www.engenharia-brasil.com
British Steel

Mais de 100 km de via férrea equipados com o sistema Silent Track

Até à data, o sistema de isolamento de som SilentTrackâ, desenvolvido pela Tata Steel, foi instalado em mais de 100 km de vias férreas em todo o mundo. Para cada instalação, o sistema é especialmente adaptado pelos engenheiros da Tata Steel, de modo a aumentar a eficácia numa via do cliente e no ambiente de operação. Instalações internacionais recentes, incluindo Oslo, Sidney e o Vale do Reno, demonstraram a redução dos elevados níveis de ruído graças a esta implementação e à flexibilidade do sistema SilentTrack®.

Mais de 100 km de via férrea equipados com o sistema Silent Track
Todos os tipos de design de via férrea (definidos por tipo de carril, rigidez da palmilha, design do gancho e da travessa) respondem de forma diferente quando os comboios passam, logo, o ruído produzido tem um conjunto de frequências diferentes. A Tata Steel está apta a analisar as características das vias férreas e garantir que o isolamento seja configurado de modo a absorver as vibrações com as frequências que produzem a potência acústica mais alta. Através deste método inovador, o desempenho do SilentTrack® é optimizado.

Foi solicitado à Tata Steel que examinasse a secção de linha na rede de comboios ligeiros em Oslo, que havia sido objecto de reclamações por parte de vizinhos devido ao elevado nível de ruído. Particularmente perturbador era o fenómeno de "música dos carris" antes de o comboio se aproximar. Neste ponto, a via férrea era composta de carris 49E1 em travessas de betão em centros de 670 mm com uma fixação Pandrol Fastclip. Após a instalação do SilentTrackâ, foram feitas medições do ruído de passagem de modo independente, demonstrando uma redução do ruído de passagem de entre 6 dB(A) e 7 dB(A) - e o desaparecimento dos carris "musicais".

Na Austrália, a Tata Steel forneceu o sistema SilentTrackâ para uma secção nova de 16 km de uma linha de suburbanos nos subúrbios de Sidney, que viajava principalmente um túnel, e onde os níveis de ruído dentro dos comboios estavam acima dos níveis aceitáveis. A avaliação do formato da via férrea utilizada demonstrou que o ruído de andamento era a principal fonte de ruído nos comboios. A Tata Steel adaptou um dos seus designs de isolamento de modo a que se aplicasse à construção da via da laje, que usava uma secção de carril australiano AS60 em suportes flexíveis com centros de 750 mm. O sistema foi escolhido após uma avaliação técnica realizada pelo Cliente que considerou-o a melhor solução para resolver os problemas de ruído, minimizando também o impacto nas operações de manutenção diárias dos comboios e das vias férreas. As medições feitas pelo consultor acústico do Cliente quanto à taxa de diminuição da via (a medição da taxa que a vibração de produção de ruído reduz) mostrou melhorias com uma média de 5,5 dB/m com nas principais frequências de produção de ruído.

Quando a Deutsche Bahn precisava de um parceiro para examinar os benefícios de utilizar isoladores de carris para controlar o ruído, a Tata Steel foi a escolha mais lógica. O design do isolador de carril SilentTrack® foi adaptado para ser usado na via férrea da Deutsche Bahn e fornecido pela Tata Steel para ser testado como parte do projecto SILENCE financiado pela UE. Este design adaptado foi então mais amplamente usado na linha do Reno, onde as vias férreas exaustivamente usadas em ambos os lados do Reno têm maior impacto de ruído em todo o vale do Reno. A via aqui é predominantemente composta por carris de tipo UIC60, em travessas de betão com centros de 600 mm. É usada uma palmilha relativamente rígida, algo que não favorece a utilização de isoladores de carris. No entanto, medições independentes da redução do ruído de passagem obtidas através da utilização do sistema SilentTrackâ indicaram que foi alcançada uma redução entre 3.0 e 3.5 dB(A).

Silent track 1.jpeg: O SilentTrack permitiu a obtenção de uma redução de ruído na linha do Reno.
Fotografia cortesia da Deutsche Bahn AG.
Silent track 2.jpeg: Sistema SilentTrack®
Silent track 3.jpeg: O SilentTrack® é uma ferramenta importante na redução do ruído nos caminhos-de-ferro em linhas férreas convencionais, onde o ruído do contacto de andamento é a principal fonte de ruído.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP