www.engenharia-brasil.com
08
'11
Written on Modified on
NORD Drivesystems
Os motoredutores da NORD Drivesystems serão utilizados na pedreira Pradier, no sul de França
A IECS, empresa especializada na fabricação, montagem e manutenção de equipamentos para extração de areia e pedra, escolheu os motoredutores da NORD para equipar a nova unidade de produção do Grupo Pradier. A qualidade do serviço, principalmente em termos de reatividade, e o desempenho dos motores IE2 fizeram a diferença.
O grupo francês Pradier produz cerca de 400.000 toneladas de blocos de concreto e vigas por ano, com destino a fornecedores de materiais de construção. De modo a ter um melhor controle da cadeia de valores dos produtos, o grupo decidiu relançar internamente a produção de agregados. Assim, a Pradier Carrières, fundada em 2010, abriu as suas primeiras instalações operacionais em 2011, em Mondragon, no sul de França. A pedreira consiste num depósito com cerca de 152 hectares e 20 milhões de toneladas de minério, com uma permissão de exploração mineiral de 450.000 toneladas por ano durante 30 anos. 350.000 dessas toneladas são transportadas por terra e 100.000 por via fluvial. A instalação de transformação situa-se perto do depósito (1km por transportador), o que permite diferentes denominações e categorias com uma capacidade de produção de 400 toneladas por hora.A IECS completou a instalação, tendo capacidade para esmagamento de minério, triagem e transporte de agregados até os locais de expedição. "Compramos regularmente motoredutores com dentes helicoidais da NORD Drivesystems", afirma o Sr. Cachot, gerente da IECS. Ao todo, são utilizados na unidade da Pradier, 37 motoredutores helicoidais da NORD Drivesystems, modelos SK9042 e SK9072, alimentados por motores IEC B5 e IE2.
A fábrica de produção de agregados destaca-se por se encontrar numa planície de inundação onde o nível da água pode chegar aos 2,5m. Por essa razão, todo o sistema teve de ser concebido em estacas. Podemos destacar o incrível trabalho de engenharia realizado pela Pradier a nível interno para manter, a todo o custo, as instalações acima da água.
"Já estamos acostumados aos serviços da NORD. É uma empresa de grandes dimensões e muito reativa. Quando encomendamos a fábrica, o modelo do motor teve que ser alterado para dois motores cuja potência nominal não era suficientemente elevada. Falamos com a NORD e passadas 36 horas, as alterações já tinham sido feitas. O gestor de vendas da NORD está sempre disponível para ajudar num projeto, tem sempre uma reação rápida." É a sua elevada reatividade que faz aquela empresa destacar-se das outras. Desde a primavera de 2011, é oferecido a todos os clientes um novo serviço de montagem e expedição de emergência. Quer seja um motor ou um motoredutor, com ou sem transmissão de velocidade variável, pintado ou não, a empresa compromete-se a montar e a enviar no próprio dia para todas as regiões da França o equipamento montado (desde que todos os componentes necessários estejam disponíveis) para todos os pedidos feitos até às 16:30. Por esse motivo, os processos, os níveis de inventário e a logística foram minuciosamente revistos em 2011. Este serviço também está disponível para peças sobressalentes.
O consumo de energia da fábrica também foi, obviamente, um aspeto importante. Mais uma vez, a NORD destacou-se ao apresentar os motores IE2. De modo a estar em conformidade com as novas e mais exigentes normas para economia de energia, a NORD fez muitas melhorias aos motores IE2. Por exemplo, no estator são utilizados materiais mais ativos, a qualidade das placas é superior, utiliza-se mais cobre e os enrolamentos foram melhorados. Este eficientes motores são, naturalmente, mais vantajosos para os utilizadores: além de um melhor desempenho, funcionam as temperaturas mais baixas e a transmissão apresenta uma vida útil maior. Estas melhorias deram igualmente origem a maiores reservas de potência, o que abre novas possibilidades em termos de concepção de sistemas de transmissão.