www.engenharia-brasil.com
NORD Drivesystems

Uma escolha simples

Acionamentos para o setor da logística rentáveis em três configurações pré-definidas

Uma escolha simples
Imagem 1: a padronização permite economizar até 70% do custo total de propriedade (TCO) em acionamentos para sistemas de transporte

Em fábricas com muitas unidades de acionamento, o custo total de propriedade pode ser reduzido em até 70% por meio do gerenciamento inteligente de variantes. Por esse motivo, a NORD DRIVESYSTEMS definiu três tamanhos para acionamentos de frequência variável, eficientes para sistemas de manuseio de materiais e aplicações de transportadores. Esses tamanhos abrangem os requisitos funcionais e de desempenho mais comuns em centros de distribuição postal, aplicações intralogísticas e sistemas de manuseio de bagagem. Os sistemas de acionamento padronizados simplificam muito a compra, a projeção, o comissionamento e a manutenção de estoque de peças sobressalentes. Além disso, são particularmente fáceis de instalar, operar e manter.

Ao limitar o número de variantes, é possível alcançar maiores economias no custo total de propriedade (TCO) do que com qualquer outra medida, com exceção da redução do consumo de energia. Por isso, os fabricantes de acionamentos devem conseguir fornecer padronizações de sistemas de acionamento viáveis para setores industriais específicos. As variantes pré-definidas também beneficiarão os clientes, simplificando o processo de aquisição, desde a primeira compra de acionamentos às encomendas que possam suceder. A existência de menos variantes também facilitará o gerenciamento do inventário. Adicionalmente, o planejamento e os processos de engenharia serão menos complexos para todos: o fornecedor de acionamentos, OEM e usuário final. O desafio consiste em selecionar o menor número de configurações de acionamentos possível, mas que ainda assim se adequem às mais variadas tarefas sem que sejam solicitadas. Os engenheiros de acionamentos precisam, portanto, analisar detalhadamente os padrões de operação de acionamentos específicos do setor e as necessidades específicas em função da aplicação. A NORD DRIVESYSTEMS tem projetado tecnologia de acionamento eficiente para intralogística e aeroportos por muitos anos. Com base em sua vasta experiência, a fabricante alemã desenvolveu a linha LogiDrive de três variantes de acionamentos pré-definidos otimizada para essas aplicações. Os sistemas LogiDrive asseguram processos de compra, engenharia, manutenção de sistemas e processos de treinamento de pessoal mais ágeis. Somente é necessário manter algumas peças de reposição em estoque. Desse modo, o TCO em centros de distribuição postal, armazéns e sistemas de manuseio de bagagem pode ser reduzido em até 70%.

Três variantes, muita flexibilidade

A linha LogiDrive é a solução para sistemas de transporte que se estendem por muitas centenas de metros. Os inversores de frequência permitem uma simples conexão em cadeia; cabos de alimentação curtos podem ser conectados de um acionamento ao seguinte. A NORD concebeu essa linha para a tecnologia de intralogística e aeroportos. As três variantes de motoredutor cumprem todos os requisitos de desempenho comuns. Motores síncronos de imãs permanentes IE4 com potências nominais de 1,1 kW, 1,5 kW ou 2,2 kW são combinados com engrenagens helicoidais cônicas de duas fases eficientes em dois tamanhos para torques de até 260 Nm. Inversores de frequência robustos da série NORDAC LINK permitem uma gama variada de velocidades. Os sistemas incluem uma grande capacidade de sobrecarga e oferecem uma gama exclusiva e versátil de funções. Estão disponíveis interfaces para todos os protocolos de comunicação comerciais, incluindo PROFINET, Ethernet POWERLINK, EtherCAT e EtherNet/IP.

Uma escolha simples
Imagem 2: interruptores de configuração e manutenção facilmente acessíveis na rede de distribuição de campo

Eficientes e muito fáceis de usar

Os sistemas LogiDrive são fáceis, rápidos e seguros de instalar, graças aos conectores plug-in codificados. Interruptores de manutenção, interruptores de chave e interruptores de direção nos dispositivos permitem acesso direto e flexível aos eixos de acionamento individuais, para configuração ou manutenção. Os sensores e atuadores podem ser conectados por meio de conectores M12. Os dados de sensores coletados pelos inversores podem ser transmitidos para sistemas mais avançados, reduzindo cabeamentos desnecessários. Inversores plug & play pré-parametrizados ajudam também a simplificar a manutenção. Os componentes dos acionamentos podem ser substituídos facilmente. Ao invés de substituir unidades de acionamento completas, por exemplo, basta somente mudar o motoredutor. Graças às suas carcaças em liga leve, os acionamentos compactos podem ser facilmente manuseados: são em média 25% mais leves do que os acionamentos de ferro fundido. Os sistemas de motores síncronos LogiDrive IE4 ou Super Premium Efficiency maximizam por completo seu potencial de economia de energia em sistemas de transporte que operam frequentemente com carga parcial. Ao consumir muito menos energia, os custos de investimento são compensados em pouco tempo.

Uma escolha simples
Uma escolha simples
Imagens 3 e 4: os sistemas LogiDrive estão equipados com motores IE4 que pagam seus custos de investimento muito rapidamente em aplicações de operação com carga parcial frequente

Segurança integrada

Os sistemas LogiDrive alimentam com eficiência e segurança transportadores horizontais, inclinados e verticais. Um monitor de carga protege o equipamento acionado parando o motor em caso de aplicações bloqueadas. A NORD pode mesmo implementar os recursos de segurança STO e SS1 de acordo com a norma EN 61800-5-2 para todos os eixos de acionamento por meio de módulos eletrônicos com certificação TÜV. Ao aplicar controle de vetores orientados para os trabalhos em campo, os inversores alcançam um controle de elevada precisão. Em aplicações de elevação, por exemplo, fornecem torque total a partir da velocidade zero e oferecem velocidades definidas com confiança mesmo em situações de flutuação de carga. O inversor padrão inclui ainda opções de conexão para codificadores incrementais e absolutos. Os acionamentos gerenciam posicionamentos absolutos e relativos, bem como frenagem inteligente. As posições e distâncias podem ser programadas por meio de barramentos ou diretamente no dispositivo. Múltiplos acionamentos em operações principais/secundárias têm a capacidade de sincronizar velocidades ou posições. Com funções de CLP e controlador PI integradas e uma vasta gama de interfaces de sensor, esses sistemas podem também ser utilizados para acionar equipamentos modulares totalmente autônomos em instalações maiores.

Uma escolha simples
Imagem 5: um vídeo no canal de YouTube da NORD sobre a série NORDAC LINK de redes de distribuição de campo demonstra as principais características, como as opções de conexão simples e flexíveis

Conclusão

A NORD DRIVESYSTEMS tem uma vasta experiência prática no campo da tecnologia de transportadores. A fabricante de acionamentos projetou sistemas de acionamento eficientes para centenas de instalações de intralogística e aeroportos em todo o mundo. A empresa tira partido de um grande programa modular de componentes de acionamento que são fabricados internamente. Os motores economizadores de energia são adequados para uso em todo o mundo e estão disponíveis em todas as classes de eficiência comuns. O portfólio de redutores da NORD inclui inúmeros tipos de redutores e abrange uma enorme gama de torques e relações de redução. Os Inversores de frequência fornecem inteligência aprimorada em segmentos de fábrica e asseguram alta eficiência, especialmente em operações de carga parcial. Além disso, inversores eletrônicos permitem um ajuste de velocidade muito flexível. Isso permite limitar as variantes de acionamentos em instalações maiores a somente alguns tamanhos e relações de redução. Os novos sistemas LogiDrive para aeroportos e outras aplicações de logística demonstram os benefícios do gerenciamento de variantes altamente simplificado e as principais economias de custo associadas.

Vídeo de produto: nord.click/vq7g
Página de produto: nord.click/kpgh

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP