www.engenharia-brasil.com
NORD Drivesystems

Milhares de motoredutores garantem uma resposta rápida no aeroporto central de Frankfurt

O Aeroporto de Frankfurt prevê um aumento significativo do volume de tráfego de passageiros e carga. A nova pista a noroeste entrou agora em funcionamento, o novo terminal está em fase de planejamento e, no outono de 2012, o novo cais A-Plus será aberto, aumentando o número de linhas para o A380 que podem ser processados simultaneamente. Para manter o tempo de carregamento da bagagem abaixo dos 45 minutos, mesmo com um aumento do tráfego e as medidas de segurança reforçadas, são necessárias tecnologias de manuseio eficientes e altamente confiáveis. O amplo sistema de manuseio de bagagem no novo cais, assegurado pelo grupo BEUMER, é acionado por motoredutores da NORD DRIVESYSTEMS.

Milhares de motoredutores garantem uma resposta rápida no aeroporto central de Frankfurt
Os A380 dispõem de mais lugares e mais espaço de carga do que qualquer outro terminal comercial e estão perfeitamente adaptados para vôos de longo curso. Por esse motivo, estes terminais serão o meio de transporte de eleição no futuro. Os aeroportos com essas infra-estruturas terão mais vantagem.

Serviço rápido de manuseio de bagagem para ampliação do terminal
O Aeroporto de Frankfurt dispõe atualmente de uma capacidade para até 10 aeronaves de grandes dimensões simultaneamente. O novo cais A-Plus aumentará esse número em sete e, em alternativa, garantirá espaço suficiente para processar várias aeronaves menores. O fornecedor BEUMER está atualmente construindo um novo sistema de transporte de bagagem, com mais de sete quilômetros de comprimento, que será ligado ao sistema já existente em 2012. Não basta que o sistema de transporte rolante esteja disponível a 100%, ele também deverá ter a capacidade de transportar bagagens para o destino correto em menos de 45 minutos. A NORD DRIVESYSTEMS instalou mais de 1700 motoredutores no amplo sistema, com aproximadamente 2000 elementos de transporte e mais de 100 junções. Sua nova concepção e construção permitem o uso de motores menores em vários pontos, permitindo reduzir os custos de instalação e funcionamento. Em simultâneo, os tamanhos dos motores foram, tanto quanto possível, harmonizados e o número de modelos em uso foram reduzidos para melhorar a logística e reduzir o inventário de peças de reposição, conseguindo assim melhorar a eficiência dos custos. A manutenção e reparo fáceis também estão garantidos: as unidades de acionamento intercambiáveis são fixadas com somente alguns parafusos e um único conector elétrico, podendo ser substituídas no menor tempo possível. »Nesse projeto, a NORD juntou uma equipe responsável por vendas, engenharia e logística, que esteve sempre disponível e que rapidamente respondeu a nossas preocupações», diz Klaus Ruhe, Diretor de Projetos da BEUMER. »Os requisitos à logística do aeroporto foram respondidos com precisão e flexibilidade.»

Motores de acionamento desenvolvidos de modo eficiente
O desempenho da potência dos motores varia entre os 0,55 e os 3 kW. Todos os motores com classificação 0,75 kW ou superior são modelos IE2 que, para a aplicação do transportador, são mais eficientes e usam menos energia do que os motores usados anteriormente nos modelos EFF2 de classe eficiente (agora classificados de IE1). Para implementar a Diretiva Ecodesign, a NORD usa chapas metálicas da mais alta qualidade, com menos prejuízos e mais material ativo no estator. Além disso, o enchimento de cobre nas ranhuras do estator é aumentado e o método de enrolamento otimizado. Graças às alterações na construção, os motores IE2 da NORD dispõem de um intervalo de funcionamento mais amplo, o que é tido em consideração na configuração do acionamento. Em alguns casos, graças às maiores reservas de potência, é possível instalar motores menores do que anteriormente. Dependente do tamanho do motor, alguns modelos podem funcionar com até 150% da sua capacidade de potência nominal, mantendo uma elevada eficiência. Quando comparado com os modelos anteriores, os motores de tipo IE2 dispõem de binários mais elevados na partida e na parada e emitem menos calor residual.

Competência no fabrico de engrenagens
As unidades de engrenagem usadas para o ajuste de velocidade nas instalações são, na sua maioria, engrenagens cônicas SK9012.1, complementadas por várias engrenagens helicoidais SK372.1. Cerca de metade das unidades de acionamento estão equipadas com freios. A NORD não é somente um fornecedor de grande escala de produtos e soluções de acionamento, mas também dispõe de uma vasta gama de produtos, inclusive motores, inversores e todas as peças de engrenagem - desde caixas protetoras e eixos a pinhões e parafusos sem fim. A construção de revestimentos segue o princípio UNICASE introduzido pela NORD em 1981. Sem marcas de soldadura, encaixes de parafusos e superfícies seladas, o revestimento único, com rolamentos de eixos integrados, apresenta força de torção máxima e assegura uma excelente capacidade de carga radial e axial. Para melhorar a precisão e evitar o desgaste, todas as superfícies do rolamento são construídas em uma operação única. Logo, as unidades de engrenagem não só têm uma vida útil mais longa do que os modelos fabricados convencionalmente, como também são especialmente silenciosas graças a seu funcionamento mais suave.

Frankf1.jpeg: Utilização concentrada do espaço, mantendo total acessibilidade: as instalações com vários pisos para a armazenagem de bagagem são totalmente automáticas e estão ligadas ao sistema de transporte

Frankf2.jpeg: Seja em um transportador de cintas ou de rolos, os acionadores NORD modulares e intercambiáveis garantem uma elevada disponibilidade operacional e uma longa vida útil, praticamente sem necessidade de manutenção, fácil acessibilidade e necessidade de substituição mínima

Frankf3.jpeg: As diferenças de altura são facilmente ultrapassadas, de forma a que o sistema de transporte possa integrar verdadeiramente todas as áreas do cais de quatro pisos

Milhares de motoredutores garantem uma resposta rápida no aeroporto central de Frankfurt
Milhares de motoredutores garantem uma resposta rápida no aeroporto central de Frankfurt

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP