www.engenharia-brasil.com
NORD Drivesystems

Sistemas de acionamento em conformidade com a diretiva ATEX: segurança garantida

Quer seja no setor químico, farmacêutico ou alimentar: os gases ou poeiras inflamáveis presentes nas indústrias de processamento constituem sérios riscos de segurança para pessoas e máquinas. A NORD DRIVESYSTEMS é um fabricante certificado há muitos anos e desde 2003 que o seu portefólio de produtos inclui soluções de acionamento em conformidade com a diretiva ATEX como motores com proteção contra explosões de poeira ou gás, unidades de transmissão e tecnologias de acionamento eletrónicas para Zonas 1, 2, 21 ou 22.

Sistemas de acionamento em conformidade com a diretiva ATEX: segurança garantida
NORD_drive_system.jpg: a NORD DRIVESYSTEMS fornece sistemas de acionamento configurados individualmente em conformidade com a Diretiva da UE 2014/34/UE e a IEC Ex para aplicação em atmosferas potencialmente explosivas

A NORD DRIVESYSTEMS fornece sistemas de acionamento configurados individualmente em conformidade com a Diretiva da UE 2014/34/UE e a IEC Ex para aplicação em atmosferas potencialmente explosivas. A empresa especialista em acionamentos conta com muitos anos de experiência no que se refere a proteção contra explosões de poeira ou gás e produz há mais de uma década motores com proteção contra explosões que respeitam até os mais rigorosos requisitos. Os sistemas de acionamento com proteção contra explosões podem ser operados em atmosferas com poeira da categoria 2D ou 3D (Zonas 21 e 22), bem como em atmosferas com gás da categoria 2G ou 3G (Zonas 1 e 2). Também está disponível proteção combinada contra explosões de poeira e gás.

A NORD fornece soluções de acionamento específicas em função da aplicação com configurações individuais e equipamento do seu sistema modular suportado por SAP com processos de configuração validados em conformidade com a norma ISO 9001. Com base nas especificações dos clientes, a NORD efetua cálculos individuais testando a conformidade com a diretiva ATEX e fornece placa de identificação devidamente modificada. Se necessário, os intervalos de manutenção determinados para as aplicações específicas podem ser afixados nas respetivas placas de identificação.

A empresa oferece conceitos de acionamento flexíveis com motores opcionalmente desenvolvidos para utilização com conversores, bem como a possibilidade de montagens em motores IEC ou NEMA. Em muitos casos, podem ser montados diretamente na unidade de transmissão para soluções especialmente compactas. Dependendo da zona de proteção contra explosões, é possível integrar várias soluções, como um ventilador externo, um mecanismo de proteção ou um travão. A gama de produtos para proteção contra explosões da NORD inclui sistemas para temperaturas ambiente de até +60 °C e caracteriza-se pela sua abrangência global com documentação em mais de 20 idiomas.

De forma a manter a qualidade da produção, da inspeção e dos produtos, a NORD DRIVESYSTEMS trabalha estreitamente com o Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB) e com a DEKRA EXAM GmbH. Todos os motores de categoria 2 possuem certificação de teste de tipo. Os acionamentos com proteção contra explosões da NORD são utilizados em praticamente todos os setores industriais numa enorme variedade de aplicações para acionar, por exemplo, bombas, agitadores ou equipamento de elevação.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP