www.engenharia-brasil.com
EMCO GmbH

Torno vertical para aplicações exigentes

O novo Torno Vertical EMCO VT 400 oferece inúmeras vantagens para usinagem de peças de grandes dimensões.

Torno vertical para aplicações exigentes
O novo EMCO Vertical 400  aumentou a capacidade das séries de tornos verticais para o sucesso da empresa. Permite aos operadores complementar o trabalho de torneamento com operações adicionais de furações e fresagem. Dispõe de capacidade de peças com até 400mmm de diâmetro, capacidade de placa de até 450mm, capacidade de comprimento torneável de até 200mm e 40 Kg de peso. Em combinação com seu design compacto, pequenas dimensões e operação automatizada, oferece uma solução de ponta dentro da sua classe.

Este conceito de automação permite criar soluções específicas para o cliente. Porque o sistema de alimentação elimina a necessidade de sistemas de carregamento adicionais para peças de trabalho, a ligação da máquina e a adaptação técnica são facilmente realizadas para satisfazer as necessidades individuais de cada cleinte. O eixo principal executa os movimentos nos eixos X e Z e com sua característica de fixação das peças na parte superior evita a queda de cavacos sobre a peça. A construção da base em aço soldado transmite rigidez absorvendo os requisitos mais exigentes do operador. O mesmo se aplica à construção termo-simétrica do fuso. Essa elevada rigidez permite grandes distancias entre as faixas de orientação do sistema deslizante e as guias lineares de tamanho 55/45

O motor do eixo principal fornece uma potencia de acionamento máxima de 36 kW, torque máximo de 600 Nm e máxima rotação de 4000 rpm, sendo ideal para trabalhos robustos. O fuso esférico possui 40mm de diâmetro com acoplamentos que evitam as folgas e eliminam a necessidade de manutenção permitindo avanço rápido de até 45 m/min. Os cursos dos eixos X, Y e Z são respectivamente 1000mm, 90mm e 400mm. Em caso de queda de energia, existe a compensação mecânica de peso impedindo o deslocamento do eixo Z.

Tanto a estrutura interna como a externa da máquina foram projetadas para minimizar a manutenção do equipamento. As guias lineares fabricadas em aço inoxidável não necessita de proteção telescópica, elas possuem raspadores protegendo contra acumulo de cavacos. A máquina possui carenagem totalmente fechada, fornecendo eficiência econômica e ecológica, uma vez que mesmo para suporte das peças de trabalho da máquina, a porta permanece fechada. Com característica de equipamento compacto o VT400 possuí um preenchimento de espaço físico em sua totalidade de 6,2 m2.

Com o VT400, o operador tem disponível em duas versões, alem de sua versão básica sem o eixo Y, existe também a versão com o eixo Y e ferramentas acionadas, permitindo usinagem completa. Opcionalmente, pode ser selecionado um painel multifunções, bem como ferramentas fixas ou acionadas. Isto se aplica também à ferramentas de perfuração longas. Finalmente o operador pode optar pela implementação de medição óptica, motorização de processo e analise eletrônica.

Imagens:
1: A automação e a integração perfeitas são constituintes do desempenho proporcionado pelo novo torno vertical VT 400
Torno vertical para aplicações exigentes

2: O VT 400 atinge a gama de peças de até 400mm de diâmetro e 40 Kg, proporcionando alta precisão e processos rápidos de usinagem.
Torno vertical para aplicações exigentes

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP