www.engenharia-brasil.com
Weidmüller

Módulo WLAN Ethernet Industrial da Weidmüller: integra dispositivos Ethernet em infraestruturas WLAN de forma fiável e flexível

Com o novo módulo WLAN Ethernet industrial, a Weidmüller proporciona um meio eficaz e flexível de integrar dispositivos Ethernet em infraestruturas WLAN. As soluções de comunicação sem fios revelam-se particularmente vantajosas para aplicações em constante movimento ou que são de acesso difícil. Com um módulo único de rádio compatível com IEEE 802.11a/b/g (faixa dos 2,4 GHz ou 5 GHz), é possível utilizar o módulo WLAN Ethernet Industrial da Weidmüller como ponto de acesso, bridge ou client. Para alimentar o dispositivo, é possível utilizar Power over Ethernet (alimentação via um cabo de dados) ou, em alternativa, ligações redundantes de alimentação elétrica. A utilização de Power over Ethernet permite uma mais fácil integração do módulo WLAN nas infraestruturas existentes. A Weidmüller garante de igual modo a integridade dos dados, não só devido à integração de um serviço RADIUS, mas também pela existência de uma encriptação WPA2 segura na ligação de rádio. Os utilizadores têm a possibilidade de implementar diversas ligações de rádio nas quais os clientes podem tirar partido de um roaming rápido ao movimentar-se entre células de rádio. Diversas zonas são facilmente especificadas por célula de rádio (multi SSID) e são-lhes atribuídas diferentes VLAN. Estas prolongam a infraestrutura 1:1 com base em cabo através da área de cobertura do rádio.

Módulo WLAN Ethernet Industrial da Weidmüller: integra dispositivos Ethernet em infraestruturas WLAN de forma fiável e flexível
Atualmente, os cabos de ligação apropriados para esteiras porta-cabos em todas as peças móveis no interior de maquinaria sofisticada são considerados tecnologia de ponta. Os módulos sem fios revelam-se particularmente vantajosos para estes tipos de aplicação, bem como em zonas de difícil acesso, razão pela qual a LAN sem fios está a tornar-se cada vez mais a solução de eleição nas instalações e sistemas de produção industrial. O novo módulo WLAN Ethernet Industrial da Weidmüller pode ser utilizado de modo flexível como ponto de acesso, bridge ou client. O próprio módulo foi concebido como um módulo único de rádio compatível com IEEE 802.11a/b/g (faixa dos 2,4 GHz ou 5 GHz). Para alimentar o dispositivo, é possível utilizar Power over Ethernet (alimentação via um cabo de dados) ou ligações redundantes de alimentação elétrica (12-48 VDC, entradas duplas DC redundantes). A alimentação elétrica redundante garante um funcionamento ininterrupto do módulo WLAN. Pode ser facilmente integrada em infraestruturas existentes através de Power over Ethernet (48 VDC, IEEE 802.3af). Graças à integração num serviço RADIUS e à encriptação WPA2 segura na ligação de rádio, o módulo IE WLAN garante o mais alto nível de integridade de dados. É possível implementar de forma flexível diversas ligações de rádio, nos quais a funcionalidade de transferência rápida permite que os clientes se movam entre células de rádio. Os utilizadores podem especificar diversas zonas por célula de rádio (multi SSID) e atribuir diferentes VLAN. Isto assegura que a infraestrutura baseada em cabo é prolongada 1:1 ao longo da área de cobertura do rádio.

Os chamados AGV (veículos guiados automáticos) empregues em operações de logística também estão conectados via WLAN. O roaming é essencial para este tipo de operação, uma vez que permite uma cobertura de rádio que pode ser configurada individualmente. No que respeita à cobertura de redes de rádio para áreas extensas, o módulo WLAN da Weidmüller foi concebido precisamente para dar resposta a este género de exigências. O turbo roaming permite que os clientes móveis se movimentem sem problemas entre células de rádio, sem correrem o risco de a conexão ser interrompida.

O módulo WLAN possibilita um grande número de diagnósticos: o indicador de potência do sinal no dispositivo simplifica os procedimentos de instalação, contribuindo também para isso a posição da antena. Além disso, os utilizadores podem implementar funções de monitorização e aviso através dos contactos DI/DO integrados. Existe ainda o mais elevado nível de segurança: as funções de encriptação WPA/WPA2 e de autenticação com o servidor Radius (IEEE 802.1X) impedem de forma fiável o acesso não autorizado à rede sem fios. Para além disso, todos os módulos WLAN foram concebidos para assegurar uma capacidade de integração universal: a funcionalidade multi SSID e VLAN, bem como a qualidade de serviço e a funcionalidade multimédia sem fios assegura a possibilidade de integrar perfeitamente os módulos em redes existentes.

O módulo WLAN da Weidmüller está equipado com uma antena de dupla faixa (2 dBi omnidirecional) e um conector macho RP-SMA como padrão; as antenas externas são ligadas através de um conector fêmea RP-SMA. A conexão LAN 10/100BaseT(X) possui uma funcionalidade de auto negociação (ligação RJ45). Além disso, inclui a porta de consola RS-232 (ligação RJ45). O módulo WLAN está equipado com os seguintes indicadores LED: PWR1, PWR2, PoE, FAULT, STATE, SIGNAL, CLIENT, BRIDGE, WLAN, 10M e 100M. O contacto de alarme é implementado através de uma saída de relé com uma capacidade de corrente de 1 A a 24 VDC. Possui também duas entradas digitais (isoladas eletricamente) disponíveis com uma corrente nominal de entrada máxima de 8 mA.

Protegido por uma caixa de metal, o módulo IE WLAN é de simples encaixe numa calha de montagem TS35; um kit de montagem em armação está disponível como opção para montar o módulo numa armação de 19". Os modelos padrão foram concebidos para o funcionamento num âmbito de temperatura de 0-60 °C (32-140 °F); os modelos com um âmbito de temperatura de funcionamento alargado são adequados para o funcionamento a temperaturas entre -40 e 75 °C (-40 a 167 °F). Os modelos WLAN IEEE 802.11a/b/g sem fios AP/Bridge/Client estão disponíveis tanto para os mercados europeu como americano.

Para complementar os módulos WLAN, a Weidmüller tem também à disposição switches Power over Ethernet – switches geridos e não geridos de 6 portas com 4 portas PoE+.

Imagens:
Fig. 1: Com o novo módulo WLAN Ethernet industrial, a Weidmüller proporciona um meio eficaz e flexível de integrar dispositivos Ethernet em infraestruturas WLAN.
Fig. 2: A utilização de Power over Ethernet permite uma mais fácil integração do módulo WLAN nas infraestruturas existentes.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP