www.engenharia-brasil.com
EPLAN

E4TC no Campus da Universidade Técnica de Aachen determina novo estudo potencial: "Engenharia 4.0"

O European 4.0 Transformation Center (Centro Europeu de Transformação 4.0) (E4TC) no Campus da Universidade Técnica de Aachen investigou a digitalização estratégica da engenharia de projeto e de controle, e o layout técnico das máquinas e sistemas da planta. O relatório da pesquisa de 38 páginas intitulado "Engineering 4.0" é baseado em um estudo de campo de oito meses com fabricantes de máquinas alemães (produzindo produtos de série e máquinas especiais), escritórios de engenharia/programadores de hardware, e fabricantes de componentes. Pela primeira vez, a metodologia desenvolvida para quantificar o potencial disponível em engenharia e as medidas a serem adotadas permitem uma consideração bem fundamentada dos fluxos de trabalho de engenharia atuais para produção em série e fabricação de máquinas especiais. A descoberta central: uma automação parcial dos processos de engenharia atinge uma ótima relação custo/benefício.

E4TC no Campus da Universidade Técnica de Aachen determina novo estudo potencial: Engenharia 4.0

Estudo Engenharia 4.0: O novo estudo »Engineering 4.0» - disponível exclusivamente na Eplan - destaca campos de ação interessantes para a eficiência na engenharia. 

O caminho para uma maior eficiência na cadeia de valor é mapeado usando métodos tradicionais, da padronização à automação.Os pesquisadores do E4TC em Aachen, Alemanha, inicialmente introduziram um modelo do fluxo de trabalho de engenharia e criaram uma matriz de avaliação com cinco níveis de eficiência. A matriz »Nível de eficiência» contém descrições detalhadas da metodologia/fluxo de trabalho e é acompanhada pela matriz »Nível de uso», que descreve e avalia o uso do software CAE como pré-requisito básico para o »Engineering 4.0». Um total de dez etapas do processo, características da engenharia na fabricação de máquinas (série/máquinas especiais) foram examinadas. O modelo de fluxo de trabalho de engenharia gerado compreende as etapas de trabalho típicas do ciclo de pedidos.

 


E4TC no Campus da Universidade Técnica de Aachen determina novo estudo potencial: Engenharia 4.0 
Dr. Thomas Gartzen_E4TC.jpg: »As empresas estão totalmente no controle aqui para aproveitar o potencial de economia de tempo e custo por meio de projetos de padronização ou automação», diz o diretor gerente do E4TC, Dr. Thomas Gartzen.Modelo de fluxo de trabalho de engenharia / Matriz de eficiência

Os pesquisadores se concentraram nas áreas de trabalho de engenharia, projeto, listas de materiais, relatórios, layout do painel de controle, e dispositivos e modelos. As razões para isso são claras: »As dependências de clientes ou parceiros nessas etapas do processo são às vezes relativamente baixas ou inexistentes», diz o diretor-gerente do E4TC, Dr. Thomas Gartzen. »As empresas estão totalmente no controle dessas áreas para aproveitar o potencial de economia de tempo e custo por meio de projetos de padronização ou automação». O caminho para maior eficiência na cadeia de valor é mapeado usando métodos tradicionais, da padronização à automação. Para poder avaliar a eficiência de cada etapa do trabalho, o estudo escalou a metodologia do fluxo de trabalho em cinco estágios - onde o nível de eficiência (eLevel) da engenharia pode ser localizado.


 


E4TC no Campus da Universidade Técnica de Aachen determina novo estudo potencial: Engenharia 4.0
  Graphic standardisation.jpg: Projeta tempo e esforço para padronização, dependendo do método de engenharia.


E4TC no Campus da Universidade Técnica de Aachen determina novo estudo potencial: Engenharia 4.0
Graphic Engineering Efficiency.jpg: Resultados: Curva de eficiência de engenharia de referência.


E4TC no Campus da Universidade Técnica de Aachen determina novo estudo potencial: Engenharia 4.0
Graphic Engineering Time ETO.jpg: O tempo típico necessário para as etapas de engenharia (1-8) em porcentagem, assumindo o eLevel2.

Potencial crescente
Usando os dados coletados, os estudiosos determinaram que as empresas podem se tornar 20% mais eficientes de eLevel para eLevel. Os métodos de trabalho orientados a dispositivos proporcionam uma economia de tempo de 25% na criação dos diagramas. Os usuários gastaram metade do tempo criando esquemas com uma biblioteca de circuitos para as funções do produto. A introdução da automação parcial gera uma economia de tempo adicional de 25% para a criação de esquemas e a criação de todos os relatórios é completamente eliminada pela introdução da padronização.

O estudo pode ser baixado gratuitamente em: www.eplan.de/engineering-4.0.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP