www.engenharia-brasil.com
NORD Drivesystems

Motoredutores NORD Drivesystems para laminadoras

Nos últimos anos, a NORD Drivesystems tem estado bastante ativa na indústria siderúrgica chinesa e indiana. Fornecemos 2500 motores redutores à Shanghai Baosteel Group Corporation para uma laminadora de chapa grossa em Pudong que produz, entre outras coisas, chapas para a indústria da construção naval.

Motoredutores NORD Drivesystems para laminadoras
Os acionamentos da mesa de rolos são essenciais para uma laminadora. Eles têm que ser totalmente confiáveis, caso contrário existe o perigo da paragem completa da linha de produção, o que pode resultar em danos irreparáveis no equipamento se os produtos recentemente fundidos permanecerem muito tempo na mesa de rolos. É necessário que os acionamentos resistam a ambientes rigorosos, modos de operação extremamente irregulares, cargas pesadas e temperaturas altas. Os acionamentos dos rolos têm de gerar torques muito elevados, além de ter a capacidade de inverter instantaneamente a direção de rolamento e apresentar um ajuste de velocidade variável. Isto implica em um elevado esforço elétrico, mecânico e térmico por parte dos acionamentos.

Na laminadora de Pudong, os lingotes de aço são transformados em chapas. Os lingotes, fundidos são transportados para um forno de reaquecimento através das mesas de rolos. Os lingotes saem do forno em brasa e passam através por um processo de alta pressão, que retira as escamas de laminagem. Devido à água pulverizada, os acionamentos nesta área possuem proteção IP66. Em seguida, os lingotes são laminados de forma a atingir a espessura e o tamanho pretendido. As chapas passam então através de uma linha de arrefecimento acelerado até chegarem a um posto de arrefecimento, e depois seguem para a personalização. As mesas de rolos para transportar os lingotes estão equipadas com rolos colocados a um metro de distância entre si, cada um acionado por um motoredutor. O torque de carga tem de ser suficientemente elevado para que o motor possa auxiliar uma máquina adjacente em caso de falha. De forma a assegurar que, em nenhuma circunstância, as mesas de rolos fiquem paradas, cinco a sete acionamentos por cada dez rolos deverão ter potência suficiente para transportar o material laminado.

Foram instalados mais de 800 motoredutores com engrenagens helicoidais nas mesas de rolos nas linhas de cisalhamento, que necessitam de até 500 comutações por hora e acelerações de até 3,4 m/s2. Além disso, a Baosteel utiliza motoredutores da NORD não só nas áreas quentes e nos acionamentos dos rolos, mas também na linha de arrefecimento acelerado. Para cargas máximas, a NORD fornece unidades de transmissão industriais que geram torques de até 200.000 Nm. Estas são extremamente adequadas para aplicações no posto de arrefecimento, em transportadores de correntes e em rolos-guia.

De forma a suportar as diferentes cargas e as freqüentes acelerações rápidas, as mesas de rolos da indústria siderúrgica requerem acionamentos com elevados torques de arranque e de ruptura. Se um lingote de aço ficar preso, os acionamentos têm de suportar a sobrecarga daí resultante. Devido às exigentes tarefas relacionadas com os diferentes tipos de atividade e as elevadas temperaturas ambiente, as fábricas de aço costumam preferir os motores "tradicionais" para mesas de rolos, ou seja, motores que não só oferecem uma excelente auto-refrigeração, como também repelem a sujidade quando montados horizontalmente.

Os motores da NORD foram concebidos para inversões freqüentes e oferecem uma proteção perfeita contra poeira, sujidade e água pulverizada. Estes motores suportam cargas maiores e possuem uma vida útil superior à dos motores industriais convencionais da mesma gama de desempenho.

Os motores para a Baosteel foram equipados com uma bobinagem especial com sensores de temperatura e um codificador incremental. Para um arrefecimento eficiente em ambientes exigentes. O design sem ventilação oferece uma proteção perfeita contra a sujidade e a água

Os novos motores IE2 da NORD permitem esquemas de sistemas de acionamento inovadores. Apresentam menos perdas de calor do que a geração anterior e, dependendo das dimensões, eles podem funcionar permanentemente a um fator de desempenho de 150%. Além das grandes reservas de energia, os motores IE2 econômicos em termos energéticos da NORD apresentam torques de arranque mais elevados, maior velocidade e, geralmente, necessitam de menos energia para obter a potência nominal.

Historial da empresa Baosteel
A Shanghai Baosteel Group Corporation é a maior empresa chinesa no setor de ferro e aço. Em 2009, era o terceiro maior produtor de aço a nível mundial, tendo produzido cerca de 39 milhões de toneladas. A gestão ambiental da Baosteel foi certificada de acordo com a norma ISO14001. Os três principais grupos de produtos, aços-carbono de elevada resistência, aços inoxidáveis e aços especiais, são utilizados em diversas indústrias como, por exemplo, na fabricação de automóvel e na construção aeronáutica, nos oleodutos e em dispositivos eletrônicos. A Baosteel é uma sociedade por ações pública. Esta empresa presente na Fortune 500 possui mais de 100.000 empregados.

Imagem 1: Os motoredutores da NORD Drivesystems impulsionam as mesas de rolos isentas de paragem
Imagem 2: Material laminado após a linha de arrefecimento
Imagem 3: Motores com engrenagens helicoidais de alto desempenho da NORD que auxiliam o motor adjacente em caso de falha
Imagem 4: Modelo padrão da indústria siderúrgica: equipamentos NORD Drivesystems são extremamente robustos

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP