onde as aparas voam...
 
Onde as aparas voam...
B03_HAIMER_Pilatus_7962 / B03_HAIMER_Pilatus_B7A0338
Cinta para a aeronave multi-função PC-12: 380kg material bruto é transformado em uma peça de 35kg acabado.

Onde as aparas voam...
B04_HAIMER_Pilatus_7966
Tipicos components estruturais com grau de corte de mais de 95%

Onde as aparas voam...
B05_HAIMER_Pilatus_7954
Ferramentas balanceadas estão disponíveis na oficina e podem ser usadas a qualquer momento.

Onde as aparas voam...
B06_HAIMER_Pilatus_B7A9283
Procedimento de indução fácil e repetitivo: para cada HAIMER Shrink Fit Chuck os parâmetros necessários já estão integrados na HAIMER Power Clamp Premium.

Onde as aparas voam...
B07_HAIMER_Pilatus_B7A9578
Com a máquina de balanceamento HAIMER Tool Dynamic Comfort, o grau de balanceamento do conjunto completo da ferramenta é inspecionado e corrigido em G2.5 a 33.000 rpm.

Onde as aparas voam...
 
Onde as aparas voam...
 
Onde as aparas voam...
B08_HAIMER_Pilatus_B7A9237 / B08_HAIMER_Pilatus_Data-LockB1 / B08_HAIMER_Pilatus_Data-LockB2
Para o Chip RFID (suporte de dados com o qual você pode salvar dados importantes da ferramenta), a HAIMER oferece um sistema de bloqueio mecânico que fixa o chip no suporte da ferramenta (mesmo em altas rotações) sem influenciar a qualidade de leitura e escrita do Chip RFID.

Onde as aparas voam...
B09_HAIMER_Pilatus_7931
Patrik Odermatt, chefe de equipe do Processamento Mecânico e Walter Duss, diretor de fresamento, possuem a mesma opinião: "A HAIMER é o parceiro ideal para nós e são fornecedores titulares de ferramentas, tecnologia de indução e balanceamento com máquinas fáceis de manusear. A qualidade dos produtos é continuamente elevado."

Onde as aparas voam...
B10_HAIMER_Pilatus_B7A9699
Patrik Odermatt (à esquerda) e Walter Duss (meio) do fabricante de aeronaves Pilatus e Tobias Völker, especialista em ferramentas da HAIMER, estão satisfeitos com a sua bem-sucedida cooperação no campo do corte de metal em volume.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP