www.engenharia-brasil.com
Keyence Brasil

XG-8000

Com essa nova série, a Keyence apresenta uma nova câmera de varredura por linha. Ao contrário do que acontece com os modelos existentes no mercado, sua programação é muito mais fácil.

XG-8000
Em algumas aplicações, uma câmera de varredura por linha pode trazer grandes vantagens. Como a imagem é gerada linha a linha seguindo uma única direção, é possível obter uma imagem muito maior (até 64 milhões de pixels) do que com uma câmera matricial. A precisão de controle é assim aumentada consideravelmente. Outra vantagem é o fato de ser possível iluminar uma única linha da peça e não toda uma zona, o que possibilita uma iluminação uniforme. Finalmente, pode ser revelada uma superfície cilíndrica para controle de serigrafia.

A série XG-8000 se instala facilmente. Está equipada com uma interface de fácil utilização, por isso, a compreensão e instalação da câmera de varredura por linha é facilitada. É possível verificar imediatamente a coerência do eixo ótico graças aos indicadores LED que mostram o nível de intensidade da luz recebida e sua nitidez.

A câmera estará pronta para a captura de imagens assim que for conectada e as condições de captura de imagem estejam estabelecidas (todos os parâmetros relacionados a captura de imagens estão localizados na Unidade de Captura de Imagens (Image Capture Unit) do programa XG). Depois, apenas é necessário estabelecer o tempo de exposição e ajustar a sensibilidade da câmera e, finalmente, corrigir a imagem usando a forma de onda de intensidade, gerada na tela da forma de onda, como referência.

Com a série XG-8000, as câmeras de varredura por linha e matriciais podem ser conectadas ao mesmo controlador, o que facilita a combinação de 2 tecnologias no mesmo projeto com um custo menor. Além disso, não vão ocorrer mais problemas de compatibilidade entre os diversos dispositivos originários de vários fabricantes.

A série XG-8000 oferece a câmera de varredura por linha mais pequena da indústria graças a um sensor CMOS compacto de elevada sensibilidade. Além disso, a distância mínima de trabalho foi reduzida para aproximadamente 1/5 em comparação com as distâncias praticadas com os sistemas convencionais. Essa câmera pode ser montada em locais que eram inacessíveis até agora.

A série XG-8000 existe em vários modelos com até 16 modelos de câmeras matriciais e 3 modelos de câmeras de varredura por linha. Está também disponível uma gama de iluminação por linha específica. Uma função possibilita a definição de uma luz intermitente automática para aumentar o ciclo de vida dos LED até 10 vezes, em comparação com uma luz contínua. Esse processo, embora conhecido, é pouco adotado devido a sua complexidade de implementação.

A série XG-8000 apresenta todas as vantagens dos sistemas de visão mecânica da Keyence, nomeadamente uma velocidade de processamento e uma precisão que vão além dos padrões do mercado. No modo de varredura por linha, a série XG-8000 oferece uma resolução de imagem até 8192 X 8192 (ou 4096 X 16384) pixels.
Os sistemas de visão mecânica da Keyence são também únicos porque dispõem de uma gama de ferramentas de processamento de imagem muito variada. São fáceis de usar e, ao mesmo tempo, asseguram estabilidade de deteção. Nossas câmeras de varredura por linha estão equipadas com funcionalidades pouco conhecidas até agora:

- Correção automática de variações de fundo para uniformizar uma iluminação não homogênea em uma peça cilíndrica ou para compensar as variações da intensidade da luz entre 2 imagens, de modo a alcançar um nível de iluminação constante

- Deteção de pontos para encontrar automaticamente pontos que satisfaçam os critérios específicados pelo usuário (superfície, forma, nível de intensidade, etc.). Esse algoritmo inovador é baseado nas diferenças locais de intensidade da luz ou da cor que o tornam insensível e robusto em relação às variações totais que poderão surgir em sua produção de imagens. Com a série XG-8000, é possível ter um enorme controle sobre peças cilíndricas e/ou de grandes dimensões.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP