www.engenharia-brasil.com
SOURIAU – SUNBANK Connection Technologies

SOURIAU: Inovação de alta velocidade para aplicações ferroviárias

SOURIAU: Inovação de alta velocidade para aplicações ferroviárias
VGE1 Elio®: a fibra ótica chega à VGE1
Desenvolvido numa primeira fase para o setor aeroespacial, o contacto ELIO® da Souriau permite um excelente desempenho ótico nos ambientes mais exigentes com perdas de sinal reduzidas, mesmo quando sujeito a fortes choques ou vibrações. Integra agora a gama de produtos de conectores para a indústria ferroviária da Souriau: várias configurações exclusivamente óticas ou híbridas (elétricas e óticas) encontram-se agora disponíveis na gama VGE1.

Fazendo uso dos seus mais de 20 anos de experiência na tecnologia de fibra ótica aplicada à indústria ferroviária, as equipas I&D da Souriau incorporaram com êxito os contactos ELIO® na gama VGE1 de conectores adaptados à indústria ferroviária. O ELIO® é o contacto ótico de mais fácil utilização em ambientes exigentes: contacto hermafrodita, inserção do contacto no conector e extração do mesmo sem ferramentas, facilidade de limpeza, contacto selado ao cabo ótico sem união adicional.

A tecnologia de fibra ótica satisfaz na totalidade os requisitos de transmissão de dados para o equipamento ferroviário: velocidades de transmissão de dados progressivas, segurança e fiabilidade incrementadas, vida útil alargada e poupança de energia devido ao peso reduzido do equipamento. A fibra ótica pode comportar velocidades de transmissão de dados praticamente ilimitadas, garantir imunidade às interferências eletromagnéticas sem blindagem e evitar o risco potencial de descargas eletroestáticas. Os conectores são mais compactos do que os conectores elétricos padrão, proporcionando também um melhor desempenho.

Tendo por base os testemunhos de mais de uma década quanto à sua experiência de funcionamento no setor aeroespacial e a sua facilidade de utilização, o contacto Elio® possui todos os atributos necessários para fazer a diferença na indústria ferroviária, área onde a tecnologia ótica se encontra em rápida expansão: sensores, equipamentos de via e de sinalização ferroviária, sistemas de informação ao passageiro, redes gigabit Ethernet, etc. Ao optar hoje mesmo por uma transmissão de fibra ótica em vez do convencional sistema de cobre, garante que os requisitos cada vez mais exigentes relativamente à transmissão de dados estarão salvaguardados para os próximos 20 anos sem a necessidade de atualização da rede. A Souriau presta assistência a todos os seus clientes no campo da fibra ótica, independentemente de esta tecnologia ser-lhes ou não familiar.

SMS IP: o conector compacto de alta segurança para a indústria ferroviária
Os conectores em cobre não estão sós: A Souriau está a ampliar a sua gama de produtos para a indústria ferroviária através da sua nova gama SMS IP. Concebido em conformidade com a norma NF F 61-030, o SMS IP é um conector de elevado desempenho e alta segurança para equipamento interno. Obedece aos requisitos de proteção contra incêndios/fumos sendo o único conector no mercado a ter alcançado a classificação HL3/R23 de acordo com a mais recente norma CEN/TS 45-545. Suporta baixas temperaturas até aos 55 °C e pode ser utilizado com tensões até aos 500 V. Disponível em versões de 3, 6 e 12 pinos, o SMS IP foi distinguido pela Alstom, Bombardier e SNCF.

À semelhança dos outros conectores da Souriau para a indústria ferroviária, o SMS IP utiliza contactos AWG16 padrão.

As novas gamas VGE1 Elio e SMS IP serão apresentadas na feira Innotrans em Berlim de 18 a 21 de setembro de 2012, Pavilhão 12, Stand 313.
SOURIAU: Inovação de alta velocidade para aplicações ferroviárias

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP