www.engenharia-brasil.com
NORD Drivesystems

Os motoredutores da NORD Drivesystems serão utilizados na pedreira Pradier, no sul de França

A IECS, empresa especializada na fabricação, montagem e manutenção de equipamentos para extração de areia e pedra, escolheu os motoredutores da NORD para equipar a nova unidade de produção do Grupo Pradier. A qualidade do serviço, principalmente em termos de reatividade, e o desempenho dos motores IE2 fizeram a diferença.

Os motoredutores da NORD Drivesystems serão utilizados na pedreira Pradier, no sul de França
O grupo francês Pradier produz cerca de 400.000 toneladas de blocos de concreto e vigas por ano, com destino a fornecedores de materiais de construção. De modo a ter um melhor controle da cadeia de valores dos produtos, o grupo decidiu relançar internamente a produção de agregados. Assim, a Pradier Carrières, fundada em 2010, abriu as suas primeiras instalações operacionais em 2011, em Mondragon, no sul de França. A pedreira consiste num depósito com cerca de 152 hectares e 20 milhões de toneladas de minério, com uma permissão de exploração mineiral de 450.000 toneladas por ano durante 30 anos. 350.000 dessas toneladas são transportadas por terra e 100.000 por via fluvial. A instalação de transformação situa-se perto do depósito (1km por transportador), o que permite diferentes denominações e categorias com uma capacidade de produção de 400 toneladas por hora.

A IECS completou a instalação, tendo capacidade para esmagamento de minério, triagem e transporte de agregados até os locais de expedição. "Compramos regularmente motoredutores com dentes helicoidais da NORD Drivesystems", afirma o Sr. Cachot, gerente da IECS. Ao todo, são utilizados na unidade da Pradier, 37 motoredutores helicoidais da NORD Drivesystems, modelos SK9042 e SK9072, alimentados por motores IEC B5 e IE2.

A fábrica de produção de agregados destaca-se por se encontrar numa planície de inundação onde o nível da água pode chegar aos 2,5m. Por essa razão, todo o sistema teve de ser concebido em estacas. Podemos destacar o incrível trabalho de engenharia realizado pela Pradier a nível interno para manter, a todo o custo, as instalações acima da água.

"Já estamos acostumados aos serviços da NORD. É uma empresa de grandes dimensões e muito reativa. Quando encomendamos a fábrica, o modelo do motor teve que ser alterado para dois motores cuja potência nominal não era suficientemente elevada. Falamos com a NORD e passadas 36 horas, as alterações já tinham sido feitas. O gestor de vendas da NORD está sempre disponível para ajudar num projeto, tem sempre uma reação rápida." É a sua elevada reatividade que faz aquela empresa destacar-se das outras. Desde a primavera de 2011, é oferecido a todos os clientes um novo serviço de montagem e expedição de emergência. Quer seja um motor ou um motoredutor, com ou sem transmissão de velocidade variável, pintado ou não, a empresa compromete-se a montar e a enviar no próprio dia para todas as regiões da França o equipamento montado (desde que todos os componentes necessários estejam disponíveis) para todos os pedidos feitos até às 16:30. Por esse motivo, os processos, os níveis de inventário e a logística foram minuciosamente revistos em 2011. Este serviço também está disponível para peças sobressalentes.

O consumo de energia da fábrica também foi, obviamente, um aspeto importante. Mais uma vez, a NORD destacou-se ao apresentar os motores IE2. De modo a estar em conformidade com as novas e mais exigentes normas para economia de energia, a NORD fez muitas melhorias aos motores IE2. Por exemplo, no estator são utilizados materiais mais ativos, a qualidade das placas é superior, utiliza-se mais cobre e os enrolamentos foram melhorados. Este eficientes motores são, naturalmente, mais vantajosos para os utilizadores: além de um melhor desempenho, funcionam as temperaturas mais baixas e a transmissão apresenta uma vida útil maior. Estas melhorias deram igualmente origem a maiores reservas de potência, o que abre novas possibilidades em termos de concepção de sistemas de transmissão.

Os motoredutores da NORD Drivesystems serão utilizados na pedreira Pradier, no sul de França
Os motoredutores da NORD Drivesystems serão utilizados na pedreira Pradier, no sul de França
Os motoredutores da NORD Drivesystems serão utilizados na pedreira Pradier, no sul de França

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP