www.engenharia-brasil.com
Weidmüller

"RockStar® HighPower 250 A" da Weidmüller – conectores de corrente elevada de um a quatro polos com tecnologia de conexão de crimpagem para 250 A e até 4000 V – A recentemente desenvolvida caixa de anteparo com estrutura de montagem rápida.

A Weidmüller expandiu agora a sua estabelecida família de conectores RockStar® de elevada potência com o novo conector de corrente elevada "RockStar® HighPower 250 A" que se encontra equipado com tecnologia de conexão de crimpagem para 250 A e até 4000 V. Os novos conectores de elevada corrente têm por base um design modular, o mesmo da conhecida versão "RockStar® HighPower" 550 A. A utilização de módulos de um a quatro polos assegura que os utilizadores obtenham sempre o conector certo para satisfazer os requisitos da sua respetiva aplicação. Os contactos economizadores de espaço possuem uma potência efetiva de 250 A e podem ser montados com facilidade, de modo a criarem uma variedade de versões resistentes à vibração: um conector com quatro contactos de potência ou com três contactos de potência e um contacto PE ou com dois contactos de potência ou na versão mais compacta, com apenas um contacto de potência. A cobertura de caixa de duas peças em alumínio fundido e com tamanho 8, nos designs base e anteparo, encontra-se equipada com uma ligação PE para uma ampla área de superfície; a estrutura correspondente encontra-se também equipada com esta ligação. As caixas altamente resistentes ao impacto e à corrosão podem ser montadas com facilidade e encontram-se classificadas de acordo com o grau de proteção IP68 e IP69k. A montagem da caixa de anteparo recentemente desenvolvida é apoiada por uma estrutura de montagem rápida que se encontra completa com parafusos de fixação pré-montados. A Weidmüller redesenhou os contactos de crimpagem do "RockStar® HighPower 250 A" para que estes possam ser desmontados através do diâmetro da entrada do cabo M25. Os condutores de cobre de fio fino são flexíveis e possuem condutores múltiplos que vão dos 25 até aos 95 mm2, sendo que, os terminais podem ser montados facilmente utilizando ferramentas de crimpagem padrão. Não são necessárias ferramentas especiais. Graças à ligação CEM interior, a qual pode ser adaptada ao respetivo diâmetro de cabo, o "RockStar"®HighPower 250 A" possui excelentes características CEM. Devido a uma amplitude de temperatura compreendida entre os -50 °C e os +120 °C e a uma caixa com uma resistência ao impacto que atinge os 7 joules, os utilizadores têm a possibilidade de utilizar os novos conectores de corrente elevada em ambientes extremos sem quaisquer reservas.

 RockStar® HighPower 250 A  da Weidmüller – conectores de corrente elevada de um a quatro polos com tecnologia de conexão de crimpagem para 250 A e até 4000 V – A recentemente desenvolvida caixa de anteparo com estrutura de montagem rápida. – Um design modular em todo o sistema torna mais fácil a utilização de um grande número de diferentes conectores.
A utilização de conectores da linha de produtos RockStar® HighPower revela-se a melhor prática em várias aplicações de corrente elevada, como mecânica e engenharia de sistemas, processos de automatização, engenharia dos transportes e aerogeradores. A inovadora gama de conectores de corrente elevada concebidos para implementar uma transmissão de potência conectável consiste atualmente no sistema de conector modular "RockStar"® HighPower 550 A" e no "RockStar® HighPower 250 A". O "RockStar® HighPower" foi originalmente desenvolvido para aplicações de corrente elevada, como, entre outras, a engenharia dos transportes, de acordo com a DIN EN 61373 CAT 2 – Bogie. Este conector foi desenvolvido para ser utilizado no controlo de motores, freios por correntes de Foucault e em aplicações relacionadas com a junção de carruagens. Além disso, o conector simplifica o processo de substituição do bogie completo.

A Weidmüller está a expandir a família "RockStar® HighPower" com a apresentação do novo conector de corrente elevada "RockStar® HighPower 250 A" com tecnologia de conexão de crimpagem para 250 A e 4000 V. Desenhado e desenvolvido para satisfazer as necessidades de diversas áreas de aplicações com uma vasta variedade de opções de combinação, este sistema totalmente integrado representa a base ideal para a criação de soluções conectáveis que conduzam correntes e voltagens elevadas. O robusto conector, que se encontra inserido de uma forma compacta, aloja de forma fiável quatro contactos de potência num formato economizador de espaço. Dados técnicos: máx. 250 A e 4000 V. A cobertura de caixa de duas peças em alumínio fundido, sendo que as versões base e anteparo equivalem ao tamanho 8. A montagem rápida da estrutura correspondente com parafusos de fixação pré-montados foi desenvolvida para a nova caixa de anteparo. Todas as caixas estão equipadas com uma ligação PE para uma ampla superfície; a cobertura correspondente encontra-se também equipada com esta ligação.

O design modular de todo o sistema torna possível a criação de numerosas versões de conectores específicas para determinadas aplicações: uma versão com quatro contactos de potência ou com três contactos de potência e um contacto PE ou com dois contactos de potência ou na versão mais compacta, com apenas um contacto de potência. As caixas robustas correspondem à classe de proteção IP68 (IEC 60529) e IP69k (DIN 40050 Parte 9, Água). A temperatura de funcionamento compreende-se entre os -50° até aos +120 °C. Os inovadores conectores de elevada corrente têm por base uma caixa de duas peças em alumínio fundido, altamente resistente à corrosão e ao impacto até 7 joules. Estes valores asseguram que o conector seja especialmente adequado para utilização em ambientes extremos. A superfície da caixa encontra-se revestida com pó preto (RAL 9005).

Contrariamente a outros fabricantes, a Weidmüller tem a seu favor a tecnologia de conexão de crimpagem que, para além de ter provas dadas neste campo, não necessita de manutenção. Para que possa ser desmontado através do respetivo diâmetro da entrada do cabo M25, o contacto de crimpagem recebeu um design inovador tendo em vista o novo conector de corrente elevada "RockStar® HighPower 250 A". Os condutores de cobre de fio fino são flexíveis e possuem condutores múltiplos que vão dos 25 mm2, 35 mm2, 50 mm2, 70 mm2 até aos 95 mm2, sendo que, os terminais podem ser montados facilmente utilizando ferramentas de crimpagem disponíveis no mercado. As ferramentas manuais de crimpagem da Weidmüller dos tipos "MTR 160" ou "MTR 300" são a melhor escolha em termos práticos. Não são necessárias ferramentas especiais.

Os contactos de crimpagem são feitos de uma liga de cobre prateada de alta qualidade. A fiabilidade e a condutância de elevadas correntes e voltagens livres de interferências são características distintivas nestes contactos de crimpagem. Pode ser encomendada uma proteção opcional contra toque involuntário para a tomada de inserção.

Os contactos de crimpagem podem ser introduzidos de forma fiável numa manga de isolamento, a qual é depois segura com uma mola de segurança. A manga de isolamento é feita com material de isolamento PA 66 de alta qualidade, material esse que está conforme as normas UL listadas e também os padrões ferroviários. Os conectores de corrente elevada "RockStar® HighPower 250 A" de tamanho 8 são montados utilizando "técnicas de contacto individual" e podem estar equipados com um máximo de quatro contactos, contactos esses que são depois mantidos juntos numa estrutura, juntamente com a manga de isolamento. As características de design de construção impossibilitam que os contactos se desprendam inadvertidamente da estrutura onde os contactos se encontram fixos.

O sistema "RockStar® HighPower 250 A" possui excelentes características CEM. Relacionadas com estas características, o sistema encontra-se equipado com ligações PE, que se localizam na cobertura, base e nas caixas de anteparo, bem como na estrutura correspondente. A ligação CEM interna que utiliza alavancas de proteção da precisão, as quais se encontram adaptadas ao respetivo diâmetro de cabo, assegura uma contribuição significativa no sentido da obtenção das melhores características CEM.

Todos os materiais utilizados nas tomadas e nas caixas estão livres de contaminantes. Ao selecionar os materiais, a Weidmüller colocou a maior importância na conformidade com as diretrizes internacionais existentes e planeadas que se relacionam com substâncias nocivas. Os materiais de matéria plástica utilizados nas tomadas cumprem com sucesso os critérios para a aprovação da indústria ferroviária internacional de acordo com as normas DIN EN 5510 Parte 2, NFF 16-101, NFF 16-102, ASTM E 162, ASTM E 662 e SMP 800C da Bombardier.

Weidmüller – electrical connectivity, transmission and conditioning of power, signals and data in industrial environments. – Let's connect.


Palavra-chave: "RockStar® HighPower 250 A" da Weidmüller

Para mais informações: www.weidmueller.com e www.power-signals-data.com

Imagens:

Fig. 1: "RockStar® HighPower 250 A" da Weidmüller – conectores de corrente elevada de um a quatro polos com tecnologia de conexão de crimpagem para 250 A e até 4000 V – Detalhe 1: tendo em vista a melhor montagem possível, a cobertura e as caixas da base foram concebidas como uma estrutura de duas peças. Detalhe 2: a amplitude de temperatura até -50 °C e a resistência de impacto até 7 joules asseguram que os utilizadores possam ter a possibilidade de utilizar os novos conectores de corrente elevada em ambientes extremos sem quaisquer reservas. Fig. N. .: Sä 20110914

Fig. 2: "RockStar® HighPower 250 A" da Weidmüller – os contactos de crimpagem podem ser removidos através do diâmetro da entrada do cabo M25. Fig. N. : Sä 20110916

Fig.3: "RockStar® HighPower 250 A" da Weidmüller - o design modular de todo o sistema permite criar vários conectores diferentes. Fig. N. : Sä 20110915

® HighPower 250 A" da Weidmüller – conecto…&body=https://engenharia-brasil.com/news/2265-rockstar%C2%AE-highpower-250-a-da-weidm%C3%BCller-%E2%80%93-conectores-de-corrente-elevada-de-um-a-quatro-polos-com-tecnologia-de-conex%C3%A3o-de-crimpagem-para-250-a-e-at%C3%A9-4000-v-%E2%80%93-a-recentemente-desenvolvida-caixa-de-anteparo-com-estrutura-de-montagem-r%C3%A1pida-%E2%80%93-um-design-" onclick="_paq.push(['trackEvent', 'clic4info', ' RockStar® HighPower 250 A da Weidmüller – conecto…']);">  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP