www.engenharia-brasil.com
SOURIAU – SUNBANK Connection Technologies

Alimentação disponibilizada para D38999 da Série III*: interligação da energia de alimentação em condições ambientais adversas

A nova gama de produtos Souriau para a interligação da energia de alimentação inclui conectores com três tamanhos diferentes (19, 23 e 25) e contactos banhados a prata compatíveis com correntes máximas de 800 amperes. O design destes conectores teve em consideração as áreas de aplicação dos dispositivos de inserção e das caixas da Série III da Souriau. Esta marca de qualidade resulta num desempenho sem precedentes em condições de utilização extremas de temperatura e vibração, especialmente devido à utilização do sistema de roquete e de materiais, qualificados para as aplicações D38999.

Alimentação disponibilizada para D38999 da Série III*: interligação da energia de alimentação em condições ambientais adversas
Os dispositivos de inserção e os vedantes utilizados pertencem à classe 175, o que significa que pode ser transmitida alta potência, mesmo na presença de temperaturas sustentadas. Apesar do cabo utilizado ser frequentemente um factor de limitação, a utilização dos dispositivos de inserção da classe 175 é totalmente justificada quando o conector é utilizado numa situação com barra de alimentação bus (ver conector do lado esquerdo da imagem), ou seja, quando o cabo é substituído pela placa de alimentação metálica. O contacto do conector é aparafusado directamente à placa. Este tipo de conexão permite uma transmissão de potência máxima.

A utilização de alta potência pode gerar interferências capazes de interferir, negativamente, no desempenho dos outros sistemas de comunicação existentes no equipamento. É por esta razão que a Souriau disponibiliza uma interface blindada da Série III com uma anilha de interferência electromagnética como padrão, em conjunto com diferentes tipos de conexões à parte de trás (em cotovelo ou rectos), permitindo uma óptima ligação à terra.

O design destes conectores de potência é totalmente modular. Podem igualmente ser utilizados em conjunto com geradores (UPA) próximo do bloco do motor ou mais a jusante, na distribuição eléctrica entre equipamentos. As tampas posteriores são amovíveis, permitindo o ajuste, no último minuto, em conformidade com o espaço disponível aquando da passagem dos cabos; o conector em cotovelo pode ainda ser orientado, em função do ângulo do cabo de alimentação, minimizando, assim, eventuais tensões residuais do cabo em relação ao conector.

Por último, estes conectores de potência estão disponíveis com protecção em zinco-níquel RoHS, sendo compatíveis com uma resistência de 500 horas de operação em neblina salina e os 500 conectores conforme referido para os MIL-DTL-38999.

A modularidade, os materiais utilizados e a interface standard significam que os produtos da Souriau satisfazem os mais recentes requisitos ditados pelos veículos híbridos e a necessidade de maior potência, permitindo dar resposta à proliferação de equipamento de bordo.

* sem certificação QPL

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP