www.engenharia-brasil.com
10
'13
Written on Modified on
EMCO GmbH
Centro de Usinagem com Qualidade Superior
Versatilidade, precisão e desempenho excepcionais: centro de usinagem MMV 2000
A plataforma, em conjunto com outras opções diferentes e muito específicas, pode também proporcionar um sistema fantástico para soluções ideais na área de máquinas-ferramentas. O grupo EMCO está a implementando esse conceito no centro de usinagem MMV 2000 concebido para tarefas de usinagem que exigem alta precisão. O cliente pode especificar a versão adequada às suas necessidades de usinagem. Além de benefícios técnicos, as soluções referentes as máquinas apresentam também vantagens econômicas . Por conseguinte, estas soluções são importantes não só para as indústrias de moldes como ferramentarias e também usinadores bem como na indústria automobilística, aeroespacial, construtores de máquinas entre outros segmentos.
A estrutura fica totalmente sólida pois após as chapas serem soldadas elas são preenchidas com um material que absorve as vibrações denominado Hydropol , tornando o equipamento extremamente rígido e compacto da base da máquina. Desse modo, a coluna móvel do centro de usinagem garante uma usinagem rígida e estável para todas as operações desde desbastes pesados até acabamentos finos. As peças de trabalho podem pesar até 2.000 kg e ter tamanho de X2000 Y600 Z750 mm, com 34 kW de potência no eixo arvore , 135 Nm de torque e 10.000 rpm. O cliente pode selecionar um cabeçote com inclinação automática 4º eixo e uma mesa circular giratória que pode trabalhar tanto como torneamento como 5.º eixo para obter usinagens completas . As duas portas com grandes dimensões presentes na área de trabalho garantem facilidade de carga e descarga mesmo quando se utiliza uma grua. Com magazine de Ferramentas standard o centro de usinagem MMV 2000 possuem 30 posições para as ferramentas. É possível obter, como opção, um segundo tambor ou outros sistemas de troca de ferramentas. Como standard , o novo centro de usinagem possui componentes que permitem precisão e desempenho elevados. Os fusos esféricos são acoplados diretamente aos motores através de uniões sem folgas nos movimentos nos eixos X, Y e Z.
Por conseguinte, as taxas de aceleração axial até 4 m/s ² e as velocidades do movimento rápido até 50 m/min podem ser alcançadas de forma muito dinâmica e através de um funcionamento suave e silencioso.
Os eixos de rotação, B no cabeçote com inclinação automática e C na mesa de torneamento, são acionados por motores sem escovas “brushless”. É possível posicionar o cabeçote desde -100° até +100° e a mesa de torneamento até +/- 360° com uma velocidade até 100 rpm. O centro de usinagem consegue posicionar rapidamente o eixo B com uma velocidade de 50 rpm, necessitando consequentemente , de pouca energia para acionar o eixo C. Como alternativa, o cliente pode selecionar a mesa de torneamento com 630 mm de diâmetro que é integrada à superfície da mesa de trabalho (2400 x 750 mm) da máquina. A mesa de torneamento possui um acionamento até 800 rpm. Apesar de já existir uma régua digital de série e esta ser utilizada como um sistema de medição no eixo X, é também possível aplicar esta opção nos eixos Y e Z.
O compromisso do grupo EMCO relativamente ao "Fabricante Europeu" também se aplica obviamente ao MMV2000. As máquinas são totalmente concebidas e fabricadas na Europa central em cooperação com fabricantes europeus e de acordo com as mais rigorosas normas em termos de qualidade, produtividade e eficiência.