www.engenharia-brasil.com

Renishaw em Portugal: mais de três décadas de compromisso com a automação da maquinação

Portugal, com uma indústria dinâmica e altamente automatizada, consolida a Renishaw Ibérica como parceiro-chave para oficinas que procuram maior precisão, eficiência e melhor controlo de qualidade.

  www.renishaw.com
Renishaw em Portugal: mais de três décadas de compromisso com a automação da maquinação

Portugal tem um sector industrial dinâmico, onde a máquina-ferramenta desempenha um papel estratégico como motor de produtividade e inovação. Com uma indústria que representa cerca de 18% do PIB, na qual a indústria transformadora é a atividade com maior peso, e uma utilização da capacidade instalada superior a 80%, o país mantém uma base produtiva sólida, cada vez mais comprometida com a precisão, eficiência e automação. Neste contexto, a Renishaw Ibérica afirmou-se como um parceiro tecnológico de referência para empresas portuguesas de maquinação, procurando melhorar os seus processos de fabrico e o controlo de qualidade.

Mais de 30 anos ao lado da indústria portuguesa
A Renishaw opera em Portugal desde 1991, oferecendo soluções inovadoras em metrologia industrial, controlo de processos e fabrico aditivo. Embora a empresa não tenha escritório próprio no país, conta com uma equipa de vendas residente liderada por Filipe Veríssimo, o seu director de vendas. "A nossa relação com Portugal é de longo prazo. Começámos com apenas uma pessoa e hoje temos uma equipa consolidada que nos permite oferecer proximidade e suporte técnico de elevada qualidade", explica Veríssimo.

Nos últimos anos, a multinacional britânica, cuja sede na Península Ibérica se situa na cidade de Gavà (Barcelona), consolidou a sua posição no mercado português graças, em parte, a importantes acordos de colaboração com importadores de máquinas-ferramenta e máquinas de medição por coordenadas (CMM) que lhe permitem posicionar a sua tecnologia transversalmente nos dois pilares da produção moderna: Fabrico e controlo de qualidade.
Além disso, a empresa promove também a inovação local ao colaborar com o Instituto Politécnico de Setúbal em projectos de fabrico aditivo. Como resultado, a Renishaw Ibérica colaborou com empresas importantes como a TAP Air Portugal e a subsidiária portuguesa do Grupo Lauak, um conceituado fabricante de componentes para a indústria aeronáutica, em projectos que a posicionam como um parceiro tecnológico de referência em sectores altamente especializados.

"A máquina-ferramenta é uma das pedras angulares da nossa actividade, devido ao seu papel fundamental em indústrias como a aeronáutica e automóvel, onde o rigor é elevado e a fiabilidade é inegociável", afirma Leonardo Marques, director de desenvolvimento de negócios da divisão de Metrologia Industrial da Renishaw Ibérica. "A nossa tecnologia ajuda os fabricantes a manter a precisão e a produtividade mesmo em processos de alta variabilidade ou pequenas séries", acrescenta.

Uma dessas tecnologias é o sistema de medição Equator-X™ 500, um equipamento pioneiro para medição em chão de fábrica, que integra dois modos de inspeção, absoluto e por comparação. Esta versatilidade, juntamente com a capacidade de realizar medições a alta velocidade (até 250 mm/s absolutos e até 500 mm/s em comparação), é adequada às necessidades dos fabricantes portugueses que produzem uma grande variedade de peças em lotes pequenos ou médios, ou peças cujo design muda frequentemente.

A Renishaw Ibérica apresentou pela primeira vez o Equator-X™ 500 na MOLDPLAS, a principal feira do sector de moldes e plásticos, realizada 13 a 15 de novembro na Batalha. Esta presença é somada à sua participação regular noutros eventos-chave no país, como a EMAF, refletindo o forte desejo da empresa de se manter próxima da indústria portuguesa.


Renishaw em Portugal: mais de três décadas de compromisso com a automação da maquinação

Automação e controlo de processos: o futuro da área de produção
O compromisso de Renishaw com a automação vai além da metrologia. As suas soluções integram o controlo de processos em todas as fases da maquinação, desde a calibração da máquina e verificação de ferramentas até à inspeção em linha das peças, reduzindo o tempo de inactividade, minimizando rejeições e melhorando a rastreabilidade da produção. Esta abordagem abrangente é fundamental para as áreas de produção portuguesas, especialmente para sectores altamente exigentes como os fabricantes de moldes, onde a precisão em micrómetros faz a diferença.

"O mercado português combina tradição industrial com uma forte vocação para a inovação", diz Veríssimo. Pretendemos continuar a crescer em conjunto com os nossos clientes, ajudando-os a tirar partido da automação e da metrologia inteligente para aumentar a sua competitividade."

www.renishaw.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP