www.engenharia-brasil.com
Weidmüller

Simplifica a integração de dispositivos de série em redes Ethernet industriais

Os novos conversores de série/Ethernet da Weidmüller integram dispositivos com interfaces de série em redes Ethernet industriais - de forma simples e fiável | A funcionalidade que lhe é inerente protege os anteriores investimentos em componentes de automação existentes. A interface Ethernet dos dispositivos suporta uma vasta gama de modos de funcionamento, como Servidor TCP, Cliente TCP, UDP, Real COM, RFC2217, Reverse Telnet, Pair Connection e Modem Ethernet - versatilidade inerente que garante a compatibilidade do software de rede. O conversor é especialmente adequado à implementação em situações de automação industrial em que dispositivos com interface RS-232, RS-242 ou RS-485 de série comunicam numa rede Ethernet; entre esses dispositivos, contam-se, por exemplo, os sistemas de controlo, sensores, instrumentos de medição, motores, acionamentos, leitores de código de barras e indicadores de estado de funcionamento. O dispositivo integra duas portas Ethernet que podem ser utilizadas como portas de switch Ethernet - uma funcionalidade que reduz as despesas de cablagem, uma vez que elimina a obrigação de os utilizadores ligarem cada dispositivo a um switch Ethernet individual. Os utilizadores também têm a possibilidade de implementar uma ligação em cascata contendo diversos conversores de série/Ethernet para criar uma estrutura de rede Ethernet que permite o acesso fácil a componentes com uma interface de série, por exemplo, através de um computador. A interface web integrada permite aos utilizadores configurar todas as funções do conversor e parâmetros da rede Ethernet num ambiente de fácil utilização.

Simplifica a integração de dispositivos de série em redes Ethernet industriais
As normas de bus RS-232, RS-422 e RS-485 de interfaces de série são amplamente utilizadas em sistemas técnicos automatizados. Os conversores de série/Ethernet são implementados de forma a integrar os dispositivos terminais correspondentes, como sistemas de controlo, sensores, dispositivos de medição, motores, acionamentos, leitores de código de barras e indicadores de estado de funcionamento, nas redes Ethernet industriais modernas. Consequentemente, protegem os anteriores investimentos em componentes de automação existentes. O conversor de série/Ethernet da Weidmüller, equipado com uma ou duas portas de série, simplifica a integração de praticamente todos os dispositivos terminais de série em estruturas Ethernet existentes. O utilizador tem a possibilidade de configurar parâmetros funcionais através de uma consola web, consola de série, consola Telnet ou ferramenta Windows, o que se aplica a ambas as portas de série, bem como à rede Ethernet.

A interface de série dos conversores de série/Ethernet da Weidmüller suporta uma vasta gama de modos de funcionamento, por exemplo, servidor TCP, Cliente TCP, UDP, Real COM, RFC2217, Reverse Telnet, Pair Connection e Modem Ethernet - versatilidade inerente que garante a compatibilidade do software de rede. Uma outra vantagem: a utilização de um conversor de série/Ethernet possibilita a configuração e utilização remota de dispositivos com configuração independente do bus de campo através da sua ligação Ethernet.

Os utilizadores também têm a possibilidade de implementar, num outro simples cabo, uma ligação em cascata contendo diversos conversores de série/Ethernet para criar uma estrutura de rede Ethernet que permite o acesso fácil a componentes com uma interface de série, por exemplo, através de um computador. É possível utilizar as duas portas Ethernet integradas no dispositivo como portas de switch Ethernet. Esta característica permite que os utilizadores reduzam as despesas de cablagem, simplesmente porque deixa de ser necessário ligar cada dispositivo a um switch Ethernet individual.

A saída de relé integrada no conversor assume uma função de aviso para administradores - um aviso correspondente é enviado ao técnico de assistência através de e-mail se houver algum problema com as ligações Ethernet ou forem realizadas alterações não autorizadas aos sinais de série e ligações energéticas, o que possibilita uma reação rápida em situações de emergência. Uma função de alarme (campainha e relógio de tempo real integrados), bem como uma função de reinício automático (temporizador watchdog integrado) no caso de ocorrer uma falha garantem também a fiabilidade.

A proteção alargada contra picos de tensão para as ligações de série, portas de Ethernet e fonte de alimentação assegura que os conversores de série/Ethernet da Weidmüller são especialmente apropriados para a implementação em ambientes industriais adversos. Os robustos blocos de terminais tipo rosca asseguram que a fonte de alimentação e os conetores de série são ligados de modo fiável. As entradas de alimentação energética DC redundantes (12-48 VDC) e o baixo consumo energético asseguram a segurança e a fiabilidade.

O abrangente catálogo da Weidmüller no que respeita a produtos Ethernet cobre uma ampla gama de requisitos sofisticados e especiais, permitindo uma comunicação eficiente e sem falhas em ambientes industriais.

Weidmüller - electrical connectivity, transmission and conditioning of power, signals and data in industrial environments. - Let's connect.

Palavra-chave: Conversor de série/Ethernet da Weidmüller

Para mais informações: www.weidmueller.com e www.power-signals-data.com

Imagem:

Fig. 1: Os conversores de série/Ethernet da Weidmüller integram dispositivos com interfaces de série em redes Ethernet industriais - de forma simples e fiável
Detalhe 1: diversas interfaces de série como RS-232, RS-422 e RS-4858.
Detalhe 2: é possível utilizar as duas portas Ethernet integradas no dispositivo como portas de switch Ethernet.
Fig. n.º: Sa 20110913

Fig. 2: A interface web integrada proporciona um ambiente particularmente acessível para a configuração de todas as funções do conversor.
Fig. n.º: Sa 20110912

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP