www.engenharia-brasil.com
NORD Drivesystems

Motoreredutores da Nord Drivesystems para a Durance Granulats

A SMIL escolheu os motoreredutores da Nord Drivesystems para o seu novo sistema transportador na pedreira de Gardanne, que é explorada pela Durance Granulats no Sul da França. Esta escolha irá ter como consequência um aumento de 25% na capacidade de processamento do minério, passando das 400 000 toneladas para as 500 000 toneladas por ano.

Motoreredutores da Nord Drivesystems para a Durance Granulats
A SMIL é uma empresa que fabrica caldeiras, desenha e instala equipamento de processamento pesado direcionado para três mercados principais: pedreiras e minas, construção industrial e aplicações aeronáuticas e marítimas. A empresa foi contratada para instalar todo o sistema de processamento de uma fábrica, incluindo 25 transportadores de correia, para a DURANCE GRANULATS (empresa do Grupo EUROVIA), numa pedreira em Gardanne no Sul da França. A fábrica, antiga e obsoleta, foi parcialmente desmosntada e o equipamento foi totalmente renovado. Isso significa que agora podem ser explorados três tipos de materiais em vez de um: o primeiro, extraído no local, o segundo, a uma distância de 30 km da pedreira, que destina-se à produção de areia, cascalho, balastro e materiais minérios para trabalhos que se destinam, principalmente, às estradas (base da estrada e camadas intermédias), mas também à indústria e, particularmente, à remoção das emissões de enxofre da central eléctrica da Gardanne. O terceiro tipo é proveniente de uma unidade de reciclagem para a recuperação de materiais dos escombros das obras públicas demolidas. O transportador de correia fornece a ligação entre o local de chegada da matéria-prima, o equipamento de recuperação e o destino final da mesma, neste processo.

"Para este novo sistema, a Nord Drivesystems era evidentemente uma das empresas que nos interessava tanto pela performance como também pela resistência dos equipamentos", afirmou Mathieu Kasprzak, Diretor de Operações da Durance Granulats. "Assim que comparamos as qualidades, a Nord ofereceu a melhor solução tanto a nível técnico com a nível econômico. Necessitávamos de uma solução robusta e altamente confiável que não excedesse o nosso orçamento limitado", explicou o Sr. Herry, Director de Projectos da SMIL. Assim foram escolhidos os motoredutores de engrenagens SK90 da Nord. Eles são blindados de acordo com o padrão IP55 e possuem um sistema de proteção contra funcionamento inverso. Trata-se de um sistema mecânico que é acionado quando o transportador de correia é parado para evitar que a correia comece a andar para trás devido ao peso da carga. Este dispositivo é incorporado nas engrenagens. Ao todo foram adquiridos 26 motoredutores com uma potência entre 2,2 kW e 22 kW.

Foram necessários de seis a oito meses para instalar e colocar todo o sistema com os 25 transportadores de correia em funcionamento. A pré-montagem foi realizada na oficina para adaptar os motoredutores às cabeças das transportadoras. Foram escolhidos motores universais com flanges IEC. No caso de uma falha, existe a possibilidade de adaptar outros modelos que irão funcionar como uma substituição de emergência. "Pedimos encaixes universais de modo que o cliente conseguisse realizar reparações rápidas no caso de uma falha, mas a Nord está tão empenhada na assistência pós-venda que necessita de apenas 2 dias para realizar as reparações no local. Nas fases do estudo preliminar também recebemos um excelente apoio técnico da equipa da Nord que nos ajudou a selecionar o melhor equipamento para esta aplicação", acrescentou o Sr. Herry.

Além deste empreendimento, foi escolhida,para outra fábrica, uma dúzia de motoredutores da Nord Drivesystems para mais 7 ou 8 transportadores da Durance Granulats. "A Nord será um dos nossos parceiros para projetos futuros", concluiu o Sr. Herry.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP